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A hora certa do chocolate! Ao comer neste horário, você queima gordura e reduz açúcar no sangue

Um estudo espanhol sugere que comer 100 gramas de chocolate ao leite pela manhã pode reduzir os desejos e a ingestão de energia.

Chocolate pela manhã: confira os benefícios de comer o doce nesse horário (Foto: Shutterstock)

Na Páscoa e perto dela, a presença do chocolate no cardápio diário vira uma constante para muita gente. Seja na tradicional barra ou mesmo em outras receitas criativas, esse ingrediente fica, de fato, mais presente. E você sabia que a ciência já descobriu o melhor horário para comê-lo?

Pesquisadores da Universidade de Murta, na Espanha, concluíram que comer chocolate pela manhã pode ajudar a queimar gordura corporal e reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

O experimento foi realizado com 19 mulheres na pós-menopausa: aquelas que comeram uma porção de 100g de chocolate ao leite todas as manhãs não ganharam peso corporal. Elas apresentaram ainda menor desejo por doces.

Chocolate causou queda relevante em níveis de hormônio do estresse

Os pesquisadores do estudo observaram que os níveis de cortisol, também conhecido como "hormônio do estresse", eram mais baixos quando os participantes comiam chocolate pela manhã em vez de à noite. Níveis mais baixos de cortisol foram associados a um menor apetite relacionado ao estresse, possivelmente explicando por que os participantes sentiram menos desejo por doces depois de comer o chocolate.

O chocolate é um alimento muito estudado pela ciência: ele é associado a resultados ora positivos e ora negativos para a saúde. Embora a maioria das pesquisas se concentre em como o tipo e a quantidade de chocolate consumido podem afetar a saúde, novas evidências sugerem que o momento do consumo do alimento pode ser mais significativo do que as escolhas dietéticas.

Todo mundo deve comer chocolate ao leite pela manhã?

Embora o consumo diário de chocolate ao leite tenha apresentado um resultado positivo nesse estudo, vale salientar que os resultados foram baseados em uma amostra pequena e em apenas um subgrupo de pessoas.

Incorporar o chocolate à rotina do café da manhã pode parecer atraente, é preciso ficar atento ao risco de adicionar chocolate à dieta e deixar de lado alimentos saudáveis. Por isso, é importante priorizar a ingestão de porção razoável, acima de tudo. Gostou de saber dessa novidade?

No TudoGostoso, você descobre mais conteúdos sobre chocolate e alimentação saudável, além de receitas com esse ingrediente para deixar sua Páscoa ainda mais deliciosa.

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