• Entrar
  • Cadastrar
Presenteie a sua mãe com memórias incríveis em uma viagem para os melhores destinos de Dia das Mães

O melhor presente de Dia das Mães que você pode dar para a sua mãe pode muito bem ser uma viagem inesquecível para um desses destinos!

Sua mãe vai amar uma viagem de presente (Créditos: Shutterstock/Travelling Jack e Ticiana Giehl)

Chega de dar presente para a sua mãe! Mais do que uma roupa ou perfume, uma boa memória pode ser tudo o precisa para tornar o Dia das Mães especial. Você pode mimá-la com um café da manhã de Dia das Mães ou então cozinhando os pratos para o almoço de Dia das Mães no domingo. Mas se quiser surpreendê-la fora de casa, aproveitar alguns dos melhores destinos do Brasil para uma viagem inesquecível, nem que seja apenas no final de semana, é uma excelente ideia. Confira no TudoGostoso os melhores destinos de Dia das Mães para um passeio em família com essa mulher especial.

Melhores destinos no Brasil para o Dia das Mães

Se quando pequenos as viagens de Dia das Crianças que seus pais levavam eram para lugares animados, para a sua mãe você pode levá-la a destinos tranquilos, com uma deliciosa gastronomia e até para um passeio aventureiro na natureza. Descubra os destaques!

Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis é uma cidade que parou no tempo e tem vida pacata (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Petrópolis é um excelente destino para um bate e volta do Rio de Janeiro das mães cariocas principalmente. A cidade tem clima mais ameno em relação à cidade maravilhosa, mas ainda não está frio demais na época do Dia das Mães. É perfeito para começar o dia com um café da manhã de hotel ao estilo colonial antes de ir passear pelas ruas tranquilas da cidade que parece parada no tempo.

Comece o passeio pelo Palácio de Cristal e faça uma caminhada tranquila à beira do rio pelas casas que carregam história em suas placas, passando pela Praça da Liberdade e chegando até a Catedral de São Pedro de Alcântara. Se tiver disposição, vale seguir um pouco mais até a Casa dos 7 Erros com a sua arquitetura única e interesantíssima. Não deixe de passar numa das lojas da Katz para provar um chocolate artesanal de Petrópolis e se tiver mais tempo ainda vale conhecer a Casa de Santos Dumont.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Os lençóis maranhenses ficam melhores em épocas após chuvas como em abril e maio (Créditos: Shutterstock/Travelling Jack)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica na cidade de Barreirinhas, no norte do estado. O estado maranhense tem muito a oferecer, mas os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos favoritos e é ideal para passeios limitados. Para quem mora fora do estado, a melhor forma de chegar é por São Luís com um translado direto do aeroporto. De lá, aproveite os passeios de 4x4 ou de barco que percorrem o imenso parque natural de areia e lagoas.

Como a maior parte do passeio é por algum tipo de transporte, é tranquilo chegar até para quem não gosta ou não pode andar por muito tempo. Os lençóis maranhenses rendem fotos belíssimas, especialmente durante o pôr do sol quando as ondas de areia ganham novas sombras e a luz se reflete na água como uma verdadeira obra de arte, ótimo para mães que gostam de tirar fotos da paisagem ou da família nesses lugares únicos. Isso sem esquecer de botar o pé na areia e se refrescar nas águas rasas das lagoas de várias cores.

Bento Gonçalves, RS

Bento Gonçalves tem até "fonte de vinho" (Créditos: Shutterstock/Ticiana Giehl)

Se a sua mãe ama um bom vinho, leve ela para Bento Gonçalves! A cidade é a capital brasileira do vinho e tem alguns dos melhores rótulos do país. A cidade fica a menos de 2 horas da capital Porto Alegre e é fácil de chegar. A melhor maneira de curtir a cidade é contratar um passeio turístico ou alugar um carro para fazer o roteiro pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos. Caso vá de carro, não esqueça de que o motorista da vez não pode beber álcool, então vá dirigindo e deixe a sua mãe aproveitar a degustação.

Bento Gonçalves é o destino certo para curtir vinho e viagem de uma vez só, com visita a construções antigas e visitas guiadas com muita história que ainda terminam em degustação de vinho. Em alguns lugares dá até para experimentar fazer parte da produção. Uma recomendação é conhecer a vinícola Strapazzon, uma das mais antigas com uma videira centenária e que já foi cenário de filme. Se tiver mais tempo para curtir a região, vale visitar a vizinha Garibaldi, a “Champagne brasileira”, e Gramado, destino favorito dos amantes de chocolate, um pouco mais ao lado.

