Diante de mais de 30 estudos, pesquisadores alemães descobriram que a troca de carnes por alternativas à base de vegetais pode reduzir drasticamente os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e mortalidade por todas as causas.
A redução no consumo de carnes é uma tendência no cenário mundial e brasileiro: dados da Sociedade Vegetariana Brasileira em pesquisa encomendada ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica apontaram que 46% dos brasileiros optaram, por vontade própria, deixar de lado o consumo de carne pelo menos uma vez na semana.
E esse hábito pode oferecer diversas vantagens à saúde, segundo estudos recentes de instituições alemãs publicados na BMC MedicineTrusted Source.
Pelos resultados trazidos na pesquisa, a troca de 50 gramas de carne processada por 28 g de nozes diariamente foi associada a uma menor incidência de doença coronariana. Ainda pelo estudo, a substituição de carnes processadas por alimentos de origem vegetal foi associada a um risco 21% menor de morte por qualquer causa.
Minimizar alimentos de origem animal também apresenta vantagens
Os cientistas revelaram que os alimentos à base de vegetais podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças coronarianas e mortalidade geral.
"Nossas descobertas indicam que uma mudança de alimentos de origem animal (por exemplo, carne vermelha e processada, ovos, laticínios, aves, manteiga) para alimentos de origem vegetal (por exemplo, nozes, legumes, grãos integrais, azeite de oliva) está associada de forma benéfica à saúde cardiometabólica e à mortalidade por todas as causas", sinaliza o estudo.
Os pesquisadores observaram que a substituição de um ovo diário por nozes está relacionada a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares. A substituição da manteiga por azeite de oliva produziu resultados semelhantes. Você já deixou de lado ou reduziu o consumo de carne? As novas descobertas da ciência podem ser uma boa chance de atualizar seu cardápio!
Veja mais:
Chantilly de coco vegano: aprenda essa delícia que fica pronta em 5 MINUTOS!
Você sabia que existe até torresmo vegano? Crocante e muito sequinho, esse petisco vai te conquistar!