
Com qual idade crianças podem comer doces? Ministério da Saúde tira a dúvida! (Créditos: Canva/Reprodução Instagram)
Lore Improta, esposa do cantor Léo Santana e mãe da Liz, que completou três anos no final de setembro, mostrou a pequena nas redes sociais degustando batata frita durante viagem aos Estados Unidos. No entanto, a dançarina revelou que é extremamente rígida quando o assunto é a alimentação da filha, não tendo permitido que ela comesse doces, frituras ou ultraprocessados até o momento. A partir de agora, Lore conta que deixou Liz provar algumas guloseimas diferentes, como algodão-doce, que a criança adorou.
Apesar da abertura para Liz provar novos sabores, Lore Improta deixa bem claro que ainda existem regras para poder alimentar a criança: “Fui uma mãe bem chata com alimentação até os três anos e não me arrependo. Lá em casa é tudo regrado. Nada de açúcar, fritura e industrializado”. Para alguns, a atitude da cantora é considerada extrema, mas a dúvida permanece: crianças menores de três anos podem comer açúcar e fritura? O TudoGostoso foi atrás e conta o que os médicos e especialistas explicam sobre o assunto!
Crianças podem comer açúcar antes dos três anos?
De acordo com Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, divulgado pelo Ministério da Saúde, crianças não devem comer açúcar, frituras e industrializados até os dois anos. Durante esses primeiros anos de vida, o ideal é o aleitamento materno (se possível, exclusivamente até os seis meses de vida) aliado à introdução alimentar equilibrada e saudável.
Com o guia, fica fácil entender por que a fritura não é indicada para crianças, por exemplo. Além de conter uma quantidade de gordura muito grande, o processo de fritura endurece o alimento e dificulta a mastigação, além de liberar substâncias que não são saudáveis durante o cozimento.
Já o açúcar apresenta um tipo diferente de problema, que é acostumar os pequenos com sabores muito doces, o que pode estimular o consumo excessivo de alimentos e bebidas com açúcar no futuro. O mesmo vale para o uso de adoçantes, sejam naturais ou artificiais.
Os industrializados também precisam ser evitados, já que muitos deles levam diversos ingredientes contraindicados ao consumo de crianças pequenas, como óleo, sal, açúcar e aditivos.
Sendo assim, os hábitos alimentares que Lore Improta estimula na filha de três anos é muito bem indicado. Mas lembre-se: em caso de dúvida, sempre consulte um especialista, que será capaz de avaliar as condições do seu filho de forma personalizada!
Veja mais:
É isso que você está fazendo errado no lanche do seu filho: truque de como servir o sanduíche faz a criança comer tudo!