• Entrar
  • Cadastrar
'Temperatura de pomada': o segredo de chef para amolecer a manteiga dura em menos de 1 minuto

Chega de perder tempo esperando a manteiga derreter. Com esse truque você consegue amolecer o ingrediente rapidinho e sem estresse. 

Conheça o truque infalível para deixar sua manteiga sempre pronta para passar no pão. (créditos: Shutterstock)

Nada melhor do que começar o dia com um delicioso pão quentinho com manteiga no café da manhã. Só de imaginar já dá água na boca. Porém, não tem nada mais desanimador do que tirar a manteiga da geladeira e se deparar com ela completamente dura. Nesse caso, só nos resta aguardar até que o ingrediente amoleça e fique no ponto de pomada, ou seja, com textura cremosa e macia. Mas e se você não estiver com muito tempo - ou paciência - para esperar? Com esse truque do chef Guga Rocha (@chefgugarocha), é possível derreter a manteiga bem rapidinho. Confira.

Truque para amolecer a manteiga em menos de 1 minuto

A técnica que o chef Guga Rocha usa para derreter a manteiga é colocar um pouquinho de água no pote. Não precisa encher o recipiente com o líquido. Só uma pequena quantidade já é o suficiente para amolecer a manteiga. Então, espere até 1 minuto e sua manteiga não estará mais dura. Como isso é possível? A ciência explica.

A manteiga e a água não se misturam porque possuem densidades diferentes. É a mesma coisa que acontece com o óleo. Como a água não consegue penetrar na manteiga, ela forma uma camada por cima dela. Essa camada gera uma troca de calor que amolece o ingrediente.

Não se preocupe porque não é necessário esquentar a água para o truque dar certo. A temperatura ambiente já é o suficiente. No final, lembre-se de descartar completamente a água do pote da manteiga.

Manteiga deve ser armazenada na geladeira

Algumas pessoas gostam de deixar a manteiga fora da geladeira para que ela não endureça. Porém, essa prática não é correta e pode até prejudicar a sua saúde. A manteiga é formada basicamente por gordura láctea e, por isso, ela deve sempre ficar armazenada na refrigeração depois de aberta. Em temperatura ambiente, o ingrediente fica mais propenso à ação de bactérias que podem comprometer a sua qualidade. A temperatura fria da geladeira impede que isso aconteça.

Inclusive, o tempo máximo que a manteiga pode ficar fora da geladeira é de 2 horas. Portanto, não deixe o ingrediente em temperatura ambiente por muito tempo, mesmo que seja para amolecer. O ideal é sempre recorrer a truques para agilizar o processo.

Veja também:

Fuja da manteiga dura da geladeira! Descubra qual item conserva o ingrediente do lado de fora



Temas relacionados