• Entrar
  • Cadastrar
Os azeites de oliva extra virgem mais saudáveis do mundo são italianos, mas o melhor e mais saudável é o…

O pódio dos melhores azeites de oliva do mundo é dominado pelo mediterrâneo e, entre os dez primeiros, a maior parte dos azeites é feita com o mesmo tipo de azeitona

Azeite faz parte da dieta mediterrânea e os países dessa região produzem os azeites mais saudáveis do mundo (Créditos: Shutterstock)

Que o azeite é a base da dieta mediterrânica não passou despercebido a ninguém. Que o azeite de oliva extra virgem também é a forma de mais alta qualidade deste óleo extraído da azeitona e que, logicamente, é um produto muito saudável, é algo igualmente sabido pela maioria das pessoas.

Mas, mesmo nessas condições, existem alguns azeites mais saudáveis ​​que outros, como foi indicado na última edição dos Prêmios EVOOLEUM, apresentados pelo Grupo Editorial Mercacei e pela associação espanhol de produtores de azeite AEMO, e que há quatro anos não premiam apenas os melhores azeites de oliva extra virgem do mundo, mas também criaram um novo prémio: o TOP10 Healthy EVOOs ou, em outras palavras, os dez azeites extra virgem mais saudáveis ​​do mundo. Descubra de onde são os azeites mais saudáveis do mundo e como a lista foi definida.

Quais são os azeites mais saudáveis do mundo?

A lista de azeites mais saudáveis foi dominada pelos azeites italianos, mas o curioso é que o vencedor, e com uma enorme diferença, foi um azeite extra virgem de Ciudad Real, na Espanha, que teve a honra de desbancar, de longe, o segundo classificado.

A questão é: como medir o azeite extra virgem mais saudável? Pois bem, neste caso, o que se leva em consideração é a fração fenólica que o óleo em questão possui ou, o que dá no mesmo, o maior teor de fenóis totais.

Traduzido para algo mais compreensível, os compostos fenólicos são aqueles que proporcionam maior estabilidade oxidativa ao óleo, ou seja, são antioxidantes e protegem o óleo da deterioração a curto prazo e, portanto, se os ingerirmos também passam para a nossa alimentação. É por motivo que o azeite faz bem para a saúde e é recomendada no lugar de outros óleos.

Neste caso, com base nos princípios da Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), o benefício do consumo diário de azeite de oliva seria de cerca de 20 a 30 gramas de azeite, desde que existam pelo menos 250 mg de compostos fenólicos por litro de azeite.

A questão é que para aumentar ou compreender a composição destes fenóis devemos ter em conta parâmetros que incluem a altitude da plantação das azeitonas, a variedade da oliveira, o tipo de agricultura, como as azeitonas são tratadas… Fatores infinitos que em 2024 coroaram o espanhol Dehesa El Molinillo Coratina como o azeite de oliva extra virgem mais saudável do mundo e também como o melhor azeite do mundo segundo os prêmios do TOP100 EVOOLEUM.

Um grande sucesso para a empresa Nortia Agricultural de Ciudad Real, cidade ao sul de Madri, e que conseguiu vencer com um azeite monovarietal, feito com apenas um tipo de azeitona, da variedade Coratina, que apresentou 1386 ppm, ou seja, mais de 1300 partes por milhão desses compostos fenólicos.

O segundo classificado, o azeite italiano Natyoure Bio Selezione Gold, da Frantoio Oleario Mossa Domenica, ficou muito atrás com 1119 ppm. E, ainda mais atrás, já na terceira posição, ficou o azeite tunisiano Domaine Adonis Picholine, da Adonis Olive Oil, com 1071 ppm.

Veja mais:
Azeite de oliva está 50% mais caro do que o ano passado e as previsões não são boas para os próximos meses...
Reduzir preço do azeite pode estar nas mãos dos brasileiros, mas é preciso ter paciência porque vai demorar
Esse é o único azeite de oliva que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência

Temas relacionados