• Entrar
  • Cadastrar
Chef explica: por que não uso manteiga para cozinhar?

Você até pode usar o ingrediente para cozinhar, mas tem um jeito certo de fazer isso...

Chef explica: por que não uso manteiga para cozinhar?

Existe um jeito certo de usar a manteiga na cozinha para ela não queimar (Crédito: Shutterstock)

Na hora de grelhar ou fritar algo, o que dá a diferença no sabor e na textura é exatamente a gordura usada no preparo. São várias as opções, incluindo diversos tipos de óleo, como óleo de soja, azeite, banha e, é claro, a manteiga!

A manteiga tem um sabor único e fica uma delícia na hora de passar no pão, mas também para dar aquela grelhadinha gostosa no bife. Você costuma usar a manteiga para isso? Você não está fazendo errado, mas é preciso cuidado ao usar a manteiga para cozinhar!

Não use a manteiga para cozinhar assim!

Muitas receitas pedem manteiga, não é? Pra não dizer a maioria! Porém, é preciso saber o jeito certo de usar esse ingrediente para aproveitar todo seu sabor e deixar a comida mais gostosa. A dica é da chef @cozinhatina no TikTok.

Ela explica que nunca usa a manteiga no início da receita, quando a panela está muito quente, porque a manteiga queima muito rápido. Então, para grelhar, ela indica só usar azeite ou óleo, que demoram muito mais para queimar em comparação com a manteiga.

Isso impede que a comida fique com aquele gostinho de queimado que ninguém merece. Mas o que fazer então?

Jeito certo de usar a manteiga para cozinhar

Sim, o ideal é evitar usar a manteiga quando a panela ou a grelha ainda estão quentes, pois isso vai queimá-la. O melhor mesmo é usar a manteiga no final da receita, o que vai deixá-la com um sabor mais intenso e vai dar mais cremosidade para a receita.

E não adianta pensar que colocar a manteiga no início da receita junto com outra fonte de gordura, como o azeite, vai adiantar, viu? Isso fará com que ela se queime da mesma forma e ainda vai te fazer perder todo o sabor característico da manteiga.

Siga a sugestão da chef e use a manteiga no final da receita, ok?

Manteiga clarificada é boa opção

Calma que ainda não acabamos! Se o ideal é não usar a manteiga comum no início da receita, a manteiga clarificada (ou a manteiga de garrafa) é de uma categoria à parte. Ela pode sim ser usada no início da receita, já que suporta altas temperaturas.

Uma das principais vantagens da manteiga clarificada é aumentar o chamado ponto de fumaça. A manteiga comum costuma queimar quando exposta a um calor de mais de 100°C por conta da presença de resíduos sólidos do leite na composição. A clarificada, porém, só chega nesse ponto depois de 200°C.

Isso significa que você pode usar o ingrediente sem medo em receitas que precisam de temperaturas mais altas, como frituras!

Outra curiosidade interessante da manteiga clarificada é que ela tem um teor de lactose menor, já que é feita a partir da retirada da proteína do leite. É importante ressaltar, porém, que dificilmente o processo tira 100% desses componentes, de forma que pode causar desconfortos em pessoas mais sensíveis.

Nutricionista revela as piores e as melhores manteigas de supermercado!
Como amolecer a manteiga: 4 truques rápidos e eficientes

Temas relacionados