Seja em um baldão de salada ou até mesmo para grelhar carnes, é difícil encontrar um prato salgado que não combine com o azeite de oliva, hein? Que ele é considerado um ingrediente saudável todo mundo já sabe, mas o Departamento de Nutrição de Harvard descobriu um benefício que vai te surpreender! E não pense que quantidade é qualidade, pois não precisa de uma garrafa de azeite de oliva, basta apenas meia colher de sopa por dia. Confira agora no TudoGostoso!
Qual o benefício de consumir meia colher de azeite?
Segundo a pesquisadora Anne-Julie Tessier, da Universidade de Harvard, os resultados do estudo mostraram que consumir meia colher de sopa de azeite está associado a um risco 14% menor de morte relacionada com demência. O azeite de oliva, especialmente o do tipo extra virgem, é ótimo para a saúde do cérebro. Ele é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico. Esses ácidos graxos são importantes para a parte cerebral, pois reforçam as células do cérebro e promovem a comunicação entre os neurônios. Se você quer manter o seu cérebro jovem, opte pelo azeite em vez de gorduras mais processadas, como a margarina ou a maionese.
Efeito do azeite no cérebro
O azeite de oliva faz parte dos alimentos cheios de antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater o estresse oxidativo no cérebro. Isso protege contra danos causados pelos radicais livres, que podem desenvolver doenças neurodegenerativas, como a demência. Ele também contém compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação crônica, tendo um efeito semelhante com o dos antioxidantes.
Outros benefícios do azeite
O azeite é repleto de oxidantes, vitaminas A, D, E e K, que em conjunto podem ser benéficas para a saúde e bem-estar. Para isso, dê preferência para o azeite extra virgem, já que ele é considerado o mais saudável e com menos aditivos químicos. Ele é uma fonte de gorduras saudáveis, como os ácidos graxos, que fazem bem para a saúde cardiovascular. Esses compostos ajudam a diminuir o colesterol ruim, contribuindo para a prevenção de problemas cardíacos. O azeite também pode ser uma ótima fonte anti-inflamatória, ajudando a prevenir doenças crônicas e a reduzir a inflamação no corpo.
Veja mais
"Lactose causar desconforto é nem de longe o maior dos problemas": médico choca ao listar malefícios do leite de caixinha
Os benefícios das verduras verde-escuras: descubra por que você comer um desses alimentos todos os dias
Nem nozes, nem avelãs: esse é o fruto seco que reduz o açúcar no sangue e você consome menos do que gostaria