Viajar é sempre bom, mas nem sempre conseguimos tirar longos períodos para conhecer novos lugares. Nessas horas, a solução para fugir da rotina é fazer uma viagem de fim de semana ou em feriados prolongados para cidades próximas. Conhecer destinos de viagem além das capitais é ótimo para sair do óbvio e dá para encontrar muitos refúgios incríveis em um bate e volta de São Paulo ou, como vai ver hoje, saindo do Rio de Janeiro.
Por mais que a capital carioca tenha atrações de sobra, desde mirantes com vistas espetaculares até polos gastronômicos com comidas deliciosas, o restante do estado também esconde maravilhas que valem a visita nem que por apenas um final de semana. Para ver o que o estado do Rio de Janeiro tem a oferecer a poucos quilômetros de distância, confira no TudoGostoso os melhores destinos para um bate e volta do Rio de Janeiro.
Niterói
O melhor destino para uma viagem bem rápida pode estar mais perto do que imagina. Niterói é quase uma extensão do Rio de Janeiro e para chegar basta cruzar a ponte ou pegar a barca. São cerca de apenas 20km de carro se sair do centro. A cidade é perfeita para quem gosta de ir à praia, mas quer fugir das mais cheias na capital. Entre as melhores tem a Praia de Itacoatiara, Piratininga, Sossego, Itaipu, Camboinhas e Icaraí, só para falar de algumas.
Um passeio turístico em Niterói precisa contar com uma parada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói com a emblemática arquitetura de Oscar Niemeyer e uma vista belíssima para o Rio de Janeiro. Para completar a viagem de fim de semana, aproveite para conhecer a Fortaleza de Santa Cruz da Barra também na costa de entrada para a Baía de Guanabara, a área verde do parque do Campo de São Bento e o histórico Theatro Municipal de Niterói com um interior surpreendente.
Maricá
Maricá é uma cidade que fica dentro da região metropolitana, mas afastada o bastante para ter passeios mais tranquilos do que a capital. A cerca de 60km da cidade carioca, em 1 hora de carro já dá para chegar lá. As praias são as principais atrações, graças ao seu extenso litoral. A Praia de Itaipuaçu é uma das mais famosas, mas as águas agitadas não são para todos.
De lá é possível chegar a outras atrações, como a Praia do Recanto e a trilha para a Pedra do Elefante, bem na divisa entre Maricá e Niterói. Na cidade ainda dá para se refrescar na bela Cachoeira do Espraiado e visitar o mirante e rampa de parapente da Serra do Camburi.
Vassouras
Vassouras fica no Centro-Sul do estado e é o coração da região chamada de Vale do Café, a cerca de 120km ou 2h30 de viagem da capital. A cidade tem casarões históricos da época de maior produção de café do país e muitas delas abriram visitação e até viraram museus, com a fazenda Cachoeira Grande, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, a Fazenda do Secretário e o Museu Casa da Hera. A Estação Ferroviária de Vassouras e a Praça Barão de Campo Belo também permitem boas viagens no tempo.
Uma dica é fazer cavalgadas que passam por cenários belíssimos na cidade. Mas Vassouras não parou no tempo e uma das melhores atrações hoje é o Uaná-Etê Jardim Ecológico Ecological Garden, uma mistura de parque e museu a céu aberto com obras alinhadas com a natureza, como asas gigantes feitas de galhos e arcos de madeira com sinos na subida de uma trilha.
Petrópolis
Petrópolis é a antiga Cidade Imperial que surgiu como recanto de descanso do Imperador Dom Pedro II na Região Serrana, a 70km da capital. A cidade é praticamente toda um museu da época do império, com casarões que receberam nomes importantes da história do Brasil. Tem o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha, o Palácio de Cristal, a Casa da Princesa Isabel, para citar alguns.
Uma simples caminhada pela Av. Koeler partindo da Catedral São Pedro de Alcântara até a Praça da Liberdade é um passeio agradável que permite conhecer a história de várias construções no caminho através das placas nos portões. Você não pode deixar de ir na Casa de Santos Dumont, uma residência pequena e cheia de particularidades onde o pai da aviação morou e hoje virou um museu com sua história. Se tiver tempo, vale ir ao distrito de Itaipava e conhecer o Castelo de Itaipava, a Cachoeira da Macumba e o Vale da Lua.
