Já não é uma novidade que os alimentos ultraprocessados são os grandes vilões de uma dieta saudável e equilibrada. Estudos apontam que esses produtos industrializados afetam o bom funcionamento do organismo e oferecem perigos à saúde devido aos excessos de açúcares, sódio, gorduras saturadas, conservantes e muitos outros componentes.
Mas não é apenas a saúde que é comprometida com maiores riscos de aumento do colesterol, desenvolvimento de diabetes e mais doenças. O envelhecimento da pele também é influenciado por uma alimentação pobre em nutrientes.
Embora o envelhecimento da pele faça parte de um ciclo natural, a aceleração desse processo é estimulada devido às escolhas erradas dos alimentos, relacionadas a fatores como exposição solar sem proteção.
Veja quais são os 5 principais alimentos que, além de prejudicar a qualidade de vida, colaboram para o envelhecimento precoce. Segundo o médico Saurabh Sethi, especialista em Gastroenterologia, com formação pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Stanford, esses alimentos devem ser evitados.
1 - Componentes dos refrigerantes danificam o colágeno
Ricos em açúcares, os refrigerantes ainda contam com adoçantes artificiais na composição. A quantidade exagerada de açúcar no organismo causa o processo de glicação, responsável por gerar danos ao colágeno e a elastina presentes na pele. O resultado é a formação de rugas precoces.
2 - Chocolate acelera o aspecto de envelhecimento da pele
Os tabletes de chocolates possuem cacau altamente processado, ou seja, grande parte dos componentes benéficos para a saúde, como os flavonoides (antioxidantes naturais), são perdidos.
E ainda tem a presença da gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade em casos de biscoitos nas receitas e açúcares. Todos esses ingredientes juntos aceleram bastante o aspecto envelhecido na pele.
Atenção: o mesmo ocorre com o chocolate 70%, que costuma ser escolhido como opção saudável. Opte por chocolates artesanais, que terão menos produtos químicos entre os ingredientes.
3 - Macarrão instantâneo estimula a desidratação da pele
O miojo, macarrão instantâneo que conquista muitos adeptos devido ao preparo rápido, contém níveis altos de sódio e variados aditivos artificiais. O hábito de consumir esse tipo de alimento gera a desidratação e o inchaço, resultando em uma aparência mais cansada da pele, a perda do viço.
4 - Batatas fritas colabora para a formação de vincos na pele
Assim como os refrigerantes, as batatas fritas industrializadas também possuem componentes associados à glicação. Esse processo acelera a formação precoce de vincos, dobras ou sulcos na pele. Alimentos fritos contêm grande quantidade de gorduras trans e óleos maléficos, passando bem longe dos benefícios do azeite de oliva.
E isso resulta na inflamação e consequentemente, o envelhecimento da pele. Essas gorduras aumentam a formação de radicais livres, que encurtam a vida e envelhecem a pele.
5 - Carnes processadas acentuam as rugas e marcas de expressão
Com relação às carnes processadas como salsichas, nuggets, almôndegas e hamburgueres, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que, em geral, elas não são boas para a saúde.
Dentre os componentes mais perigosos para a pele, estão os aditivos associados com inflamações e que podem danificar o colágeno, acentuando as rugas e marcas de expressão.
Veja mais:
Amigos da pele! Consuma esses alimentos para ter uma pele maravilhosa.
Esse alimento barato é ótimo para a qualidade da sua pele e traz vigor após cirurgias.