• Entrar
  • Cadastrar
Carne moída sequinha ou molhadinha? Veja truques para cada tipo de preparo
Com as dicas do TudoGostoso, você vai sempre fazer a carne moída perfeita, seja soltinha ou molhadinha!

A carne moída é um dos alimentos que já virou rotina na vida dos brasileiros, principalmente por ser um ingrediente versátil e fácil de preparar. É possível usar a carne moída para fazer as mais diversas receitas, desde hambúrgueres à molhos. Mas apesar de ser tão comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas em como fazer a carne moída perfeita para cada tipo de preparo. Para te ajudar, o TudoGostoso vai ensinar as dicas para fazer carne moída molhadinha e truques para fazer a carne moída sequinha e soltinha. Veja a seguir!

dicas de como fazer carne moída sequinha, carne moída soltinha e carne moída molhadinha Aprenda a fazer dois tipos de carne moída: sequinha e molhadinha!

Como é feita a carne moída?

A carne moída, como o próprio nome já indica, é quando um pedaço de carne passa por um moedor para ser triturado. Mas para que esse procedimento ocorra, a carne precisa ser cortada e refrigerada antes de ser moída; cortada porque os moedores não suportam pedaços inteiros de carne, e refrigerada para que as gorduras não derretam e nem a carne se desfaça.

Qual a carne mais saborosa para moer?

A carne moída favorita das pessoas é o patinho, saboroso, com poucas gorduras e que mantém uma coloração vermelho vivo mesmo após a moedura. Contudo, é importante entender que praticamente todas as carnes podem ser moídas, e a peça utilizada vai depender da receita que você for preparar.

Por exemplo, caso sua intenção seja usar a carne moída para fazer um escondidinho, molho à bolonhesa ou rechear uma panqueca, as mais indicadas são patinho, coxão duro, coxão mole e lagarto, cortes de carne vermelha muito saborosos e não tão gordurosos.

Mas se a sua intenção for usar a carne moída para fazer almôndegas ou hambúrgueres caseiros, o papo já é outro. Para garantir que esses preparos fiquem bem estruturados, a carne precisa ser equilibrada, ou seja, precisa conter um pouco de gordura. Nesses casos, o acém é uma ótima carne, e pode ser misturado com os outros cortes.

Tem que lavar a carne moída antes de cozinhar?

Nunca lave nenhuma carne! Nós já explicamos por que você nunca deve lavar o frango, e o mesmo motivo funciona para a carne bovina, suína e até peixes. Quando lavamos as carnes, a água espirra por toda a pia e pode espalhar as bactérias e micro-organismos pela bancada, utensílios e até outros alimentos.

dicas de como fazer carne moída sequinha, carne moída soltinha e carne moída molhadinha A carne moída sequinha é a favorita para usar com recheio de pastéis e panquecas

Como fazer para a carne moída não empelotar?

Um dos problemas que as pessoas mais enfrentam no preparo da carne moída, seja mais soltinha ou com mais molho, é quando ela empelota e fica toda grudada. Para que isso não aconteça, é importante mexer bem com ajuda de uma colher de pau ou espátula assim que você colocar a carne moída na panela para cozinhar. Quando ela começar a formar o caldo e já não estiver mais vermelha, pode parar de mexer. Nesse momento é quando você entra com os temperos, e dá aquela leve mexida para que eles incorporem uniformemente. Por fim, é só tampar e deixar cozinhar por mais alguns minutos para garantir que a carne estará bem cozida.

Como tirar a gordura da carne moída cozida?

Você escolheu uma carne moída mais gordurosa porque o preço estava mais em conta e quando ficou pronta percebeu que soltou mais gordura do que você imaginava? Calma que a gente tem a solução! Escorra a carne moída com ajuda de uma peneira para remover todo o excesso de gordura. Se ainda assim a carne moída estiver gordurosa, você pode lavá-la em água corrente. Mas só depois de cozida, viu? Em seguida, volte com a carne para a panela, experimente e acerte os temperos. Se quiser, pode adicionar o molho de tomate nessa etapa.

Dicas para fazer carne moída sequinha

Com o truque anterior para remover o caldo e a gordura excessiva da carne moída, você já consegue que ela fique mais sequinha. No entanto, caso você não queira fazer isso, uma dica é colocar uma fatia de pão amanhecido por cima da carne moída porque ele irá sugar o líquido e a gordura. Outra dica importante é não adicionar água na hora que estiver preparando a carne moída, e não tampar a panela, para que o líquido que solta da carne possa evaporar. A carne moída mais sequinha é ideal para rechear pastel, panqueca e salgados em geral.

Truques para fazer carne moída molhadinha

Nada de carne moída sequinha, o que você quer mesmo é aquela carne moída suculenta com bastante molho para rechear o escondidinho, a lasanha ou até mesmo servir com polenta. Para isso, você precisa cozinhar a carne moída em fogo médio para baixo, para que os sucos da carne não evaporem tão rapidamente. Também é importante manter a panela tampada a maior parte de tempo. Quando a carne moída já estiver marrom, pode entrar com os temperos e o molho de tomate, que é indispensável para uma carne moída molhadinha. Caso a água da carne tenha secado, acrescente um pouco mais para diluir o molho e não ficar muito grosso. Viu como é fácil?

https://www.youtube.com/watch?v=oZSntBzizas

Veja mais:

Receitas de bolo de carne moída: 35 formas de fazer essa delícia

Temas relacionados