A enxaqueca é um problema que afeta muitas pessoas. A dor intensa e latejante tem diversas causas e pode piorar por conta de alguns fatores, incluindo alimentação. Portanto, se você sofre com o incômodo, vale a pena ficar atento aos alimentos que causam crises e evitá-los o máximo possível. Além dos cuidados com a dieta, o recomendável é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia para se manter hidratado. Junto com a dor, também surgem outros sintomas como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e cheiros.
Conheça 5 alimentos que pioram as crises de enxaqueca e quais hábitos podem te ajudar a aliviar a dor.
Alimentos que pioram a enxaqueca
1. Carnes processadas
As carnes processadas como salame, salsicha, bacon, presunto, salsicha, linguiça, mortadela e peito de peru são alimentos que pioram muito as dores da enxaqueca. Isso acontece porque esses alimentos são fontes de nitratos e nitritos, compostos que dilatam os vasos sanguíneos e, consequentemente, pioram a dor.
2. Laticínios
Laticínios contêm tiramina, um composto vasodilatador que intensifica a dor de cabeça. Portanto, evite consumir leites e derivados durante os períodos de crise, especialmente os curados e processados, como queijos amarelos (parmesão, provolone, suíço, prato) cheddar, brie, leite e requeijão.
3. Chocolate
Chocolate é um dos alimentos que mais pioram a enxaqueca. O doce possui cafeína, uma substância com propriedades estimulantes que aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos. O chocolate também aumenta os níveis de feniletilamina, substância que libera neurotransmissores e altera o fluxo sanguíneo, intensificando a dor da enxaqueca.
4. Bebidas alcoólicas e café
Bebidas alcoólicas como cerveja e vinho não são boas opções para quem está com enxaqueca. O álcool dilata os vasos sanguíneos e tem propriedades neuroinflamatórias. Por isso, sentimos tanta dor de cabeça quando estamos de ressaca. O mesmo vale para as bebidas com cafeína, como café, chá-preto, chá mate e alguns refrigerantes.
5. Alimentos em conserva
Alimentos em conserva são aqueles comercializados prontos para o consumo e que ficam dentro de latas, vidros ou embalagens a vácuo. Eles não são bons para pessoas com crise de enxaqueca porque contêm histamina e tiramina, compostos que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro. Além disso, são adicionados diversos condimentos ricos em sódio ou açúcar para garantir a sua conservação, ou seja, mais um motivo para evitá-los.
Beber água alivia a dor da enxaqueca e outros sintomas
A falta de hidratação também piora a enxaqueca. Quando o corpo está desidratado, os vasos sanguíneos se contraem para tentar reter líquido. Como nosso cérebro é irrigado de sangue, a contração costuma causar dor local, além de tontura e náuseas. Para evitar que a dor se intensifique, a recomendação é beber água para se hidratar.
Alimentos que ajudam a aliviar dor de enxaqueca
Se por um lado temos alimentos que pioram a enxaqueca, também existem opções que ajudam a aliviar a dor. Dê preferência a alimentos com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes. Entre eles, podemos citar:
- Frutas frescas
- Vegetais
- Cereais integrais
- Carnes magras (frango, peixe)
- Ovos
- Leguminosas
Chás também são ótimas alternativas para aliviar a enxaqueca. Aposte em chás como de gengibre e de erva-cidreira, pois são relaxantes e têm ação anti-inflamatória.
Veja também:
Não jogue o caroço fora! Conheça os benefícios do chá de caroço de abacate e saiba como fazer
Alimentos para aliviar o estresse e a insônia: confira dicas
14 receitas de doces saudáveis para aliviar a TPM sem sair da dieta