• Entrar
  • Cadastrar
Dica de viagem: descubra restaurantes brasileiros entre os melhores do mundo e veja onde ir para um jantar romântico ou uma refeição em família

Veja os restaurantes pelo Brasil que estão entre os melhores de todo o mundo segundo avaliação pública

Comida caseira, fondue de leite em pó, massa com flocos de ouro, tem de tudo na lista dos melhores restaurantes (Créditos: Reprodução Instagram)

Provando mais uma vez o valor da comida brasileira, cinco restaurantes locais entraram em listas dos melhores do mundo do Tripadvisor, famoso site de viagem. O prêmio Travellers’ Choice é dado aos melhores em categorias de hotéis, restaurantes, passeios e até praias mais bonitas, de acordo com avaliações dos usuários. Tem quem goste de ir nos restaurantes brasileiros com estrela Michelin, mas tem quem prefira indicação de “gente como a gente” para escolher onde ir. Para essas pessoas, as listas do Travellers’ Choice são perfeitas para escolher o próximo lugar para comer fora no Brasil. Descubra no TudoGostoso que brasileiros entraram nas seleções de melhores restaurantes para a família e de jantar romântico.

Como o Tripadvisor escolhe os melhores do mundo?

O Travellers’ Choice se baseia nas avaliações de usuários nos últimos 12 meses no próprio site para selecionar os melhores do mundo. Além de selecionar aqueles com maior nota, o prêmio leva em consideração volume de avaliações e critérios próprios de confiança e segurança para garantir que a classificação é justa. No fim, só 1% dos mais de 8 milhões de estabelecimentos consegue chegar entre os melhores dos melhores do site.

Os rankings também são separados em categorias especiais. Dentro da parte dos restaurantes, tem categoria de restaurantes finos, para a família, com lanches rápidos, casuais, românticos, tesouros escondidos e vegetarianos. Tem tanto seleções do mundo todo quanto algumas locais em países específicos como Estados Unidos e Itália. Cada lista tem 20 restaurantes. O Brasil aparece com 5 estabelecimentos no top 10 de duas listas, de jantar romântico com dois restaurantes e de familiares com três locais.

Quais são os melhores restaurantes para um jantar romântico?

Para quem quer sair para comer à noite em uma refeição à dois, o Travellers’ Choice tem dois brasileiros no ranking. O melhor colocado é o Alameda Suíça, restaurante da cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, que aparece em 4º lugar. O estabelecimento abriu em 2021 com ambiente aconchegante e um menu inspirado pela comida europeia. Massas e fondue fazem parte do cardápio junto com pratos bem brasileiros como bolinho de feijoada e picanha. O Alameda Suíça tem a nota máxima de 5 pontos com 1015 avaliações e as avaliações elogiam a comida saborosa, o ambiente sofisticado e o atendimento cordial.

Em 6º lugar na lista está o Restaurante Pontremoli, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, pertinho de Cunha. O local tem uma entrada que parece levar para outra parte do planeta com um arco através da parede de plantas e placa em italiano que apresenta o estilo de comida servida por lá. O Restaurante Pontremoli segue o conceito de Slow Food, com pratos com ingredientes frescos de hortas próprias e um cuidado com a comida. A nota 5 é mantida por 3335 avaliações que elogiam o clima romântico, a comida saborosa da entrada à sobremesa e o serviço de ponta.

Quais são os melhores restaurantes para levar a família?

Na categoria de restaurantes familiares para levar pais, cônjuges, filhos, primos e a galera toda, o Brasil ocupa três lugares do top 10, único país com mais de dois representantes da lista. Logo em 2º lugar está a Pizzaria da Vila, em Aquiraz, no Ceará. O restaurante fica mais especificamente em um dos principais destinos brasileiros para levar as crianças, o Beach Park. A pizzaria com massa artesanal tem desde sabores clássicos aos que valorizam os ingredientes regionais, como a pizza de carne de sol e o calzone de caranguejo à burrata. A nota 5 com 1015 avaliações elogia o sabor das pizzas, o ambiente do jardim e os preços acessíveis mesmo dentro de um parque famoso.


Logo abaixo, em 3º lugar, está a Casa do Tempero em Penha, Santa Catarina. O restaurante tem comida inspirada pelos Açores portugueses, é referência em frutos do mar e tem um estilo bem caseiro com a comida bem servida em travessas ovais de inox. O restaurante Casa do Tempero mantém uma nota média de 5 com 1341 avaliações com comentários sobre a boa comida com sabor bem local e o ambiente aconchegante com uma belíssima vista para o mar, ainda mais durante o pôr do sol.

Para fechar, em 10º lugar mundial está o Restaurante Edu, na cidade de Governador Celso Ramos, também em Santa Catarina. Por ser uma cidade localizada bem no litoral do estado, não é surpresa que os peixes e frutos do mar ocupem boa parte do cardápio do restaurante que fica na costa de frente para o mar. O camarão a milanesa é uma boa pedida para dividir com a família já que ainda acompanha batata, pirão, arroz e salada. A fartura e o tempero são os principais elogios dos clientes deste restaurante simples, mas de qualidade com nota 5 em 337 avaliações.

Veja mais:
Tudo sobre os 6 restaurantes brasileiros que estão na lista dos 100 melhores do mundo
Restaurante de São Paulo é o único brasileiro entre os 50 melhores do mundo
Rio de Janeiro é o maior polo gastronômico do Brasil: tem boteco, comida de rua e restaurantes sofisticados. Veja onde comer!

Temas relacionados