• Entrar
  • Cadastrar
A capital dos botecos no Brasil tem mais de 4 mil bares e não é a cidade que você imagina

A cidade que recebeu título de capital dos botecos tem a maior proporção de bares por habitantes do país

A capital dos botecos fica em Minas Gerais e tem oferta de bares com cerveja e cachaça para todo mundo que passa por lá (Créditos: Getty Images e Shutterstock)

Qual é a capital dos botecos no Brasil? Talvez você tenha pensado em responder Rio de Janeiro por causa dos bares nos arredores boêmios da Lapa ou São Paulo pelo tamanho da cidade. Mas a resposta para essa pergunta pode surpreender. Nem o polo gastronômico carioca e nem a cidade paulistana com festivais culinários internacionais conseguem competir com os bares de Belo Horizonte. Essa resposta surpreendente tem motivo. Descubra no TudoGostoso por que Belo Horizonte merece o título de capital dos botecos.

Por que Belo Horizonte é a capital dos botecos?

Não é de hoje que Belo Horizonte é popularmente conhecida pela quantidade de bares e botecos na cidade. É praticamente uma em cada esquina, especialmente no centro, e qualquer um que visita a capital mineira consegue perceber. São tantos espalhados pela cidade que virou uma cultura própria e mesmo com tanta oferta e variedade ainda tem alguns pontos em comum que nenhum estabelecimento pode deixar de ter.

É difícil encontrar um boteco autêntico que não sirva a bebida no copo lagoinha, o popular copo americano que tem até nome diferente na cidade justamente por associação ao boêmio bairro Lagoinha. Além da cerveja, Belo Horizonte é conhecida pela variedade de cachaças mineiras e pelos petiscos caseiros como o torresmo e os bolinhos de carnes, comuns até durante as competições do Comida di Buteco. O estilo acolhedor de bares que saem de casas e preenchem as calçadas recebendo clientes com um serviço caloroso digno mineiro dá ainda mais charme para os botecos belo-horizontinos.

E não é apenas a percepção de moradores e turistas que conta. Primeiro, em 2019, Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, destacando a qualidade da comida mineira na capital. Agora, um novo levantamento da Associação de Bares e Restaurante (Abrasel) com dados de 2022 determinou que a capital brasileira com maior quantidade de bares por habitantes é justamente Belo Horizonte. Assim veio a comprovação oficial do título de capital dos botecos.

Quantos bares existem em Belo Horizonte?

Segundo o estudo da Abrasel, Belo Horizonte tem cerca de 4136 bares ao todo. Isso é equivalente a uma média de 80 bares por quilômetro quadrado quando dividimos pelos 330 mil km² da cidade. A quantidade é impressionante por si só, já que é a capital com o 3º maior número absoluto de botecos, independentemente do tamanho da cidade ou da população. Mas é em relação ao número de pessoas que o número fica ainda mais impressionante: são cerca de 178 botecos para cada 100 mil habitantes, a maior proporção do país.

Qual o ranking completo das cidades

Belo Horizonte é a capital dos botecos por causa da relação entre botecos e pessoas. Outras cidades que se destacam no ranking da Abrasel são Florianópolis, em 2º lugar com 808 ao todo, mas 150 bares por 100 mil habitantes, e Vitória, com 484 ao todo e 149 em relação à população. O top 5 de capitais é completo por Palmas e Salvador, também com mais de 100 bares para 100 mil habitantes.

Em questão de número absoluto não tem jeito, São Paulo tem a maior quantidade com mais de 9000 botecos. Mas quando dividimos pela população igualmente extensa da metrópole são “apenas” 78 a cada 100 mil habitantes, colocando a capital paulista em 14º lugar. A segunda capital com mais botecos é o Rio de Janeiro, com 6175 botecos ao todo, ou 99 botecos a cada 100 mil habitantes, que rendeu a cidade carioca o 8º lugar no ranking. Em último lugar no top 20 da Abrasel está Natal, com 64 botecos a cada 100 mil habitantes em um total de 483 botecos na cidade.

Veja mais:
4 cidades brasileiras entram em top 100 de ranking mundial de comida: descubra quais e veja os pratos que encantaram
Você sabia que tem um festival de torresmo que roda o Brasil? Conheça o Torresmofest e descubra se tem perto de você
Tour do café: viaje por cinco estados do Brasil e conheça os diversos cultivos do grão

Temas relacionados