Se um bom azeite é capaz de deixar qualquer prato mais gostoso, imagine um azeite aromatizado com ervas e especiarias? Essa é uma forma simples de transformar o item do dia a dia em uma verdadeira explosão de aromas e sabores que pode elevar o nível de qualquer pão, massa ou carne.
Ficou curioso para provar? Saiba que preparar azeite aromatizado é bem simples e, além de dar autonomia para escolher suas combinações e especiarias favoritas, também sai bem mais em conta do que já comprar um temperado no supermercado. Para a receita dar certo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para evitar contaminações e para aproveitar ao máximo o sabor dos temperos. Veja quais são e aproveite!
Como fazer azeite aromatizado em casa?
Se você já viu um azeite aromatizado com ervas e temperos, pode ter achado que bastava incluir esses condimentos no vidro do óleo que estava pronto, mas não é bem assim. Veja o passo a passo para preparar azeite aromatizado do jeito certo:
Escolha um recipiente de vidro
Antes de começar a receita, já tenha em mente em qual recipiente vai guardar o seu azeite aromatizado. A recomendação é escolher uma garrafa de vidro. Você pode comprar uma embalagem específica para azeite, que já vem com dosador, por exemplo, ou pode reaproveitar um recipiente.
Uma ideia legal é usar a própria garrafa de azeite ou, para uma versão mais bonita, a garrafa de leite de coco de vidro transparente. Para vedar, dá para usar uma rolha de vinho. Assim, você terá uma bela embalagem de azeite aromatizado sem gastar nada.
Selecione as ervas estrategicamente
Para fazer um azeite aromatizado é bacana escolher ervas bem aromáticas, claro. Mas há algumas opções mais adequadas do que outras. Para evitar contaminações por fungos, dê preferência para usar ervas secas ou com baixo acúmulo de água, como alecrim e tomilho. Evite, por exemplo, manjericão e salsinha.
Se precisar, você também pode desidratar as ervas em casa, de um jeito muito simples usando o micro-ondas. Basta colocar os ramos entre duas folhas de papel toalha sobre um prato e aquecer aos poucos. Normalmente dois minutos é o suficiente, mas é importante ficar de olho para não queimar. O ponto ideal é quando a erva estiver completamente seca e quebradiça. Se necessário, repita o processo mais vezes até chegar nesse ponto.
Escolha um azeite de qualidade
A base do azeite aromatizado é um bom azeite de oliva, de preferência extra virgem. Note, no entanto, que um bom vinho não necessariamente é o mais caro do supermercado. Vale a pena experimentar algumas opções para encontrar o que tem sabor e aroma que mais agradam.
Aqueça o azeite
Chegou a hora de preparar o azeite aromatizado! Cheque a capacidade da sua garrafa para separar a quantidade certa de azeite, deixando um pouco de espaço para os temperos, algo em torno de 300 ml costuma ser uma boa quantidade. Higienize muito bem o recipiente.
Em seguida, é hora de aquecer o azeite. A temperatura mais alta vai ajudar as ervas e condimentos a liberarem seus óleos, sabores e aromas com mais facilidade. E não se preocupe, não faz mal esquentar o azeite. O líquido suporta com segurança até 175° C.
Só é importante tomar cuidado para não ferver. Tudo o que queremos é esquentar levemente o azeite para que chegue a temperatura de mais ou menos 40° C. Se você tiver um termômetro culinário, vale a pena usar. Mas se não tiver, apenas use o fogo baixo do fogão por cerca de dois ou três minutos.
Selecione os ingredientes do vidro
Enquanto o azeite esquenta, monte o vidro de azeite da maneira que preferir, combinando ervas e temperos. Apenas coloque os condimentos dentro do vidro ainda vazio. Use a imaginação, é possível utilizar diversostipos de pimenta, louro, alecrim, alho, tomilho, cominho, orégano e até cascas de frutas, como de limão e laranja. Apenas tenha cuidado para remover toda a parte branca de dentro, usando só a parte mais externa para não amargar a receita.
Pote de vidro montado, azeite quente, basta preencher a garrafa com o líquido com a ajuda de um funil. Antes de fechar, espere esfriar totalmente para preservar a qualidade da receita.
Deixe a mistura apurar
Se achou que já estava pronto, é importante segurar a ansiedade por mais um tempo: o azeite aromatizado precisa ficar apurando por pelo menos sete dias para ficar impregnado com os sabores e odores dos temperos. Deixe descansando dentro do armário ou em outro lugar escuro e longe de fontes de calor.
Cuidado com a conservação
Em média, o azeite aromatizado dura 30 dias e pode ser usado com tranquilidade durante esse período, mas é importante tomar alguns cuidados. As ervas mais longas, como o alecrim, devem ficar abaixo do nível do azeite. Se não estiverem submerso no líquido, as ervas podem mofar e estragar toda a preparação Se preferir, depois de apurar você também pode coar as ervas e temperos e usar só o azeite para evitar esse problema. Além disso, procure guardar a embalagem em locais escuros.
Receitas que combinam com azeite aromatizado
A foccacia leva azeite tanto na massa, quanto na hora de servir
O azeite aromatizado é versátil e pode ser usado nos pratos da sua preferência, inclusive para cozinhar no dia a dia. Mas para te inspirar, reunimos algumas receitas que têm tudo a ver com azeite e vão ficar maravilhosas com um toque de tempero especial.
Tanto atum, quanto feijão fradinho combinam muito bem com azeite. E se for uma versão temperada, melhor ainda, né?
Aperitivo simples e elegante que até quem não tem experiência na cozinha vai poder preparar para os amigos e a família. Vale a pena provar!
Você gosta de mandioquinha? Com sabor único, essa sopa tem um aroma irresistível e vai ficar ainda melhor com um toque de azeite aromatizado.
Você não precisa de carne para fazer um prato delicioso e requintado e esse risoto de palmito é a prova disso. É claro que o azeite especial vai deixar ele ainda mais incrível.
Já provou foccacia? É um pão rústico italiano de longa fermentação que tem o azeite como protagonista, já que a massa é regada com ele para trazer todo seu sabor delicioso. Já deu para perceber que a versão aromatizada tem tudo a ver com essa receita, não é?
Você prefere ketchup ou azeite na pizza? Se gosta mais de azeite, essa é a oportunidade perfeita de experimentar o azeite aromatizado. E para deixar a vida ainda mais prática, a pizza é feita na frigideira em apenas 10 minutos!
Receita portuguesa, mas que conquista o coração dos brasileiros e é praticamente o par perfeito do azeite. Você precisa provar essa combinação!
Veja mais:
Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias
Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
SOS dos temperos: o que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa