• Entrar
  • Cadastrar
Muito sol e água fresca: 10 destinos com praia de norte a sul do Brasil para viajar no verão

Aproveite o sol e o calor para conhecer as melhores praias do litoral brasileiro

Verão é a melhor época do ano para visitar as cidades de praia do Brasil (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Verão no Brasil é um sol para cada um e calor beirando os 40°C na maior parte da estação. Ou seja, é o melhor momento para viajar para uma cidade praieira no litoral brasileiro e dar um mergulho no mar! A gente sabe que viajar em dezembro e janeiro é sempre movimentado por causa das férias escolares, mas isso não quer dizer que não dê para aproveitar uma boa farofa (literal ou não) nessa época do ano. Separe as barracas, o boné e o protetor solar e vem descobrir no TudoGostoso os melhores destinos com praia no Brasil para viajar no verão.

Ilha do Marajó, PA

A Ilha do Marajó é a maior ilha costeira do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo. Isso significa duas coisas. A primeira é que fica perto do continente para fácil acesso e a segunda é que ela é cercada tanto pelo mar quanto pelos rios. As suas praias mais famosas são justamente aquelas que dão não para o oceano, mas para a saída da Baía de Marajó.

A Praia do Pesqueiro fica na cidade de Soure e chama atenção pela maré que sobe muito ao longo do dia e transforma a atração. Na mesma cidade, a Praia da Barra Velha pega a saída do mangue com árvores no meio da faixa de areia. Perto dali, na cidade de Salvaterra, a Praia de Joanes fica um pouco mais para dentro do rio e depende do vento para ter ondas, mas é tranquila e tem boa estrutura de restaurantes próximos.

Aracati, CE

A cidade litorânea de Aracati tem um nome que significa “terra dos bons ventos” e que explica a principal característica das suas praias. A Praia de Canoa Quebrada é a mais famosa da cidade e tem uma grande falésia laranja ao lado que dá uma cor única para a costa.

Por causa dos ventos, é comum ver paraquedistas voando pelos céus ao redor e veleiros no mar saindo de Canoa Quebrada. Para ver todos os cantos desta praia, das dunas às falésias, é recomendado fazer um passeio de buggy. Da Canoa Quebrada, o litoral se divide em outras praias, como a Praia de Majorlândia, a Praia de Quixaba e a Praia Lagoa do Mato.

Tibau do Sul, RN

Tibau do Sul por si só não é uma cidade conhecida por muitos turistas pelo Brasil, a maior fama vai para o conjunto de praias que formam Pipa, uma região badalada do litoral do nordeste. A área concentra praias de todos os tipos e inúmeros resorts para atender todos os turistas.

Tem praia com falésia ou sem, com mais estrutura ou mais isolada, com muitas ondas e vento para esportes radicais ou tranquilas com piscinas naturais para relaxar. Se você for na Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa, pode alugar caiaques e, se der sorte, ver golfinhos, tartarugas e mais vida marinha.

Pipa é conhecida pelas melhores praias e festas do Rio Grande do Norte (Créditos: Shutterstock)

Ipojuca, PE

Ipojuca fica na região metropolitana de Recife e é de fácil acesso vindo da capital pernambucana. A Praia de Muro Alto é uma das mais populares da cidade e por um bom motivo: ela é um paraíso! A água é transparente e tranquila, ótima para nadar, fazer um stand up e levar as crianças para se divertirem nos brinquedões flutuantes.

O nome da praia é por causa de um recife que forma um muro entre o oceano e a orla, bloqueando as ondas e deixando passar água apenas o bastante para curtir o mar tranquilo. Também em Ipojuca fica Porto de Galinhas, uma das praias mais famosas de Pernambuco e repleta de piscinas naturais, trilhas ecológicas e recifes de corais, ideal para ecoturistas aventureiros.

Maragogi, AL

A capital alagoana Maceió já tem praias lindas, mas é Maragogi o paraíso praieiro do estado. Localizado ao norte do Alagoas, quase na divisa com Pernambuco, as praias do Maragogi tem algumas das características comuns desta parte do litoral do nordeste, especialmente as águas cristalinas e os recifes de corais.

Praias como a Praia Xaréi, a Praia de Antunes e a Praia Ponta de Mangue são boas para ficar na areia branca com sombra das árvores do mangue. Mas quem viaja até a cidade precisa fazer um passeio de barco que leva até as Taocas ou Galés de Maragogi. As famosas piscinas naturais ficam entre corais e em alguns pontos dá até para andar nos bancos de areia e nadar com os peixes que vivem no entorno.

