• Entrar
  • Cadastrar
Adeus, manteiga: substitua por azeite e veja o que acontece com o seu corpo
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Pesquisa revela que reduzir o consumo de manteiga e incorporar mais óleos vegetais na dieta pode trazer benefícios significativos à saúde a longo prazo. 

Adeus, manteiga: substitua por azeite e veja o que acontece com o seu corpo

Trocar a manteiga por óleos vegetais pode reduzir risco de morte prematura. (créditos: Shutterstock)

 

A manteiga é um tipo de gordura muito utilizada no preparo dos alimentos. No entanto, um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública Harvard revelou que cozinhar com esse ingrediente aumenta o risco de morte prematura devido ao seu efeito no colesterol.

A pesquisa também sugere que o azeite extravirgem é a melhor opção de gordura para preparar os alimentos, justamente pelos seus benefícios significativos para a saúde.

Consumo excessivo de manteiga aumenta o risco de morte por câncer e doenças cardiovasculares

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram dados referentes à alimentação de 200 mil indivíduos ao longo de mais de 30 anos. De quatro em quatro anos, os participantes respondiam questionários sobre a frequência com que consumiam determinados alimentos.

Os investigadores então descobriram que os voluntários que consumiam óleos vegetais — especialmente soja, canola e azeite — tinham menos risco de mortes causadas por câncer e doenças cardiovasculares.

Em contrapartida, os dados das pessoas que consumiam manteiga com frequência — seja como acompanhamento ou utilizada em preparações culinárias — apresentaram um aumento de 15% no risco de mortalidade, em comparação àqueles que consumiam menos.

“O que nos surpreendeu foi a dimensão da associação que encontramos. Ao modelarmos a substituição da manteiga por óleos vegetais na alimentação diária, verificámos uma redução de 17% no risco de morte. Esse é um efeito considerável para a saúde”, afirmou Yu Zhang, autora principal do estudo.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na revista JAMA Internal Medicine e apresentados nas Sessões Científicas EPI/Lifestyle da American Heart Association.

Uma simples troca de ingredientes pode ter um impacto extraordinário na saúde a longo prazo

O que torna o azeite de oliva extravirgem mais saudável que a manteiga são os seus ácidos graxos. Por ser um óleo vegetal, o azeite contém predominantemente ácidos graxos insaturados, gorduras saudáveis que desempenham um papel importante na saúde do coração e no funcionamento geral do corpo.

Já a manteiga é rica em ácidos graxos insaturados, que por sua vez, pioram o perfil lipídico sanguíneo, reduzindo o LDL (colesterol “ruim”) e aumentando o HDL (colesterol “bom”). Com base nesses resultados, os pesquisadores acreditam que a troca de manteiga por óleos vegetais pode aumentar a expectativa de vida.

“As pessoas poderiam considerar que uma simples substituição dietética — trocar manteiga por óleo de soja ou azeite de oliva — pode proporcionar benefícios significativos à saúde a longo prazo. De uma perspectiva de saúde pública, isso representa um número substancial de mortes por câncer ou outras doenças crônicas que poderiam ser evitadas”, afirma o autor correspondente Daniel Wang.

Veja também:

Quase todo mundo guarda o azeite em um dos piores lugares da cozinha: aprenda já como armazenar do jeito certo
É melhor usar banha de porco ou óleo vegetal? Gordura animal volta a ser procurada por brasileiros e levanta a dúvida

Temas relacionados