Para onde você olha nas ruas do Rio de Janeiro você encontra um cartão postal. Uma das melhores maneiras de apreciar essa cidade conhecida pelos polos gastronômicos, botecos, praias, músicas e passeios turísticos é vê-la de cima. Subir no bondinho do Pão de Açúcar e ir até o Cristo Redentor no Corcovado e ver a cidade de lá é uma atração clássica carioca, mas também cara e sempre cheia. Felizmente o Rio de Janeiro tem mirantes de sobra para ver a cidade de vários ângulos diferentes, muitos deles mais tranquilos, fáceis e até mais baratos de ir. Descubra no TudoGostoso os melhores mirantes do Rio de Janeiro e veja a cidade carioca por novos pontos de vista.
Mirante do Parque Dois Irmãos
O Mirante Dois Irmãos que já era bonito ficou ainda melhor depois de uma reforma recente para revitalizar esse recanto pouco conhecido. O Parque Natural de entrada gratuita foi criado junto da conferência da ONU ECO-92 em uma área preservada de Mata Atlântica e tem não um mas quatro mirantes com vista para a orla de Leblon, Ipanema e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além de olhar para o horizonte, esse é um mirante que vale a pena olhar de perto para as esculturas de Oscar Niemeyer, para o jardim colorido com árvores pau-brasil e o ipê roxo, e animais silvestres como tucanos, preguiças e macacos prego. Os mais aventureiros podem subir a trilha fora do parque até o topo do Morro Dois Irmãos.
Mirante do Pasmado
O Mirante do Pasmado fica no morro de mesmo nome, onde também o Parque Yitzhak Rabin e o Museu do Holocausto. É um mirante que não fica muito alto e, por conta disso, é mais fácil de chegar. O espaço é público e gratuito e dá para ir de carro ou subir a pé em um trajeto ligeiramente inclinado e de menos de 10 minutos de caminhada. Tem vários bancos para sentar e apreciar a vista para a orla e os gatos que moram por lá e são bem cuidados por moradores e frequentadores. O mirante é cercado por árvores e flores o que poderia até atrapalhar o visual, mas na verdade só deixa ele mais bonito e aconchegante.
The Maze
O The Maze é um mirante carioca único que tem uma verdadeira experiência artística. Localizado do Catete, a caminhada para subir até lá exige um pouco de esforço, mas ainda é possível chegar em cerca de 20 minutos ou o que for melhor no seu ritmo. Caso prefira, também tem kombis que sobem tranquilamente a comunidade Tavares Bastos e deixam bem perto do The Maze por menos de 5 reais. Chegando lá é necessário pagar entrada no valor de 15 reais e então vai encontrar uma construção com paredes de mosaico formando desenhos coloridos ótimo para tirar fotos e uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar e para a orla de Botafogo.
Parque das Ruínas
O Parque das Ruínas no alto de Santa Teresa é um complexo cultural e histórico com uma vista de 360º bem no meio da cidade. O grande palacete do século 19 é a principal atração do Parque das Ruínas mas também de lá é possível ver a cidade emoldurada pelas suas janelas e paredes vazadas. Chegar lá também é fácil, já que tem tanto ônibus quanto bondinho a partir do Largo da Carioca que deixam bem perto do local e não pede nenhuma subida íngreme. O Parque das Ruínas tem entrada gratuita e é um local ótimo para passar o dia e organizar um piquenique.
Forte Duque de Caxias
O Forte Duque de Caxias, ou Forte do Leme, já foi um posto de observação e hoje é um mirante magnífico com vista ampla que permite ver desde Niterói até os picos da Floresta da Tijuca. A entrada é gratuita e o caminho para subir a pé é de 800m de trilha pavimentada com paralelepípedos e cercada pela natureza. Isso só melhora a experiência e dá uma sensação de estar entrando em um mundo totalmente diferente que se abre ao chegar no ponto mais alto do forte.
Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta fica pertinho de outro cartão postal carioca, mas fácil de chegar e mais em conta por ser gratuito. Praticamente do lado do Corcovado, dá para ver muito bem o Cristo Redentor a partir do famoso heliporto e o Pão de Açúcar pelo charmoso mudo de pedra. Tem estacionamento no local, o que facilita a subida de carro, que é a melhor forma de ir, mas também dá para subir a pé em uma trilha de dificuldade média para os mais experientes nas caminhadas. A dica é ir no nascer ou pôr do sol, quando a vista da cidade fica ainda mais bonita.
Vista Chinesa
A Vista Chinesa fica dentro do grande complexo do Parque Nacional da Tijuca, o mesmo que também fica o Corcovado. O bom disso é que dá para chegar a partir de vários caminhos. Saindo da Zona Sul, deve seguir pela Rua Pacheco Leão no Jardim Botânico. Partindo da Zona Norte ou Oeste deve ir pelo Alto da Boa Vista, sempre em direção ao Horto. Dentro do parque é possível seguir a pé pelas estradas e trilhas com placas que levam até o mirante da Vista Chinesa. O mirante tem este nome por causa do pagode oriental construído em homenagem aos imigrantes chineses. O lugar é tranquilo, não paga nada para entrar e a vista pega a Lagoa, o Cristo Redentor e o resto da Floresta da Tijuca.
Pedra Bonita
O mirante da Pedra Bonita fica no bairro de Itanhangá na mesma área do Parque Nacional da Tijuca de points como a Vista Chinesa e a Pedra da Gávea. A Pedra Bonita tem um mirante com vista principalmente para a própria Pedra da Gávea, a Praia de São Conrado e a Barra da Tijuca. Mas o local é principalmente frequentado por praticantes de asa-delta que saem de lá e voam pelo litoral da cidade. Em dias de boas condições climáticas você pode ver de perto a partida de asas-deltas coloridas e tirar fotos da paisagem com elas colorindo o céu. A entrada é gratuita e o acesso é fácil, dá para ir de carro até perto e depois subir uma trilha até a área de voo. No caminho, não deixe de passar no Mirante das Canoas.
Veja mais:
Rio de Janeiro é o maior polo gastronômico do Brasil: tem boteco, comida de rua e restaurantes sofisticados. Veja onde comer!
Essa é a única cidade brasileira entre os 10 melhores destinos de viagem sustentável
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?