Muita gente acredita que só devemos comer quando sentimos fome, mas isso não é verdade. Para conseguir emagrecer de forma saudável e sem sentir fome extrema, é preciso estabelecer horários para começar.
O médico e nutricionista Naheed Ali explicou como é importante adaptar os hábitos aos ritmos do nosso metabolismo, pois é isso que auxilia a perda de peso de forma eficaz e saudável, já que ajuda a controlar os hormônios da fome e da sensibilidade à insulina.
Qual a hora certa para fazer refeições?
Para o especialista, a hora certa para fazer as refeições deve estar alinhada ao ritmo circadiano do corpo. Ele sugere começar o dia às 6h da manhã e finalizar às 22h.
Isso significa que a primeira refeição deve ser feita às 7h, apenas uma hora depois de acordar, porque ajuda a acelerar o metabolismo e dar mais energia para o dia que está por vir. Já a última refeição deve ser feita até três horas antes das 22h, o que coloca o jantar por volta das 19h. Dessa forma, o corpo tem tempo o suficiente para digerir a comida antes do metabolismo ficar mais lento durante o sono.
Este cronograma ajuda muito a emagrecer e perder peso, e um erro recorrente está em pular o café da manhã e jantar muito perto da hora de dormir.
Como comer na hora certa ajuda a emagrecer
Um dos erros mais recorrentes entre as pessoas que precisam perder peso e não conseguem é não tomar café da manhã e jantar muito perto da hora de dormir. Esses dois hábitos contribuem para o ganho de peso por motivos simples:
- O café da manhã ajuda a controlar a fome ao longo do dia e dá mais energia para realizar as tarefas diárias; pulá-lo pode fazer com que as pessoas descontem na próxima refeição, comendo muito mais do que o corpo consegue metabolizar.
- Quando dormimos, as funções do corpo diminuem, e isso resulta num metabolismo mais lento. Quem come muito perto da hora de dormir não consegue fazer uma digestão adequada e acaba ganhando peso por isso.
Contudo, é muito importante salientar que cada pessoa é uma pessoa, cada corpo, um corpo e cada caso, um caso. Por isso, antes de qualquer mudança nos seus hábitos alimentares, é importante procurar um médico e um nutricionista que irão te atender e avaliar as suas necessidades de forma personalizada.
Veja mais:
Café: esse é o horário que você deve tomar a primeira xícara do dia para usufruir de todos os seus benefícios, segundo especialistas