• Entrar
  • Cadastrar
Aprenda quando usar manteiga, azeite ou óleo na hora de fritar
Quer saber como fazer sua fritura do jeito certo? Veja quando usar manteiga, azeite ou óleo na hora de fritar

Quando se trata de frituras, o TudoGostoso já ensinou muitas técnicas. E dá para preparar pratos muito gostosos usando cada uma delas. Mas você sabe qual a gordura certa para cada preparo frito? É comum pintar a dúvida de quando usar manteiga, azeite ou óleo. Para descobrir a resposta certa, continue aqui com a gente!

Quais os tipos de fritura

Vamos começar identificando quais os tipos de fritura mais comuns na cozinha do brasileiro e em quais preparos eles devem ser usados. Esse primeiro passo vai te ajudar a não queimar, deixar borrachas ou encharcadas de óleo as suas receitas.

Fritura por imersão: quando se mergulha o alimento totalmente, em uma grande quantidade de óleo bem quente. É comumente usada para salgadinhos, pastéis e bolinhos em geral. Também serve para doces como churros e donuts.

Fritura superficial ou de contato: quando em frigideiras e panelas pouco profundas, o alimento fica em contato parcial. É a técnica usada para grelhar ou fritar alimentos de espessura mais fina, como bifes ou peixe.

Importante saber que para qualquer uma das duas técnicas a temperatura e o ponto de fumaça fazem são pontos de atenção.

Óleo, azeite e manteiga Óleo, azeite e manteiga: saiba quando usar na hora de fritar

Manteiga, óleo ou azeite: qual usar na hora de fritar?

Agora você já sabe quais os tipos de fritura e alguns alimentos que combinam com cada uma das técnicas. Chegou a hora de entender quando colocar cada gordura, assim você acertará em cheio no preparo e suas receitas serão um verdadeiro sucesso. Manteiga, óleo de cozinha ou aquele azeite de oliva que está no armário? Vamos ver.

Azeite de oliva

Ele é um queridinho da culinária. Rico em ômega 9, além de versátil é bastante saudável. É indicado para ser consumido in natura, no tempero de saladas por exemplo, mas também é perfeito para refogados e grelhados.

Seu ponto de ebulição é de aproximadamente 180° C. Ou seja, ele queima em temperaturas mais baixas. Por isso, é ótimo para as frituras superficiais. Nas frituras por imersão, ele é contraindicado, pois se torna tóxico em alta temperatura.

Óleo de cozinha

O óleo vegetal pode ser de variados ingredientes, como canola, girassol e soja. Cada um deles tem um ponto de queima diferente, mas no geral giram em torno de 220° C, o que os torna o mais indicado para a fritura por imersão. É justamente essa temperatura mais alta que garante a crocância por fora e mantém a maciez de dentro.

Engana-se quem pensa que ele é um supervilão da saúde na culinária. Basta ter cuidado de não reutilizar depois de “queimado”.

Manteiga

Na sua versão natural - aqui não vale margarina, hein! - é adorada pelos mais famosos chefs de cozinha. Grandes clássicos, como os molhos hollandaise e beurre blanc, têm nela a sua base.

Também é uma gordura com ponto de ebulição baixo, por volta de 175° C. Então não é recomendado para frituras por imersão. Mas fique a vontade para usar em refogados ou grelhados de preparo mais rápido. Um ótimo exemplo são os legumes salteados.

Depois de ver o que você deve usar para fazer sua fritura, considere se possui alguma restrição alimentar, ou precisa de alguma dieta especial. Isso fará toda a diferença também na escolha dos ingredientes da sua receita. Depois é só se jogar e preparar as receitas que você mas gosta.

Temas relacionados