• Entrar
  • Cadastrar
Manteiga de chef! Aprenda como fazer manteiga aromatizada e deixe suas receitas irresistíveis
A manteiga aromatizada é deliciosa e muito fácil de fazer. Você vai querer aprender a preparar em casa para deixar seus pratos muito mais saborosos. Confira as dicas!

Que tal transformar a manteiga do dia a dia em uma iguaria digna de momentos especiais? Com algumas ervas e temperos ela vira uma manteiga aromatizada, capaz de dar muito mais sabor para carnes, aves, pães, torradas e refogados. E o melhor de tudo: é bem simples de fazer, até mesmo para aqueles que não têm tanta experiência na cozinha. Quer aprender a preparar sua própria manteiga aromatizada e deixar suas receitas irresistíveis? Confira as dicas do TudoGostoso!

Sirva a manteiga aromatizada em rodelas para um empratamente elegante

Como fazer manteiga aromatizada?

Embora existam diferenças entre manteiga e margarina, a receita de manteiga aromatizada pode funcionar bem com os dois produtos, então você pode optar pelo o que mais gostar. Veja as dicas para a sua receita dar certo:

Deixe a manteiga em temperatura ambiente

O primeiro passo é tirar a manteiga ou margarina da geladeira para que fique em temperatura ambiente, tornando o processo de agregar os outros ingredientes mais fácil. Caso opte pela margarina, esse tempo é mais curto, já que ela é naturalmente mais cremosa do que a manteiga. O ponto que buscamos nesse momento é o de pomada.

Escolha as ervas e temperos

O grande diferencial da sua manteiga aromatizada serão as ervas e temperos escolhidos para compor a receita. Algumas combinações são mais clássicas, como orégano, alecrim e salsinha, mas dá para soltar a criatividade nesse momento. Mas fique tranquilo que também traremos algumas sugestões logo abaixo.

Uma dica importante para quem vai usar ervas: prefira refogar levemente as verduras antes de colocá-la na manteiga, assim seus aromas e sabores se desprendem melhor, deixando a manteiga aromatizada ainda melhor.

Use um garfo ou mixer para misturar

Depois de ingredientes selecionados, é hora de integrar todos eles junto da manteiga ou margarina. Para isso, basta usar um garfo ou, caso queira acelerar o processo, um mixer ou processador de alimentos. Garanta uma mistura homogênea.

Embale em plástico filme

Manteiga aromatizada bem misturada, agora é hora de embalar. Precisamos retornar com a receita para geladeira para que volte a ter uma consistência adequada para se usar em torradas e pães, por exemplo. Para isso, despeje a mistura sobre plástico filme formando uma espécie de “salame”. Enrole o plástico ao redor da manteiga e torça as pontas, de forma que fique um rolinho. Coloque na geladeira para firmar.

Sirva em rodelas

Na hora de servir, cortar rodelas de manteiga deixa o empratamento mais bonito, mas também dá para colocar em tigelas ou ramekins. Pode ser usada em refogados e para cozinhar de forma geral ou para comer com petiscos, tipo bruschetta.

Ideias de temperos para manteiga aromatizada

Experimente fazer manteiga aromatizada com sabores variados

Como dissemos, vale a pena ser criativo e usar as combinações de ervas e temperos que preferir, mas existem algumas clássicas que também vale a pena experimentar. Por exemplo:

- Alho + salsa;

- Manjericão + tomate seco + parmesão;

- Ou pimenta + coentro + limão.

Existem outros ingredientes que caem muito bem com a manteiga aromatizada, como mostarda, alecrim, cebolinha, sal, alho poró e outros. Experimente e conte para a gente qual foi o seu preferido!

Durabilidade da manteiga aromatizada

Boa notícia: dá para preparar uma boa quantidade de manteiga aromatizada e guardar no congelador. Se bem embalada, ela dura até três meses congelada. Caso queira consumir em um período curto, ela pode ser armazenada na geladeira por até sete dias com tranquilidade. Nossa sugestão é preparar a primeira receita com um tablete de 200g.

Receitas que combinam com manteiga aromatizada

Ficou com vontade de experimentar a manteiga aro matizada? Faça a sua receita favorita e experimente com alguns dos preparos abaixo, você vai amar!

Torrada temperada

Quem não ama uma torradinha temperada, não é? Antes de colocar no forno dá para passar uma camada de manteiga aromatizada para incorporar mais sabor ou, se preferir, coloque apenas depois de pronta, ainda quentinha, de forma a derreter a manteiga.

Pão de batata

Um pão de batata bem feito é o tipo de comida que nem precisa de muitos complementos. A clássica combinação de pão com manteiga já dá conta do recado, principalmente se for uma manteiga cheia de sabor, não acha? Para ficar ainda mais gostosa, essa versão leva queijo prato!

Batatas ao murro

Se você busca uma receita de batata para sair da rotina, as batatas ao murro são a opção ideal, já que além de superfáceis de fazer, ainda são deliciosas. Levam manteiga, azeite, alecrim, sal e pimenta.

Bife de filé mignon cremoso

O filé mignon é irresistível de qualquer jeito, mas feito com esse molho é de se comer rezando. Dá até para incrementar com a manteiga aromatizada para dar mais sabor e cremosidade ao prato. Veja o passo a passo!

Carne assada na pressão

Sabe aquela douradinha que damos na carne antes de fechar a panela de pressão? Aqui vai a dica de ouro: faça com a manteiga aromatizada que, além de dar cor, vai impregnar o aroma das ervas e temperos e deixá-la muito mais saborosa.

Frango ao forno com alecrim

Sabia que uma das formas de deixar o frango assado bem douradinho e crocante por fora é pincelando manteiga? Nossa dica de ouro é experimentar esse frango com alecrim com uma pitada de manteiga aromatizada. Vai ficar irresistível!

Veja mais:

Aprenda a fazer azeite aromatizado em casa e dê um sabor especial às suas receitas

Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias

SOS dos temperos: o que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa

Temas relacionados