
Tenha cuidado com o leite de caixinha! (Créditos: Shutterstock)
O leite é um alimento que contém lactose, sendo evitado por quem possui intolerância a esse composto. Mas o que poucos sabem é que o desconforto que a lactose causa em algumas pessoas não chega nem perto dos reais malefícios de consumir o leite de caixinha de maneira excessiva. "Apesar da lactose causar um desconforto, ela não é nem de longe o maior dos problemas", informa o médico Fellipe Jaworski (@drfellipejaworski), que compartilhou em suas redes sociais como essa bebida impacta negativamente na sua saúde e bem-estar. Confira agora e surpreenda-se!
Aumenta a inflamação
O leite industrializado pode aumentar a inflamação em algumas pessoas devido a vários fatores. "O leite de caixinha aumenta a inflamação, prejudica o intestino, o sistema imunológico, provoca inchaço, dores musculares, dores de cabeça e indigestão", relata o médico. Isso acontece porque a bebida contém aditivos, conservantes e hormônios que podem desencadear reações inflamatórias no corpo quando consumido de forma excessiva.
Maior risco de problemas cardíacos
O leite de caixinha possui componentes que podem contribuir para problemas cardíacos em algumas pessoas. Esses produtos lácteos integrais são fontes de gordura saturada, que em excesso na dieta pode aumentar os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a ação inflamatória do leite no corpo, também pode contribuir para o desenvolvimento de problemas na saúde do coração.
Possui altos níveis de estrogênio
O processo utilizado na produção e fabricação do leite de caixinha contém estrogênio. O alto consumo dessa desse composto pode interferir nos hormônios naturais do corpo humano, levando a desequilíbrios hormonais. O estrogênio está associado a um maior risco de certos tipos de câncer, como câncer de mama, útero e ovário. Além disso, o estrogênio pode impactar no melasma, na endometriose, nos ovários policísticos e em outros problemas de saúde. "Isso ocorre porque o produtor quer que a vaca esteja grávida o tempo inteiro para ter mais filhotes e mais leite, e a vaca grávida possui um excesso de estrogênio no corpo!", informa o médico.
Contraindicações do leite
As contraindicações do leite podem variar de acordo com a condição médica específica de cada pessoa. A alergia às proteínas do leite pode causar reações alérgicas graves, como problemas na pele, inchaço e dificuldade para respirar. Já a intolerância à lactose pode provocar sintomas digestivos como inchaço, cólicas, gases e diarreia. Pessoas com doença renal podem precisar limitar a ingestão de proteínas, e o leite é uma delas. Isso acontece porque o consumo excessivo de cálcio, pode levar a problemas de saúde, como cálculos renais. Recomendamos sempre consultar um profissional de saúde para obter orientação personalizada.
Veja mais
Esse ingrediente deixa a sua granola doce com 20 X mais cálcio que o leite: aprenda receita low carb
Nem nozes, nem avelãs: esse é o fruto seco que reduz o açúcar no sangue e você consome menos do que gostaria
Os brasileiros estão deprimidos e o motivo pode estar no seu prato: entenda alerta feito por cientistas da USP em novo estudo