Os picos de açúcar se caracterizam por um aumento acentuado no nível de glicose em nosso corpo, que pode se intensificar ainda mais após as refeições. Trata-se de uma questão cada vez mais comum em todo o mundo e que pode ser causada pela falta de insulina e pela ingestão de alimentos ricos em carboidratos de rápida absorção.
Contudo, ao fazer algumas mudanças na alimentação é possível mantê-los sob controle. As taxas de açúcar no sangue são bastante influenciadas pelos chamados "superalimentos", aliados justamente a ajudar a manter os níveis de açúcar equilibrados. Um estudo recente publicado pelo Toronto Centre for Clinical Nutrition, no Canadá, que o pistache - delicioso, mas consumido por poucas pessoas devido ao alto preço - é um bom aliado nessa questão.
Sabemos que o principal combustível do nosso corpo vem dos alimentos que incluímos em nossa dieta diária e a glicose também desempenha um papel importante nessa missão. Entretanto, é importante que ela seja sempre mantida em níveis adequados e saudáveis.
Por que o pistache ajuda a controlar as taxas de açúcar?
Originária do Oriente Médio e popular desde a Grécia Antiga e o Império Romano, os pistaches têm um baixo índice glicêmico (cerca de 15), o que, de acordo com os cientistas do Toronto Centre for Clinical Nutrition, não causa picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue. A isso, se soma o fato de que o consumo de pistache pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em jejum.
Pistaches também ajudam a saúde do coração
Outra pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia também demonstrou que a inclusão de pistache em uma dieta saudável pode reduzir o colesterol no corpo.
Portanto, a combinação do consumo regular de pistache com uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar o controle da gordura insaturada, o que indica uma influência positiva sobre o risco de doenças cardiovasculares.
O mesmo estudo norte-americano também demonstrou o poder dessa castanha para reduzir as respostas negativas do corpo ao estresse na vida cotidiana. A quantidade diária recomendada de pistache varia de acordo com fatores como idade, peso e nível de atividade física de cada pessoa. Entretanto, os especialistas sugerem o consumo de uma porção moderada, geralmente em torno de 30 gramas, aproximadamente um punhado.
Já sabia desse benefício pouco conhecido dessa oleaginosa deliciosa e cada vez mais em alta? No TudoGostoso, você fica por dentro de diversos conteúdos e receitas com pistache.
Veja mais: