Os melhores destinos de viagem para conhecer o Brasil muitas vezes estão escondidos nas menores cidades. Na divisa entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a região da Serra da Mantiqueira tem festivais gastronômicos, produção de comidas e bebidas deliciosas e passeios ecoturísticos pela natureza. É nesta região que fica Piranguçu, no estado de Minas Gerais, que mostra que tamanho não é documento quando se trata de bons destinos de viagem. Descubra no TudoGostoso o que fazer em Piranguçu e como chegar para você planejar a sua viagem para lá.
O que fazer em Piranguçu?
Piranguçu é uma cidade que fica no sul de Minas, perto da fronteira com São Paulo, e tem apenas cerca de 6 mil habitantes. Ela não é o primeiro destino quando pensamos em uma viagem para Minas Gerais ou para a área da Serra da Mantiqueira e isso fez a cidade se tornar um belo refúgio para quem quer descansar ou se aventurar pela natureza rica das montanhas.
No sobe e desce nas ruas de paralelepípedo tranquilas do centro da cidade tem praças bem cuidadas, murais coloridos e a Igreja Matriz de Santo Antônio, patrimônio arquitetônico da cidade que já foi chamada de Santo Antônio do Piranguçu. Mas as principais atrações de Piranguçu ficam um pouco mais afastadas da cidade. Na zona rual do município fica a Pedra Vermelha, que deu nome a cidade, e é um dos lugares mais marcantes da natureza por lá.
Como parte da Serra da Mantiqueira, o que não faltam são cachoeiras e o destaque fica para a Cachoeira São Bernardo. É preciso seguir uma estrada pela entrada de uma fazenda e depois uma caminhada tranquila por uma trilha que é recompensada com o som e o frescor da queda d’água. Passeios tranquilos a cavalo ou a pé e mais radicais de mountain bike e escaladas são opções pelas estradas montanhosas em Piranguçu, apelidada de "Paraíso das Trilhas".
Independentemente do meio de locomoção que escolher, os caminhos levam sempre ao topo de montanhas com vistas belíssimas da serra bem preservada da Área de Proteção Ambiental local. Os mais aventureiros podem curtir ainda mais adrenalina com os voos livres na Rampa de Piranguçu, na Serra dos Coelhos, para um passeio aéreo com vista privilegiada.
Onde beber vinho em Piranguçu?
Normalmente quando pensamos em destinos de vinho e viagem pelo Brasil, o que vem em mente é a região da Serra Gaúcha, especialmente em Bento Gonçalves, considerada a capital do vinho. Mas Piranguçu não perde no quesito de vinhos de qualidade. Em 2023, um rótulo de uma vinícola de Piranguçu foi um dos únicos dois vinhos do Brasil a ganhar a medalha de ouro com 95 pontos no Decanter World Wine Awards (DWWA), um prêmio internacional considerado o “Oscar dos vinhos” que avaliou mais de 18 mil rótulos.
Uma das medalhas de ouro foi para o Viognier da vinícola Amitié, de Garibaldi no Rio Grande do Sul. A outra medalha, que foi para Piranguçu, é do vinho Piquant Soléil Syrah, da Vinícola Ferreira. O rótulo é um vinho tinto seco com aromas de frutas negras, especiarias e um tanino intenso, muito valorizado nas bebidas. A vinícola fica no entorno da Represa da Vila Maria, a 1500 metros de altitude, e começou como uma produção caseira não muito tempo atrás, em 2010, mas já é uma das principais atrações da região.
Você pode visitar para conhecer a produção das uvas e degustar alguns vinhos selecionados e comer no restaurante local. Mas se quiser provar o premiado Piquant Soléil Syrah vai ter que desembolsar uma boa quantia, já que a garrafa custa R$ 499. A Vinícola Ferreira ainda entrou na lista do Decanter com outros rótulos. O São Bernardo Grande Corte, o S F Trompete e o Étoile Montante Petit Verdot receberam medalha de prata com notas entre 90 e 95 e o Éclat Léger Cabernet Franc recebeu o bronze com 89 pontos.
Como chegar em Piranguçu?
Piranguçu fica bem no sul de Minas Gerais do lado mineiro da Serra Mantiqueira. Cruzando a serra, a cidade fica próximo a outros destinos famosos da região, como Campos do Jordão, famoso destino para quem ama chocolate em São Paulo, e Taubaté, também em SP e que fica a 2h de distância de Piranguçu. Mas enquanto Campos do Jordão e Taubaté são bons destinos de bate e volta da capital paulista, Piranguçu não fica perto da capital mineira.
Para ir de carro de Belo Horizonte são 6 horas de viagem para cruzar 450km até a cidade que fica na rodovia MGC 383. Do Rio de Janeiro é similar, sendo 5h para percorrer 600km. Curiosamente, a capital mais perto de Piranguçu é São Paulo. De lá são apenas 220km e você pode chegar em cerca de 3h45. O aeroporto de grande porte mais perto é o de Guarulhos. Para quem vem de longe, a melhor escolha é ir de avião para Guarulhos e de lá pegar as 3h de estrada até Piranguçu.
Veja mais:
Viagem de fim de semana: 13 destinos perfeitos para um bate e volta do Rio
Comida mineira além do pão de queijo: confira as receitas mais gostosas e tradicionais da região
Tour do café: viaje por cinco estados do Brasil e conheça os diversos cultivos do grão