• Entrar
  • Cadastrar
10 destinos brasileiros para viajar em dezembro e aproveitar o calor e as festas de fim de ano

Das praias ensolaradas às cidades iluminadas com luzes de Natal, veja os melhores lugares para você ir nesse final de ano

Das praias as luzes, o Brasil todo entra em festa em dezembro (Créditos: Shutterstock)

Dezembro é mês de viajar! Com as férias escolares, o início do verão, o Natal e o Ano-Novo, tem desculpas de sobra para pegar o carro ou avião e sair viajando por esse país. Nessa época tem a alta temporada e os passeios em todo o mundo podem sair mais caros, mas planejando bem é possível fazer viagens maravilhosas ainda dentro do Brasil. Não importa se você quer aproveitar uma praia no verão, ver as luzes de Natal no Brasil ou festejar na virada do ano, tem opção para todos os gostos e datas. Confira as sugestões do TudoGostoso dos melhores destinos brasileiros para viajar em dezembro.

Onde ir para aproveitar o fim de ano no Brasil?

Descubra destinos perfeitos no Brasil para curtir os dias de sol e as noites festivas de dezembro.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro ferve em dezembro e não estamos falando apenas do calor! A cidade turística tem cenários de cartão postal que podem ser vistos em praias como as badaladas Copacabana e Ipanema e nos melhores mirantes do Rio de Janeiro. Na Zona Oeste, a Praia da Barra da Tijuca, do Recreio e da Reserva são opções com faixas de areia mais amplas para receber gente de sobra. Os museus do centro da cidade, os parques ecológicos como Jardim Botânico e Floresta da Tijuca e as festas da lapa com muita cachaça são boas atrações longe da areia.

Durante o Natal, a cidade veste o figurino e traz atrações especiais. Teatros tem peças temáticas, shoppings vem sempre com decorações grandiosas e diversão para crianças, restaurantes trazem novidades natalinas para o cardápio e até no AquaRio os mergulhadores se vestem de Papai Noel no tanque com os peixes e tubarões. E é claro que o Rio de Janeiro no Ano-Novo brilha com o espetáculo de luzes dos fogos de artifício do Réveillon de Copacabana ao som de grandes nomes da música brasileira. Dentre as festas privadas, tem até como ver os fogos ao pé do CristoRedentor com open bar, ceia pela noite e café da manhã após virar a noite com a música.

Natal (RN)

Tem lugar mais pertinente para viajar durante o mês do Natal do que a cidade de Natal? A capital do Rio Grande do Norte tem praias deslumbrantes que estão entre as praias mais bonitas do Brasil. A Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade, principalmente mais perto do Morro do Careca, e seus arredores concentram ótimos restaurantes e bares para comer bem depois de um dia de praia e curtir ainda mais pela noite. A Praia de Genipabu e a Praia de Barra de Tabatinga também estão entre o top 3 da cidade e o passeio pelas dunas é uma atração popular.

A agenda de eventos em Natal lota com o final de ano, sendo mais de 200 atrações ao longo do mês. Vale a pena ver a árvore de Mirassol e ver a programação gratuita do Espaço Cultural Ruy Pereira e da XI Mostra de Violoncelos de Natal na Praça Pedro Velho. Para a virada, uma das festas mais badaladas com shows e open bar fica na Rota do Sul, em Ponta Negra. A queima de fogos mais famosa acontece na Ponte Newton Navarro e os reflexos das luzes no Rio Potengi podem ser vistos pela margem.

Gramado (RS)

Quem quiser fugir do calor de 40ºC do verão vai encontrar em Gramado o refúgio perfeito. Em dezembro, as temperaturas ficam em média entre 28ºC e 16ºC, nem muito quente e nem muito frio. Por causa da mudança de estação entre primavera e verão, a cidade ainda está bem florida, principalmente as hortênsias à beira da estrada que emolduram o portão da cidade. É a época perfeita para conhecer o Lago Negro, o Le Jardim Parque de Lavanda, o Mini Mundo, entre outros. Mas o maior atrativo de Gramado nesta época é o Natal Luz, maior evento natalino do país com decorações e luzes que tomam toda a cidade o mês inteiro.

