• Entrar
  • Cadastrar
É melhor cozinhar no vapor? Descubra as vantagens desse método de cozimento

 


Cozinhar ao vapor é uma maneira prática e saudável de preparar as refeições do dia-a-dia. 

Conheça os benefícios de cozinhar a vapor e como esse método de preparo contribui para a saúde 

Cozinhar a vapor é um método de preparo simples que oferece diversos benefícios para a saúde. Esse tipo de cozimento preserva boa parte do valor nutricional dos alimentos, pois evita que eles tenham contato com a água durante o processo. Outra vantagem da técnica é que ela não utiliza óleo ou gordura na preparação, deixando a comida menos calórica e mais saborosa. O melhor de tudo é que a maioria dos alimentos que consumimos no dia-a-dia podem ser cozidos no vapor, desde legumes, verduras, até carnes e peixes. Uma ótima escolha para quem deseja aliar praticidade com alimentação saudável.

Conheça os benefícios de cozinhar a vapor e como preparar os alimentos.

Benefícios dos alimentos cozidos ao vapor

Preserva as vitaminas e nutrientes dos alimentos: no cozimento a vapor, os alimentos não entram em contato com a água. Isso ajuda a preservar boa parte dos minerais e vitaminas das comidas, já que muitos nutrientes são sensíveis a altas temperaturas e solúveis em água.

Regula o trânsito intestinal: o preparo ao vapor mantém as fibras dos alimentos e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e da flora intestinal. Por esse motivo, cozinhar a vapor é uma boa opção para quem tem problemas como prisão de ventre e retenção de líquido.

Diminui o valor calórico dos alimentos: por não precisarem do uso óleo durante o preparo, os alimentos cozidos a vapor são bem menos calóricos. A técnica, inclusive, costuma ser indicada para tratamento de diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Deixa os alimentos mais saborosos: alimentos cozidos na água perdem um pouco do seu sabor, além de sofrerem alterações na cor e textura. Com o cozimento a vapor isso não acontece. A comida fica ainda mais gostosa e suculenta.

Como cozinhar a vapor

Existem diversos modelos de panelas para cozinhar no vapor. Todas elas vêm com duas bases: uma onde vai água e outra por cima cheia de furinhos. Entretanto, esse tipo de cozimento também pode ser feito em panelas comuns. Você só precisa de uma peneira ou um escorredor de macarrão. Esses objetos funcionam como a segunda base da panela a vapor, ou seja, evitam que os alimentos entrem em contato direto com a água.

Para cozinhar os alimentos a vapor, coloque de 3 cm a 5 cm de água em uma panela bem larga. Leve ao fogo e quando a água estiver quente, quase fervendo, coloque os alimentos na peneira ou escorredor de macarrão, encaixe na panela maior e tampe.

Além de evitar que os alimentos tenham contato com a água, outro grande cuidado de cozinhar a vapor é não deixar a panela no fogo alto. O calor retira parte das vitaminas e minerais, logo, quanto mais alta for a temperatura usada no preparo, maiores serão as perdas nutricionais da comida.

Outra recomendação é não exagerar no corte legumes e verduras e, caso seja possível, evite descascá-los. Cortar os alimentos retira parte dos seus nutrientes e fibras, portanto, dê preferência por cozinhá-los inteiros.

Veja também:

Legumes no forno sem erro! Dicas para fazer esse acompanhamento superprático e delicioso

Para que serve cada utensílio de cozinha? Saiba quais são os principais para cozinhar e suas funções

Água de cozimento: como reutilizar

Temas relacionados