Holambra, SP

Holambra é a Holanda brasileira com flores e moinhos (Créditos: Shutterstock)

Holambra é um pedaço da Holanda no Brasil e a famosa Capital Nacional das Flores. A cidade que fica a 2 horas da capital paulista rende um bom bate e volta de São Paulo para fugir da cidade grande. Ao contrário do que se pode imaginar, Holambra não é bonita apenas como destino de primavera. Tem jardins floridos durante todo o ano na cidade e no outono a grama e as árvores ainda estão verdes para fotos belíssimas. Se der sorte, ainda pode pegar os primeiros brotos de girassol florescendo.

O passeio começa na chegada, com o Portal de Holambra dando boas vindas (e sendo uma boa parada para fotos!). Entrando na cidade você pode fazer uma tour pelos principais campos de flores de Holambra com vários pontos “instagramáveis” para você se encantar pelos aromas e cores. Não dá para deixar de conhecer o Moinho dos Povos Unidos, cartão postal da cidade que transporta você diretamente para a Holanda. Já é bonito de baixo, mas se topar subir pelas escadas ainda terá uma vista singular da cidade. Toda a cidade com casas coloridas, guarda-chuvas pendurados e praças charmosas vão encantar sua mãe.

Salvador, BA

Salvador tem história e praia no mesmo lugar (Créditos: Shutterstock/Samuel Ericksen)

Quem não sabe se escolhe um passeio histórico com um destino com praias paradisíacas vai encontrar os dois em Salvador. A capital baiana é uma das cidades mais antigas do Brasil, com quase 500 anos de história, e por quase metade desse tempo foi capital do país. Em um dia andando pelo Centro Histórico da Cidade você e sua mãe podem conhecer monumentos históricos como o Pelourinho, o Palácio Rio Branco, a Praça da Sé e a Igreja do Bonfim, das fitinhas coloridas, com paradas para comer acarajé e mais pratos da comida baiana. Para ir da parte baixa para a parte alta da cidade, use o tradicional Elevador Lacerda.

Em Salvador a sua mãe estará muito bem servida de destinos com praia. A Praia do Porto da Barra tem animação na areia e tranquilidade na água e fica entre o Forte de Santa Maria e o Forte de São Diogo, que também valem a visita. Não confunda com a Praia do Farol da Barra, que é outra praia igualmente bela, com uma faixa de areia maior e mais sossegada e águas transparentes, mas que sobem com a maré. Em uma das pontas tem o Buraco da Sereia, com lagos naturais entre as pedras para um banho refrescante e tranquilo. E essas são apenas o que duas praias de Salvador tem a oferecer!

Chapada dos Guimarães, MT

Na Chapada dos Guimarães vocês podem fazer trilhas e se refrescar em cachoeiras (Créditos: Shutterstock)

Se a sua mãe gosta de passeios pela natureza, principalmente cachoeiras, ela vai amar uma visita à Chapada dos Guimarães. Em extensão, é uma das maiores cidades do país, principalmente por causa do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A cidade e o parque ficam bem perto de Cuiabá e vocês podem, inclusive, se hospedar na capital mato-grossense de noite e visitar a Chapada de dia para curtir o que ambas tem a oferecer.

Os mais de 3 mil quilômetros quadrados de parque tem 46 sítios arqueológicos, quase 60 nascentes de rios e mais de 450 cachoeiras. Para não se sentir perdido entre tantos lugares para ir, se guie pelas mais famosas e mais fáceis de chegar para aproveitar bem o tempo. A Cachoeirinha é a mais acessível e tem uma faixa de areia que leva até a queda d’água para se refrescar sem medo. A 50 metros dali tem a Cachoeira dos Namorados, com águas igualmente tranquilas. As duas ficam no caminho para a Cachoeira Véu de Noiva, com seus 85 metros de altura. Ela é uma das mais famosas e tem até instalações para fazer um lanche enquanto aprecia esse espetáculo da natureza.

Veja mais:
Essas tendências de viagem para 2024 vão inspirar o roteiro das suas próximas férias; descubra destinos!
Verão sem areia: 8 lugares fantásticos no Brasil para aproveitar o calor longe da praia
Essa é a única cidade brasileira entre os 10 melhores destinos de viagem sustentável

Temas relacionados