Tem Vila de Natal, concurso de decoração de pinheiros, desfiles temáticos e apresentações musicais. Se quiser se sentir em um clima de Natal no hemisfério norte, o Snowland é um parque fechado com neve, patinação no gelo, ski e mais. Estender a viagem e ficar até o ano-novo é ótimo para aproveitar as luzes nas ruas e nos céus, principalmente no Show da Virada na Avenida Borges de Medeiros. Não deixe de aproveitar um bom champagne ou vinho das vinícolas sulistas ou a cerveja artesanal de Gramado.

O Natal Luz de Gramado é certamente o mais iluminado que vai encontrar no Brasil (Créditos: Shutterstock)

Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte não tem praias, mas nem por isso é um destino ruim para a estação. A capital mineira tem temperaturas mais agradáveis do que cidades no litoral por causa de seus vários parques e áreas arborizadas que são perfeitas para um passeio nesta época do ano, como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Lagoa da Pampulha e o Parque e Mirante Mangabeiras. A cidade histórica tem atrações culturais e educativas perfeitas para toda a família como o Memorial Minas Gerais Vale, a Igreja São José e o Palácio da Liberdade.

Em dezembro, BH se veste para as festas de fim de ano e o Parque do Palácio vira a maior atração natalina da cidade, a Cidade de Natal. Além das decorações, o local recebe apresentações de orquestras, circos e até café da manhã com o Papai Noel. Belo Horizonte é a capital dos botecos do Brasil e não faltam festas com muita bebida na virada do ano em bares, restaurantes e clubes. Quem quiser ver a tradicional queima de fogos é só ir ao redor da Lagoa da Pampulha.

Salvador (BA)

Praia Farol da Barra, Praia do Flamengo, Praia Stella Maris, Praia do Forte. Essas são só algumas das praias paradisíacas que Salvador tem a oferecer para quem visita a cidade especialmente no verão. Os dias ensolarados também deixam as ruas da cidade mais belas, perfeitas para tirar uma foto da Ponta do Humaitá e para andar pelas casas coloridas do Pelourinho.

No Natal, as ruas da capital baiana ficam mais coloridas com as luzes nas casas, árvores e esculturas em forma de renas e trenós. Presépios belíssimos ficam espalhados por toda a cidade em áreas públicas e tem até uma Casa do Papai Noel e uma árvore de Natal enorme na Praça Municipal. As festas animam do Natal até o Réveillon. A Virada Salvador tem ao todo 5 dias de festa que começam já em 28 de dezembro, com 12 horas de shows por dia e tem até trio elétrico.

Londrina (PR)

No Paraná, Londrina é um destino um menos óbvio para o verão e as festas de fim de ano, mas ela esconde atrações imperdíveis e a menor procura a torna no lugar perfeito para quem quer viajar sem muvuca. As temperaturas de Londrina em dezembro ficam entre 30ºC e 20ºC, no que é perfeito para visitar vinícolas e também fazer trilhas para as cachoeiras próximas. Aproveite ainda para passear no Jardim Botânico, no Museu Histórico de Londrina e no Armazém Café ou em outra fazenda desta cidade que é a capital do café.

O Lago Igapó é parada obrigatória em qualquer época do ano, mas em dezembro ele fica ainda mais belo por causa da sua árvore de Natal flutuante. Vale a pena passar o dia por lá para curtir um piquenique em ótimo clima e de noite ver a iluminação da cidade refletida na água. Concursos de decoração e parcerias com restaurantes garantem que toda a cidade estará vestida a caráter para a festa com direito a pratos especiais. No Réveillon Luz Londrina, o Lago Igapó segue como principal atração, com palco para shows no aterro ao redor do lado e queima de fogos sobre ele.

O Lago Igapó concentra as principais festas de fim de ano de Londrina (Créditos: Shutterstock)

Tamandaré (PE)

Pernambuco inteiro é uma boa escolha para viajar em dezembro. Além da capital Recife e a sempre badalada Olinda, Tamandaré é uma boa ideia para curtir as férias de fim de ano. Bem ao sul do estado, depois de passar até por Porto de Galinhas, fica Tamandaré com as suas praias como a Praia Boca da Barra, a Praia de Tamandaré que leva o nome da cidade e a Praia dos Carneiros, principal atração da cidade com a Capela de São Benedito de frente para a areia.

