• Entrar
  • Cadastrar
8 cidades floridas no Brasil para conhecer na primavera: é uma mais bonita do que a outra!

Aproveite a estação mais colorida do ano para ver campos inteiros de flores desabrocharem

Holambra tem diversas fazendas de flores para visitar na primavera (Créditos: Shutterstock)

Cada estação do ano tem seu charme e a primavera é com certeza a mais vibrante de todas. A época em que as árvores geram folhas novas e brilhantes e os botões de flores desabrocham em suas muitas cores e aromas que deixam as aventuras pela natureza ainda mais belas. Quem pode viajar nessa época do ano consegue não apenas fugir da alta temporada nos principais destinos turísticos pelo Brasil como também tem a oportunidade de conhecer lugares no país que ganham novos tons e cores nessa estação. Para escolher onde ir, confira no TudoGostoso os destinos brasileiros mais floridos para visitar durante a primavera.

Holambra, SP

A cidade paulista com nome que une Holanda, América e Brasil não podia ser outra coisa senão colorida. A colônia holandesa que se instalou na região trouxe consigo partes da cidade europeia para o nosso Brasil tropical e a mistura deu muito certo. Os moinhos de vento e as casas coloridas juntinhas são points perfeitos para tirar fotos. Mas o principal charme dessa cidade que é perfeita para um bate e volta de São Paulo são as fazendas de flores que ficam ainda mais bonitas durante a primavera. Os girassóis estão em época de colheita e muitas outras flores como rosas e lavandas estão em sua melhor forma. Além da paisagem ficar mais bonita, alguns campos abrem para visitação para andar em verdadeiros caminhos de flores.

Nova Petrópolis, RS

Nova Petrópolis é uma cidade que fica no meio da serra gaúcha e pertinho de Gramado. Se você acha que a região só serve como destino de inverno, vai mudar de ideia quando conhecer Nova Petrópolis, conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. A cidade construída por imigrantes alemães tem até um lugar chamado Praça das Flores que recebeu esse nome informalmente por causa dos seus jardins. Cada canteiro é coberto com uma cor de flor que forma tapetes imensos em cores como rosa, amarelo, branco e mais. Lá também fica o labirinto verde, uma estrutura circular com arbustos que desenham caminhos em um labirinto interativo que vira uma brincadeira bem divertida.

Curitiba, PR

A capital paranaense é uma metrópole florida com mais de 30 parques e campos de flores. O Jardim Botânico é sem dúvidas a principal atração da cidade nesta época do ano. A área arborizada tem tapetes de flores, a estufa icônica, milhares de petúnias e o Jardim das Sensações com plantas que podem ser tocadas e cheiradas livremente. O Parque Barigui é outro local que vale o passeio pelo gramado cercado por flores como bromélias, mirtas e orquídeas. Um dos motivos da cidade ser tão florida é por causa dos Jardins de Mel, um projeto que colocou colmeias de abelhas nativas e sem ferrão em pontos estratégicos, incluindo o Jardim Botânico, os parques Barigui e Tingui, a Praça Osório e mais.

O Jardim Botânico de Curitiba fica ainda mais bonito durante a estação das flores (Créditos: Shutterstock)

Brumadinho, MG

É em Brumadinho que fica Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, com esculturas e obras de arte monumentais espalhados em um caminho ao redor de um lago. O espaço cercado pela natureza não só tem artes criadas por humanos, mas também obras naturais em formas de jardins, árvores e flores que se destacam principalmente na primavera. Assim, mesmo quem já visitou Inhotim uma vez em outra época do ano vai encontrar um novo ponto de vista se for durante a primavera. Em Brumadinho ainda existem trilhas e passeios mais radicais que você pode curtir mais nessa época do ano com temperaturas mais amenas e começando a esquentar.

Gravatá, PE

Gravatá é o principal destino no Nordeste quando falamos de bons lugares para ir na primavera. A cidade apelidada de Suíça nordestina é a maior produtora de flores tropicais de toda a região Nordeste e Norte juntas. Gravatá tem rotatividade de espécies de flores para ter plantações e colheitas em todas as semanas e estações, mas sem dúvidas a primavera é a melhor época para uma visita. O clima na região nesse período do ano é bem agradável, já que não é tão quente quanto a capital pernambucana no litoral. Para consagrar a fama das flores da cidade, todo ano acontece o Tardes no Polo, uma feira de exposição e venda de flores em barraquinhas, acompanhada de muita música e show no palco.

Joinville, SC

Joinville é considerada a Cidade das Flores em Santa Catarina. A diversidade ambiental com a mistura de flores nativas da localização geográfica com as sementes trazidas por muitos grupos de imigrantes europeus criou um jardim único e variado na cidade. Com isso, Joinville acabou se tornando famosa por causa da produção de flores ornamentais que podem ser vistas em todo o ano. O principal ponto turístico durante a primavera é o Parque dos Hemerocallis que, entre as muitas flores, tem um jardim de girassóis com mais de 18 mil deles. É nessa época também que acontece a Festa das Flores, evento com mais de 80 anos de história que é patrimônio de Santa Catarina com exposição, venda, cursos e workshops sobre plantio e comercialização de flores.

Joinville tem até um festival quase centenário para as flores (Créditos: Shutterstock)

Manaus, AM

É claro que a capital amazonense, no centro desse bioma tão importante para o planeta, entraria na lista de lugares para visitar na primavera. Além dos passeios de barco pelo Rio Negro e o Rio Amazonas, a cidade tem parques ecológicos que ficam nas melhores condições nessa época do ano. O Parque Ecológico Janauari tem lagos com vitórias-régias, pontes de madeira entre plantas e animais em seu habitat natural. O Parque Jeferson Peres é mais urbanizado e fica perto do Palácio Rio Negro, mas tem canteiros de flores belíssimos que cercam o chafariz.

Cunha, SP

Cunha é um refúgio com charme europeu em São Paulo e perto de Paraty e uma de suas principais atrações turísticas são as lavandas. A cidade tem duas fazendas de lavanda, sendo um deles considerado o maior campo de lavanda do estado paulista. No Lavandário, além de andar perto das flores, dá para experimentar vários sabores de sorvete com lavanda. O Contemplário é um pouco menor, mas é perfeito para relaxar vendo as lavandas do deque do chalé próximo tomando um café ou vinho. Também dá para comprar uma grande variedade de produtos feitos com as lavandas locais, desde sabonetes e perfumes até doces.

Veja mais:
10 destinos no Brasil para aproveitar o feriadão de Dia das Crianças e viajar com a família
Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida e viajar nas histórias das vinícolas
Dica de viagem: descubra restaurantes brasileiros entre os melhores do mundo e veja onde ir para um jantar romântico ou uma refeição em família

Temas relacionados