• Entrar
  • Cadastrar
Esse alimento barato é ótimo para a qualidade da sua pele e traz vigor após cirurgias

Conheça o alimento que contribui com o pós-operatório e auxilia no processo de cicatrização da pele.

A alimentação faz toda a diferença no processo de cicatrização da pele. (créditos: Shutterstock)  

Existem alguns alimentos que são grandes aliados da pele durante o processo de cicatrização. Um deles é o repolho. A hortaliça é rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no crescimento e reparação de mucosas e tecidos. Portanto, se você fez uma tatuagem ou está passando por um pós-operatório, o alimento pode te ajudar durante a recuperação. Além disso, o vegetal também combate o envelhecimento precoce e ajuda a deixar a pele mais hidratada e com um brilho natural. São tantos benefícios que você certamente não vai pensar duas vezes antes de incluir o repolho na sua dieta.

Entenda como o repolho contribui para o processo de cicatrização da pele.

Repolho combate a inflamação e facilita a cicatrização da pele

O repolho é uma poderosa fonte de vitaminas, K, A, C, E, aminoácidos e polifenóis. Esses nutrientes e compostos agem no organismo reduzindo os processos inflamatórios e facilitam a cicatrização da pele após sofrer algum tipo de dano, como corte, queimadura ou tatuagem.

O repolho também estimula a formação do colágeno, proteína que mantém a estrutura dos tecidos e auxilia na reparação dos tecidos. Já suas propriedades antioxidantes não apenas auxiliam no controle da resposta inflamatória, como ainda combatem os radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração celular.

Repolho é um aliado da saúde da pele e combate ao envelhecimento precoce

O consumo de repolho também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão. Isso porque suas propriedades antioxidantes e fitoquímicas minimizam a ação dos radicais livres na nossa pele, impedindo que essas moléculas destruam as fibras de colágeno.

Aliás, o repolho roxo ainda é rico em enxofre e iodo, duas substâncias que eliminam as toxinas que afetam a saúde da pele. Obviamente, o repolho sozinho não combate o envelhecimento precoce. Porém, junto com outros cuidados básicos, o vegetal potencializa a proteção contra os radicais livres e outros fatores que causam danos à nossa pele.

Como usar o repolho na culinária

O repolho é um alimento versátil que pode ser utilizado no preparo de diversos pratos. Você pode consumi-lo em saladas, suflês, sopas e até mesmo refogado no arroz. A verdura também cai bem como recheio de sanduíche, pastel e tortas.

Aqui no TudoGostoso você encontra diversas opções de receitas com repolho para incluir o ingrediente na sua alimentação.

Veja também:

Repolho causa gases? Veja como evitar esse problema aprendendo a prepará-lo do jeito certo
Diferenças entre o repolho roxo e repolho branco: veja quais são e aprenda receitas deliciosas com esse vegetal

Temas relacionados