Tamandaré é uma cidade pequena e suas tradições de Natal são mais simplórias, mas vários hotéis e restaurantes oferecem ceias natalinas em ambientes tranquilos e com vista privilegiada. O forte mesmo de Tamandaré são as festas, especialmente na virada do ano. O Réveillon Carneiros é um dos principais do Nordeste com quase uma semana de duração e que começa assim que o Natal acaba, no dia 26 de dezembro. Os shows na Praia dos Carneiros são uma experiência completa com palcos temáticos, esculturas iluminadas, danças, drones e, claro, queima de fogos que não pode faltar.

Florianópolis (SC)

Ir para Florianópolis em dezembro é ótimo para aproveitar o calor ainda não muito intenso da virada da estação, mas agradável o suficiente para curtir as praias da ilha. Apesar de pequena, a chamada “ilha da magia” tem mais de 40 praias, como a Praia de Jurerê, a Praia Mole, a Praia Brava, a Praia de Lagoinha e a Praia do Campeche. Para sair do mar, a Ponte Hercílio Luz, o Beira Mar Norte e as dunas da Joaquina são bons passeios.

A capital de Santa Catarina é conhecida pela sua vida noturna agitada, ainda mais no fim do ano. Durante todo o mês a cidade ganha luzes em seus principais pontos turísticos e históricos. Apresentações de corais e danças pelas ruas deixam qualquer passeio com clima natalino. As principais atrações ficam no Centro Histórico, na Lagoa da Conceição e nas praias mais famosas. Na noite da virada praticamente qualquer praia ou rua terá uma festa, mas Jurerê Internacional, Cacupé e Beira Mar Norte tem algumas das melhores.

Florianópolis tem noites tão agitadas quanto o dia em dezembro (Créditos: Shutterstock)

Alter do Chão (PA)

É na cidade de Santarém, no Pará, que fica o distrito de Alter do Chão, um dos lugares mais paradisíacos e festeiros do país. Na beira do Rio Tapajós, Alter do Chão tem praias de água doce tranquila com areia branca e fina, e vegetação de igapós da floresta amazônica. Apesar de popular na região, Alter do Chão ainda é bem preservada e um bom destino para os ecoturistas brasileiros.

Engana-se quem acha que Alter do Chão é só praia. Eles sabem fazer uma festa, como dá para ver pela Festa do Sairé e Festival dos Botos que acontece em setembro. Durante o mês de dezembro, os olhares saem um pouco da areia e vão para a Praça 7 de Setembro decorada com árvore de Natal e luzes que rodeiam as árvores reais. Já para o fim do ano, o Réveillon Vai Tapajós é um dos mais procurados na região Norte, quando o Rio Tapajós fica repleto de barcos com festas, shows particulares e muita comida boa.

Caldas Novas (GO)

Caldas Novas, em Goiás, é conhecida pelas suas águas termais, mas isso não significa que não podem ser aproveitadas durante o verão. O Hot Park é um dos melhores parques aquáticos do Brasil e vale ir em qualquer época do ano mesmo com suas águas mornas. Além disso, os dias de sol são ideais para visitar outros parques temáticos, como o Castelo Setland e o Kitakas Center Park, e mais pontos turísticos da cidade, como o Parque Estadual das Serras, o Monumento das Águas e o Jardim Japonês.

Como é de se esperar de uma cidade tão turística quanto Caldas Novas, ela fica inteira decorada para o Natal, com destaque para o desfile de carros antigos iluminados. Os hotéis e resorts oferecem ceias de Natal fartas para quem quer comer bem na noite de festa sem precisar ficar na cozinha. Caldas Novas fica mais movimentada na virada, quando as festas tomam conta deste paraíso do Centro-Oeste brasileiro.

Veja mais:
É do Brasil! Veja onde fica a maior praia do mundo e por que ela é perfeita pra fazer aquela farofa que todo mundo ama
8 coisas espetaculares que você só vai ver no Natal do Brasil
O que comer para ter sorte no ano-novo? Veja 15 receitas certeiras para atrair boas energias na virada

Temas relacionados