• Entrar
  • Cadastrar
Carne assada perfeita: dicas infalíveis para ter um prato de restaurante em casa
Chega de sofrer! Com as dicas do TudoGostoso você vai conseguir fazer uma carne assada perfeita de dar inveja!

A carne assada é um dos pratos mais populares no mundo inteiro e pode ser feita de muitas maneiras diferentes. No entanto, é preciso alguns conhecimentos técnicos para ter um prato de qualidade. Se você nunca preparou carne assada antes ou nunca conseguiu deixá-la do jeito que queria, você veio ao lugar certo! Hoje o TudoGostoso vai ensinar as dicas valiosas de como fazer uma carne assada perfeita: suculenta, macia e saborosa. Confira!

dicas de como fazer carne assada perfeita de restaurante Uma carne assada perfeita precisa de técnica que você vai descobrir aqui no TudoGostoso!

Dicas infalíveis para a carne assada perfeita

Você não aguenta mais fazer uma carne assada seca e sem graça? Vem que o TudoGostoso vai te dar as dicas de ouro para ter uma carne assada perfeita em casa com facilidade!

A melhor peça para carne assada

Antes de começarmos, é importante deixarmos claro que nem sempre a carne assada vai ser o melhor prato para você caso você more sozinho ou sua família seja muito pequena. Segue a explicação: diferente da carne grelhada, a carne assada fica melhor se for feita com a peça inteira, porque não corre o risco de queimar ou ficar muito ressecada.

O problema é que as peças inteiras costumam ser muito grandes e vão acabar sobrando, e vamos combinar que nem todo mundo gosta de comer carne requentada. Por isso, se o seu núcleo familiar tiver até três pessoas, dê preferência ao preparo de carnes na grelha ou na frigideira!

Agora, vamos ao que interessa: qual a melhor peça para fazer carne assada? Isso vai depender muito do gosto de cada um. Se você prefere uma carne mais magra, as melhores opções são maminha e lagarto: dois cortes saborosos muito utilizados para fazer carne assada. Caso você esteja disposto a gastar um pouco (muito) mais, também tem o filé mignon. Se você preferir carnes mais suculentas, cortes como alcatra, contrafilé e picanha.

Carne assada com gordura ou sem gordura?

Para qualquer tipo de preparo com carne vermelha, principalmente aqueles de cocção lenta, deve ser mantido um pouco de gordura na peça para garantir que ela ficará macia e que não irá ressecar. Caso o corte que você escolher possua uma muita gordura, você pode limpar para remover o excesso.

O poder da marinada da carne assada

Diferentemente da carne de porco e da carne de aves, a carne bovina não precisa ser temperada muito antes e também não precisa, necessariamente, de uma marinada. Alguns chef até defendem que a marinada e o excesso de tempero ofusca o sabor da própria carne, enquanto outros acreditam que uma marinada bem feita ajuda a elevar o sabor natural da proteína.

Além disso, as marinadas ajudam a amaciar a carne se o corte utilizado não for de primeira ou for um corte mais duro. Nesse caso, você pode usar cerveja ou vinho, que garantem um sabor espetacular, ou suco de abacaxi caso tenha crianças.

Só não esqueça que você pode deixar a carne marinando por um tempo bem mais curto do que outras proteínas. Cerca de 2h a 4h já é o suficiente para uma carne assada.

Aqui no TudoGostoso você encontra diversas receitas como carne assada ao molho de cerveja preta, carne assada ao molho de cebolas e carne assada ao molho madeira.

dicas de como fazer carne assada perfeita de restaurante Para acertar no ponto da carne você precisa saber os truques do TudoGostoso

E o recheio da carne assada?

Se você é do time carne assada recheada, aqui vão algumas dicas para você. Deixe para usar linguiça ou bacon para rechear carnes mais magras, porque esses ingredientes irão ajudar a deixá-la mais suculenta. Se o corte usado for mais gordo, prefira rechear com farofas, que irão absorver um pouco dessa gordura. Usar farofa para cortes magros ou embutidos para cortes gordos pode estragar o seu prato: no primeiro caso, a carne assada ficará seca demais, e no segundo ficará gordurosa demais. Equilíbrio é tudo!

Carne assada primeiro vai ao fogo e só depois vai ao forno

A gente sabe que o que você quer mesmo é praticidade, e que simplesmente levar a carne para assar é bem mais fácil. Porém, se você quer garantir um prato de restaurante e uma carne assada suculenta, preste atenção nessa dica: sele a carne antes de ir ao forno. Isso significa dourá-la de todos os lados em uma panela com o fogo bem alto. Depois, leve para assar coberta com papel-alumínio, lembrando que é o lado brilhoso que fica em contato com a comida.

Esse processo de selar a carne antes de assar é importante porque, quando aquela crosta se forma, ela impede que os sucos da carne saiam, o que contribui para uma receita mais suculenta. Além disso, isso permite que você não tenha uma carne esbranquiçada.

Espetar a carne assada nem pensar

Um dos principais erros que as pessoas cometem com qualquer preparo com carne é espetá-la. Nada de espetar! Isso faz com que os sucos vazem, e, como a gente disse anteriormente, quando isso acontece a carne fica mais seca. Por isso, o ideal é sempre usar uma pinça de carne ou pegador. Essa dica vale tanto para a carne assada no forno quanto para a carne assada na frigideira ou na churrasqueira.

Uma curiosidade é que as carnes no espeto que normalmente encontramos em churrascarias espetam a carne ainda crua. Depois que ela é levada para assar, ninguém fica espetando a carne de novo, não, viu?

Tempo de forno da carne assada

O tempo de forno da carne assada depende de muitas questões: depende da temperatura interna do seu forno, do seu ponto preferido e do tipo de corte utilizado. O ideal é que você confira de 15 e 15 minutos, e para isso não tem jeito, vai ter que colocar a mão na carne. Quanto mais macia estiver, mais crua está. Portanto, se você quer uma carne ao ponto, não deixe a carne ficar muito dura. Para carnes com osso, o ponto estará perfeito quando ela desgrudar facilmente dele. De maneira geral, o tempo de forno pode demorar entre 15 a 30 minutos a 180º C se você tiver selado a peça.

Quem tiver um termômetro para carne em casa vai facilitar muito: se você quer carne malpassada, o ideal é 60º C; já para a carne ao ponto a temperatura precisa ser de 70º C, e para carne bem-passada é 75º C. Lembrando que é preciso espetar o termômetro na parte mais grossa da carne e, se ela tiver osso, cuidado para não o tocar!

Carne assada na panela de pressão?

Muita gente prepara a carne assada na panela de pressão para ganhar tempo e economizar gás. Nesses casos, aposte no tempo e temperatura indicados no modo de preparo. Todas as dicas anteriores ainda são válidas para esse tipo de preparo, tá bem?

Agora que você já tem todas as dicas do TudoGostoso, preparar uma carne assada perfeita digna de restaurante vai ser muito mais fácil!

dicas de como fazer carne assada perfeita de restaurante Com as nossas dicas você vai conseguir fazer uma carne assada deliciosa

Temas relacionados