• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da abobrinha: é isso que acontece se você comer meia xícara do vegetal por dia

Não faltam motivos para incluir a abobrinha na sua alimentação. Conheça os benefícios do vegetal e as melhores maneiras de consumi-lo. 

Abobrinha é rica em fibras, vitamina C e ainda ajuda a fortalecer os ossos. (créditos: Shutterstock)

A abobrinha é um alimento conhecido por seu alto valor nutritivo. Ele é fonte de diversas vitaminas e minerais importantes para o organismo, além de ser rica em fibras e água. Por isso, o seu consumo está associado a diversos benefícios para a saúde. Inclusive, um estudo demonstrou que ingerir meia xícara do vegetal por dia reduz os riscos de acidente vascular cerebral (AVC).

O melhor de tudo é que a abobrinha é muito versátil e combina com várias receitas, como saladas, ensopados, sopas e acompanhamento de carne e peixes. O vegetal também pode ser consumido cru, o que é ainda mais vantajoso pois é a maneira de ter um melhor aproveitamento dos seus nutrientes.

Conheça os benefícios da abobrinha e como incluir o vegetal na sua dieta.

Abobrinha: consumo do vegetal contribui para a saúde dos ossos, coração e visão

Regula o trânsito intestinal

A abobrinha é fonte de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. O vegetal também possui alto teor de água, o que ajuda a suavizar a consistência das fezes e facilita a evacuação. Por isso, seu consumo é indicado para pessoas com prisão de ventre e problemas digestivos.

Previne problemas cardiovasculares

A abobrinha contribui para a saúde cardíaca. O alimento contém pectina, uma fibra solúvel que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. O vegetal também é rico em potássio, um mineral que controla a pressão arterial e reduz os riscos de acidente vascular cerebral.

Controla a diabetes

As fibras da abobrinha também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o alimento também é considerado um bom aliado das pessoas com diabetes. Além disso, a abobrinha tem poucos carboidratos e baixo índice glicêmico, ou seja, seu consumo mantém a glicemia controlada por mais muito mais tempo.

Trata e previne a anemia

A abobrinha é rica em ferro, um mineral fundamental para a síntese da hemoglobina e saúde das células vermelhas. Assim, seu consumo auxilia no tratamento e prevenção da anemia.

Fortalece a imunidade

A abobrinha é fonte de vitamina C e caroteno, dois poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Um estudo realizado em animais também mostrou que o vegetal também inibe o crescimento de células cancerígenas.

Ajuda na saúde dos ossos e dentes

A abobrinha tem boa quantidade de ferro, mineral mais importante para a saúde dos ossos e dentes. Cada 100 g do vegetal oferece, aproximadamente, 20 mg de cálcio. O alimento também contribui para o fortalecimento do cabelo e unhas.

Melhora a visão

A abobrinha possui betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A após ser ingerido. A vitamina A, por sua vez, é um dos nutrientes mais importantes para a visão, pois combate a degeneração macular, um fator de risco para diversas doenças oculares, como a catarata. O alimento também é fonte de luteína e zeaxantina, duas antioxidantes que protegem a visão de problemas relacionados à idade.

Como consumir abobrinha

A abobrinha pode ser consumida crua, cozida, refogada, frita, assada ou gratinada. O vegetal tem um gosto suave que combina com saladas, sopas ou recheio de tortas e lasanhas. Outra maneira deliciosa de saborear o alimento é preparar chips de abobrinha, uma ótima opção de snack saudável.

Na hora de cozinhar a abobrinha, dê preferência ao preparo ao vapor, pois ele preserva melhor os nutrientes do alimento. Você também pode comer o vegetal cru para aproveitar ainda mais suas vitaminas, minerais e compostos bioativos.

Se você quiser explorar mais preparos feitos com o vegetal, aqui no TudoGostoso nós temos diversas opções de receitas com abobrinha. São vários pratos deliciosos para inovar o cardápio com muito sabor e saúde.

Veja também:

Essa salada marroquina com 4 ingredientes finalmente dará sabor às suas abobrinhas!
Receita de caponata de abobrinha fácil é o aperitivo perfeito para você sair da rotina

Temas relacionados