Ceia de Natal repleta de pratos deliciosos, panetone e chocotone se multiplicando nas prateleiras dos mercados e muitas confraternizações com salgadinhos e algumas doses de bebidas alcoólicas: muitas vezes, a reta final do ano parece um verdadeiro desafio para quem quer manter uma rotina saudável na alimentação.
Um passo importante para levar essa época de modo equilibrado e sem questões com a dieta é entender a diferença entre outros dois conceitos bem comuns ao falarmos de alimentação: a fome e a vontade de comer.
"A fome é caracterizada por uma necessidade fisiológica e a vontade de comer está normalmente atrelada a algum sentimento que pode ser positivo ou negativo", explica Bianca Naves, nutricionista da Nutrioffice.
Mindful eating é técnica que ajuda a manter alimentação equilibrada
Ao diferenciar esses pontos na hora de comer você vai ter um controle melhor sobre saciedade. Para isso, a especialista em nutrição indica uma técnica baseada na auto-observação bastante atenta: o mindful eating.
"Coma com atenção plena. Reserve o momento da refeição para prestar atenção aos alimentos que você está ingerindo e saboreie cada um intensamente. Aprecie cada mordida ou garfada com todos os seus aromas, texturas e sabores, e pare na metade do prato para questionar 'O quanto mais eu quero comer?'", sugere a nutricionista.
Essa técnica tem se tornado cada vez mais popular e ajuda a proporcionar uma percepção maior dos sinais da fome e da saciedade, além de oferecer uma oportunidade única de autoconhecimento. Afinal, ao prestar atenção plena ao ato de comer, cada um pode entender melhor a própria relação com a comida, os seus gostos e desgostos e quando o emocional está interferindo na alimentação.
E vale lembrar também que manter uma relação saudável com a alimentação é também se permitir, em ocasiões como as festas de fim de ano, comer por vontade e não, necessariamente, por fome.
O equilíbrio na rotina alimentar durante essa época se baseia ainda no fato de você entender que esse período pode ser uma exceção à sua rotina e, tudo bem - sem exageros que comprometam sua saúde -, comer algumas coisas que você não incluiria no dia a dia.
Veja mais:
- Panetone vegano: veja como fazer com frutas ou chocolate!
- A rabanada de forno feita por Mari Bridi é uma delícia indispensável no seu Natal. Descubra a receita.