O molho pesto é um dos molhos italianos mais fáceis de fazer, ficando pronto em apenas poucos minutos, sem precisar nem cozinhar. Ele é perfeito para quem deseja uma refeição super-rápida mas muito saborosa. Apesar de simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao preparo, e é por isso que o TudoGostoso preparou um guia de como fazer molho pesto perfeito, ensinando todas as dicas para que ele não escureça, não amargue e dure muito! Confira a seguir.
Veja todas as dicas do TudoGostoso para fazer um molho pesto de chef com facilidade!
Como fazer o molho pesto perfeito
O molho pesto, assim como a maioria dos molhos italianos, é mais usado em massas como lasanha, macarrão, nhoques e pizzas, mas ele também pode ser usado para temperar carnes e saladas. Muito fácil e simples de fazer, ele usa apenas alguns ingredientes básicos e não precisa nem ir ao fogo para ficar pronto. Veja a receita do molho pesto a seguir.
Os ingredientes do molho pesto
Os ingredientes base do molho pesto são azeite, alho, queijo ralado, manjericão fresco, nozes ou pinoli, e temperos simples como pimenta-do-reino e sal. As quantidades variam de acordo com a quantidade de massa ou salada. Para 4 a 6 pratos, a quantidade de ingredientes é: 1 e 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva, de preferência extra-virgem, 2 xícaras (chá) de manjericão fresco, 100 g de queijo ralado, 2 a 3 dentes de alho, 4 a 6 nozes. Sal e pimenta são a gosto!
O modo de preparo do molho pesto
A maneira clássica de fazer o molho pesto é usando um pilão de madeira, amassando e triturando bem todos os ingredientes, com calma e paciência. Além de garantir que todos eles liberão seus óleos naturais, perfumando e saborizando o azeite, esse processo impede que o molho pesto fique escuro mais rápido.
Porém, a gente sabe que nem todo mundo terá um pilão em casa, então tudo bem usar seu processador ou liquidificador. O ideal é dar preferência para o batedor de plástico que alguns multiprocessadores possuem. Novamente, a gente sabe que pode ser que você não tenha esse tipo em casa; nesse caso, deixe a lâmina e o copo do seu liquidificador ou processador no congelador por 1 hora. O resfriamento ajuda a manter a temperatura do molho e impede que ele fique escuro. No final, é só bater todos os ingredientes que estará pronto o seu molho pesto.
É possível fazer molho pesto de outros sabores?
Sem dúvidas! Você pode substituir o manjericão por praticamente qualquer folha, como espinafre, orégano fresco, hortelã e brócolis. Outros sabores muito usados são de tomate seco e azeitonas. Você também pode fazer misturas de ingredientes. Use a criatividade e experimente novos sabores para decidir qual você mais gosta!
O molho pesto combina com o quê?
O molho pesto combina com massas, saladas e até para acompanhar carnes, exercendo uma função bem parecida com o molho chimichurri argentino. Nas massas, ele pode ser acompanhado de outros ingredientes cozidos separadamente, como bacon e linguiças.
Além disso tudo, um pouquinho de molho pesto pode ser usado para refogar outros alimentos como frangos e porcos. Fica uma delícia!
Como fazer para tirar o amargo do molho pesto?
Existem alguns motivos para o molho pesto amargar, e nós vamos explicar direitinho o que você deve fazer para que isso não acontece.
Alho
O alho é um dos ingredientes que podem amargar o molho, principalmente se ele tiver sido comprado há um tempo. Se esse for o caso, o ideal é cortar o alho ao meio no sentido do comprimento e remover o miolo. Esse miolinho pode acabar amargando não só o molho pesto como qualquer prato.
Temperatura
Quando usamos processadores ou liquidificador, a lâmina tende a aquecer durante o uso, o que também causa o aquecimento dos ingredientes. No caso do molho pesto, o aquecimento do manjericão faz com que ele amargue, por isso indicamos usar o batedor de plástico ou deixá-los no congelador antes de usar. Outra dica é triturar o manjericão aos poucos, para não aquecer.
Armazenamento
Para guardar o molho pesto, é essencial que o frasco esteja bem vedado, para que ele não oxide e fique escuro e amargo. Os melhores frascos são os de vidro, e você pode reutilizar potes de geleias. Só não esqueça de higienizá-los adequadamente antes do uso.
Quanto tempo dura o molho pesto na geladeira?
O molho pesto dura até 10 dias na geladeira se estiver armazenado corretamente. Ele também pode ser congelado, e dura até 4 meses. Por isso, caso você queira fazer uma grande quantidade para ter esse molho sempre pronto, pode fazer tranquilamente.