Teresópolis
Amantes de trilhas e altitude precisam fazer um bate e volta em Teresópolis, cidade na Região Serrana a 90km da capital. Tem passeios de várias dificuldades, desde os mais fáceis para famílias até os mais difíceis para os aventureiros. A maior atração é ver o pico Dedo de Deus que fica a 1.7km de altitude e pode ser visto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Mirante do Soberbo, bem na divisa entre Teresópolis e Guapimirim.
Dá para fazer ainda mais passeios pela serra no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e na Pedra da Tartaruga. Se estiver em busca de um recanto, a Fazenda Genève é perfeita para passar a tarde e visitar os animais da fazenda com uma parada para comer no restaurante com comida caseira. Famílias com crianças podem aproveitar o Parc Magique, um espaço temático dentro do resort Le Canton com castelo da Idade Média e atividades como carrinho bate-bate, mini golfe e roda gigante.
Cachoeiras de Macacu
Cachoeiras de Macacu fica mais adiante na Região Serrana, a 100km da capital que leva quase 2h para chegar. O nome da cidade já entrega de cara a principal atração: as suas cachoeiras. São várias as trilhas que levam para cachoeiras e poços de rios, perfeitos para relaxar ouvindo o som das quedas d’água e mergulhar em dias quentes.
Tem a Cachoeira de Jequitibá, o Poço das Samambaias, o Poço das Bruxas, a Cachoeira Sete Quedas, o Poço do Valério, o Poço das Borboletas, a Cachoeira do Poço Tenebroso e a Cachoeira da Terceira Dimensão. E isso só para começar com as mais populares e acessíveis, já que ao todo tem mais de 80 pela região! Para quem não quer se molhar, só o passeio pelo Parque Estadual dos Três Picos, maior parque estadual do Rio, já vale a visita a Cachoeiras de Macacu.
Arraial do Cabo
A Região dos Lagos é o destino perfeito para os praieiros de plantão. A cidade costeira de Arraial do Cabo a 160km da capital tem praias para todos os gostos, das mais tranquilas até as mais animadas, a maioria delas de fácil acesso para quem está de carro. A Prainha é ótima para quem gosta de mais movimento com vários quiosques badalados e um mar tranquilo. A Praia Grande é a maior em todos os sentidos, com uma faixa de areia bem extensa que cabe todo mundo e uma água cristalina.
Se topar andar mais, a Praia do Pontal do Atalaia é uma das mais bonitas, mas precisa descer (e depois subir na volta) uma extensa escadaria. Tem ainda a Praia Brava, a Praia do Farol e a Praia do Foguete cada uma com seu perfil de público. Uma dica de passeio é passar o dia na praia e depois subir até o Mirante do Pontal do Atalaia para ver o pôr do sol. Se for passar mais dias em um feriado prolongado, você pode ficar hospedado em Arraial e visitar praias de cidades vizinhas como Cabo Frio.
Rio das Ostras
Quase no “fim” da Região dos Lagos para quem vem da capital, Rio das Ostras é a opção ideal para quem que um destino de praias menos disputado pelos turistas. A 170km da capital, ainda dá para chegar lá em cerca de 2h30 de carro e aproveitar um fim de semana ou feriado nas praias de lá. A Praia das Areias Negras, da Costa Azul, da Joana, Mar do Norte e Remanso são algumas sugestões para você conhecer.
Rio das Ostras é um destino paradisíaco e que ainda tem mais a oferecer. O Mirante da Praia da Baleia tem uma vista linda com o mar batendo nas pedras, a Lagoa da Coca Cola é perfeito para nadar e tem esse nome pelas águas escuras e avermelhadas e o Monumento Natural dos Costões Rochosos é uma verdadeira obra da natureza. Para uma opção de passeio sem areia, a Praça da Baleia é uma área de lazer com esculturas que deixam o espaço ótimo para descansar.
Saquarema
Saquarema é um destino no litoral com menor custo e indicado principalmente para quem gosta de esportes aquáticos. A 100km da capital, é logo uma das primeiras cidades da chamada Região dos Lagos, logo antes da Lagoa de Araruama. Saquarema é a capital nacional do surfe e é conhecida pelo mar mais movimentado com ondas e ventos fortes.
