Não dá para negar que o óleo de cozinha é indispensável no preparo de diversas receitas. Nos mercados, encontramos diferentes tipos de óleo, mas é bem difícil saber qual escolher. O TudoGostoso fez uma lista para te mostrar como escolher o tipo certo de óleo de cozinha para cada preparo. Confira!
Garrafa de óleo de cozinha
Tipos de óleo de cozinha
Óleo de soja
O óleo de soja é um dos mais utilizados no Brasil. Por suportar temperaturas altas, ele é perfeito para frituras. Além disso, ele possui sabor suave, o que faz com que ele também possa ser usado em receitas doces como panqueca americana.
Óleo de girassol
Dentro de uma dieta equilibrada, o óleo de girassol ajuda a diminuir os índices do mau colesterol e dos triglicerídeos. Ele pode ser usado no preparo de receitas como maionese, e para temperar saladas ou pratos que já estejam prontos.
Óleo de soja
Óleo de canola
A canola não existe na natureza: o nome é uma abreviação de canadian oil low acid (“óleo canadense de baixa acidez”). Ou seja, o óleo de colza é chamado de canola apenas por motivos comerciais. Assim como o óleo de soja, o óleo de canola também é bom para preparar frituras graças ao seu ponto de fumaça, que é de 230º C, ou seja: ele suporta altas temperaturas.
Óleo de dendê
O óleo de dendê (também chamado de azeite de dendê) é um tipo de óleo bem específico que tem sabor acentuado. Portanto, ele não pode ser usado em qualquer receita. É com ele que fritamos o delicioso acarajé. Se você quiser dar um sabor extra as suas receitas, pode usá-lo para refogar ou até mesmo fritar, já que seu ponto de fumaça é 230º C.
Óleo de canola