Quando pensamos em mostarda, a primeira coisa que vem à mente é aquele tubo amarelo de molho que compramos nos supermercados, não é? Embora essa versão seja muito popular, sobretudo em sanduíches como hambúrguer e cachorro-quente, vale destacar que, na verdade, a mostarda é uma planta com folhas e sementes cheias de nutrientes benéficos para o organismo.
A planta da mostarda é milenar e bastante rica em variedades, já que existem dezenas de tipos diferentes. Quando o assunto são os molhos, dá para citar algumas opções, como a mostarda amarela, a escura e a dijon — típica versão francesa. Você já provou todas elas? Sabe como usar no dia a dia? Continue com a gente e conheça os principais tipos de mostarda, as vantagens para a saúde e receitas do TudoGostoso!
Mostarda dijon e mostarda amarela são tipos bastante populares
Quais os benefícios da mostarda?
A mostarda é uma planta nutritiva, com todas as suas partes comestíveis, tanto a folha, como as sementes. É interessante incluí-la na sua rotina alimentar porque é rica em antioxidantes e ajuda a inativar os radicais livres, melhorando o funcionamento do nosso corpo no geral, prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a prevenir doenças.
Além disso, a mostarda melhora os índices de açúcar no sangue e ajuda a controlar a glicemia, o que a torna uma opção interessante para diabéticos ou pré-diabéticos. Outro ponto positivo da mostarda é que está diretamente relacionada com a boa saúde da pele: ajuda no controle da psoríase, uma doença inflamatória da derme, e auxilia na prevenção de dermatites de contato.
E tem mais: a mostarda é rica em fibras, selênio, manganês e magnésio, nutrientes importantes para o organismo em diversos aspectos. Vale destacar que todos os benefícios citados se referem à planta mostarda, ou seja, folhas e sementes, e não aos molhos industrializados.
Os tipos mais comuns de mostarda
Semente de mostarda é rica em antioxidantes e pode ser usada como tempero
Existem diferentes tipos de mostarda, folhas e sementes com características distintas. Isso faz com que variem na cor e, principalmente, na picancia e sabor. Se tiver oportunidade, vale a pena experimentar os diferentes tipos, mas abaixo listamos os mais populares. Veja quais são:
Mostarda em semente
Como dissemos, ela é uma das versões mais saudáveis porque conta com todos os benefícios que citamos acima, principalmente as propriedades antioxidantes. Os grãos de mostarda podem ser comidos cozidos e crus e, normalmente, são usados para marinadas, temperos e molhos.
Uma das formas de preparo é triturar as sementes usando um pilão até obter um pó. Então é só usá-lo para temperar frango, peixe, fazer molho de carne ou molho para salada, por exemplo. Fica uma delícia!
Nossa sugestão de receita é esse molho para linguiças com mostarda em semente. Na verdade, funciona bem com diversos tipos de carne além da linguiça. Leva, ainda, alho, sal, pimenta do reino, creme de leite, mostarda amarela, limão e salsinha. Experimente!
Folha de mostarda
Embora um pouco menos rica em nutrientes do que as sementes, as folhas também contam com os inúmeros benefícios relacionados à saúde. Para incluí-la nas refeições, dá para consumir como se fosse qualquer outra folha como a couve, por exemplo. Dá para comer a folha de mostarda crua, refogada ou em receitas, como é o caso dessa farofa de mostarda, excelente para sair do óbvio e experimentar um complemento diferente.
Molho de mostarda amarela
A mostarda amarela é a mais conhecida e é figurinha carimbada nos fast foods. Seu sabor é um dos mais suaves e combina muito bem com sanduíches, carnes e molhos. Um estrogonofe com um toque de mostarda tem todo um sabor especial, não é?
Aliás, a cor amarelada da mostarda de bisnaga não vem da própria mostarda, mas sim da cúrcuma que é adicionada nesse tipo de molho. Também costuma levar vinagre e sal. A mostarda amarela também é usada para fazer o tradicional molho de mostarda e mel. Aliás, vale a pena experimentar essa sobrecoxa assada feita com esses ingredientes.
Molho de mostarda escura
A mostarda escura tem um sabor bem característico, mais pronunciado e marcante. É muito usada na gastronomia alemã, principalmente com linguiças e salsichas. Sua cor escura vem dos grãos de mostarda preta, originária da índia. Além dos grãos, o molho também costuma levar curry, vinagre, raiz forte e outros temperos.
Apesar de ser muito usada com carnes, também funciona para saladas. A chave está em ser criativo e experimentar. A recomendação do TudoGostoso é essa receita de maminha ao forno recheada com coração de galinha. Bem diferente, não é?
Caso queira provar uma receita mais típica, o cachorro-quente alemão é uma boa pedida. Leva mostarda escura, chucrute, salsichas vermelhas e outros condimentos. Veja a lista completa de ingredientes!
Molho de mostarda dijon
Provavelmente você já ouviu falar da mostarda dijon, a mostarda francesa mais famosa do mundo, criada na cidade de Dijon, dando nome ao condimento. Ela é bastante picante e tem um sabor característico de vinho branco. Pode ser usada pura ou em receitas, como molhos e até como ingrediente para dar mais consistência e sabor para algumas maioneses.
Se você quiser experimentar em casa, nossa dica é preparar um belo filé mignon com molho de mostarda dijon, uma refeição muito especial para datas importantes. Também dá para fazer um delicioso molho de salada, que leva azeite, mel, limão, mostarda amarela, chimichurri e sal. Parece incrível, não acha?
Veja mais:
Como fazer maionese temperada: aprenda versões com alho, mostarda e mais
Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
Temperos naturais para substituir os industrializados