Porto Seguro, BA

Porto Seguro é uma cidade costeira tão bonita que parece cenário de filme. Ela se destaca pelas praias paradisíacas que ficam animadas de dia com o sol e de noite com as festas. A Praia de Taperapuã é uma das mais badaladas, a Praia Barramares tem uma mistura entre água do mar e de rio e a Praia do Espelho é famosa por sua beleza mesmo com certa dificuldade para chegar.

Dentro do refúgio que já é a cidade de Porto Seguro fica o distrito de Trancoso, ainda mais isolado e paradisíaco. A vila tem casas simples e poucas construções, com muito espaço tomado pela natureza, ideal para escapar das cidades aceleradas. A Praia Trancoso e a Praia dos Coqueiros ficam justamente na região de Trancoso e são algumas das melhores praias da cidade toda.

Porto Seguro é um verdadeiro paraíso localizado na Bahia (Créditos: Shutterstock)

Búzios, RJ

O Estado do Rio de Janeiro tem destinos de praia de sobra. A própria capital tem praias que são cartão postal do Brasil e mirantes imperdíveis com vistas de tirar o fôlego. Seguindo para o sul, na Costa Verde, tem Paraty e Angra dos Reis, e, no outro sentido, tem a Região dos Lagos com Cabo Frio, Rio das Ostras, Saquarema e Búzios, nossa indicação para essa estação.

Em Búzios o destaque é a variedade de suas praias e a cidade charmosa. Se as ondas da Praia de Geribá são boas para quem curte pegar uma onda, a Praia da Ferradura e a Azeda são tranquilas para mergulhar, nadar e fazer stand up paddle. Mesmo nos dias movimentados você pode curtir um refúgio nas praias mais isoladas como a Praia dos Amores.

Ubatuba, SP

A capital paulista pode ser uma selva de pedra, mas o estado tem cidades praieiras muito buscadas nas férias e como bate e volta de São Paulo. Ubatuba é uma delas, que fica na divisa com o Rio de Janeiro e bem perto de Paraty. A cidade é ótima para visitar se gosta da vida marinha, tanto nos mergulhos no mar perto da Ilha Anchieta quanto no Aquário de Ubatuba e no projeto TAMAR, que promovem o cuidado e preservação das tartarugas marinhas e outros animais.

A Praia Itamambuca e a Praia da Almada são conhecidas pelos surfistas pelas suas ondas fortes. A Praia Grande é a mais movimentada e melhor estruturada com quiosques e serviços e a famosa Praia do Cedro é mais afastada e longe da muvuca. Aproveite para ir à Praça Capricórnio, monumento que marca a linha do trópico de capricórnio no Brasil, lugar privilegiado para receber os primeiros raios de sol do verão.

Ubatuba é um destino de praia que fica bem entre São Paulo e o Rio de Janeiro (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Balneário Camboriú, SC

Viajar para Balneário Camboriú é como ir para outro país. A cidade que já foi chamada de “Dubai brasileira” tem arranha-céus impressionantes, construções de luxo e até o Cristo Luz que lembra o Cristo Redentor carioca. Apesar de uma população relativamente pequena, de pouco mais de 100 mil habitantes, Balneário Camboriú foi feita para receber turistas que podem chegar a 2 milhões de pessoas no verão.

A Praia Central é a de acesso mais fácil por estar bem no centro, onde ficam também os arranha-céus famosos. Saindo do centro você pode ir à Praia das Laranjeiras, de Taquaras, do Pinho e do Estaleirinho. Quanto mais longe, mais tranquilo. Em Balneário Camboriú você pode navegar em navios piratas, andar de roda-gigante à beira da praia e ir ao Parque Unipraias para descer em uma tirolesa por cima das árvores.

Torres, RS

Rio Grande do Sul não é um lugar para ir apenas no inverno ou para ver as decorações de Natal de Gramado. O estado tem a maior praia do mundo que vai até o Uruguai e também tem a cidade de Torres com praias tão belas quanto qualquer lugar do país. As falésias de basalto branco, montanhas altas perto da costa, deram à cidade o nome de torres e podem ser vista de locais como a Praia da Guarita e a Praia de Torres.

Na Praia Grande, o espetáculo fica perto do começo dela, na Praia dos Molhes, onde um farol marca o encontro do oceano com o Rio Mampituba. A Praia da Cal tem uma areia branca e fina com ondas movimentadas boas para nado e surfe. A Prainha, além da areia, tem um gramado que é uma extensão da praia e que leva a uma subida do morro até o Mirante Morro do Farol.

Veja mais:
Onde ir no Réveillon? 10 lugares no Brasil com as melhores festas de Ano-Novo para passar a virada
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?
Viagem de fim de semana: 13 destinos perfeitos para um bate e volta do Rio

Temas relacionados