A popular Praia de Itaúna tem água cristalina e o mar é mais agitado em sua maior parte, perfeito para praticar surfe ou bodyboard. Mas uma dica para quem não gosta de pegar onda é ir para a ponta da praia onde tem pedras que formam piscinas naturais. Saquarema é tão bonita e com praias tão paradisíacas que mesmo quem não gosta de ondas pode aproveitar o dia da areia.
Visconde de Mauá
Visconde de Mauá fica na região de Resende, a 200km da capital carioca e bem no limite do estado com Minas Gerais, conhecida como Serra da Mantiqueira. Aparentemente simples ao primeiro olhar, quem visita se apaixona na hora pelo charme da cidade e acaba voltando em outras fugas de final de semana.
A principal atração de Visconde de Mauá são as suas cachoeiras. Só dentro do Vale do Alcantilado você consegue acessar 9 cachoeiras diferentes. A Cachoeira do Escorrega tem uma formação rochosa que é um toboágua natural perfeito para escorregar em segurança, se tiver coragem de entrar na água gelada. Tem trilhas, resorts e museus naturais e ainda dá para passear a cavalo por algum dos recantos.
Itatiaia
O nome Itatiaia significa “pedra pontuda” em tupi, o que tem tudo a ver com a região que tem o maciço do Itatiaia e o pico mais alto do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras a 2.700 metros de altura. A região montanhosa a 180km da capital fica dentro do Parque Nacional do Itatiaia, uma unidade de conservação que toma boa parte do município e para visitar é necessário pagar uma taxa e seguir recomendações de preservação ambiental do ecoturismo.
Quem quiser fazer um bate e volta para Itatiaia pode até se hospedar um dia ou dois dentro do parque em hospedagens cercadas pela natureza. De lá os mais aventureiros podem fazer trilhas até o Pico das Agulhas Negras e acompanhar no alto. Quem não tem tanta animação ainda pode fazer trilhas fáceis que levam a cachoeiras como a do Véu da Noiva. Durante um dos dias da viagem você precisa passar em Penedo, um distrito de Itatiaia que é uma colônia finlandesa e provar o chocolate artesanal e conhecer a casa do Papai Noel.
Angra dos Reis
A cidade de Angra dos Reis fica na Costa Verde, sudoeste do estado, a 150km do centro da capital. Ela vai muito além dos limites do litoral, já que é composta por 365 ilhas ao todo, mas nem todas dá para visitar facilmente. A Ilha Grande é a maior delas e tem mais atrações para passar um dia com a natureza. As Ilhas da Gipoia é uma das mais tranquilas para ir de barco, passar o dia na areia e depois voltar. Já a Ilha das Botinas é ideal para um mergulho em águas cristalinas para ver a vida marinha.
Os passeios de barco e lancha para as praias das ilhas deste grande arquipélago são os maiores atrativos de Angra dos Reis, mas não os únicos. A parte continental de Agra das Reis tem um Centro Histórico que vale a visita. Uma recomendação é fazer a Trilha Banqueta-Jussaral que levava mantimentos pela cidade durante o período colonial.
Mangaratiba
A cerca de 100km do centro do Rio de Janeiro, Mangaratiba é uma cidade na Costa Verde que é praticamente só litoral e faz fronteira com Itaguaí e Angra dos Reis. Naturalmente é um destino de bate e volta especificamente para quem gosta de passar o dia entre a areia e a água. O mar de Mangaratiba é cercado pela Restinga da Marambaia, o que torna a maioria das suas praias bem tranquilas.
Tem a Praia de Muriqui, a Conceição de Jacareí e de Ibicuí entre alguns lugares tranquilos e fáceis de chegar para passar o dia em família. Outros locais com acesso mais difícil, mas que valem a pena são a Praia do Santo Antônio e a Praia da Figueira que, justamente por isso, são quase praias particulares.
Veja mais:
A vista mais espetacular do Rio de Janeiro fica em um mirante que nem carioca conhece
Onde comer no Rio de Janeiro? 10 restaurantes clássicos da capital carioca que você PRECISA conhecer
Não vá a Paraty sem ler essas dicas que vão transformar a sua viagem