• Entrar
  • Cadastrar
Menor restaurante do mundo serve apenas duas pessoas por vez: veja onde fica e quanto custa essa extravagante refeição

Esse restaurante na Itália tem apenas uma mesa e foi feito para jantares românticos e exclusivos

Menor restaurante do mundo serve apenas duas pessoas por vez: veja onde fica e quanto custa essa extravagante refeição

Com apenas uma mesa, o restaurante italiano Solo per due atende apenas um casal por vez (Créditos: Divulgação/Solo per due)

Quanto mais o restaurante cresce, mais bem sucedido ele é? Um restaurante da Itália que funciona há mais de 30 anos parece ir contra essa ideia. Em vez de servir dezenas de pessoas a todo momento, ele serve apenas duas. O restaurante Solo per due se denomina o menor restaurante de alta gastronomia do mundo pelo tamanho do seu atendimento. O próprio nome dele significa “só para dois” em italiano. Já pensou em fazer um jantar romântico com esse nível de exclusividade? Descubra no TudoGostoso onde fica, quanto custa, o que comer e mais curiosidades deste pequeno e extravagante restaurante italiano.

Onde fica o menor restaurante do mundo?

O restaurante Solo per due fica na Itália, especificamente em Vacone, uma pequena comuna em Rieti, na Itália. Até a vila onde o restaurante fica é minúscula: o território da comuna é uma área de apenas 9 km² onde moram menos de 300 pessoas. Apesar de relativamente isolada, Vacone fica bem perto da capital italiana, Roma. São apenas 70 km de distância, que dá uma viagem de pouco mais de uma hora para chegar. Por causa da localização afastada, o restaurante tem uma vista belíssima das plantações de oliveiras, do vale de vinhedos e das montanhas.

Qual o tamanho do restaurante?

O Solo per due é um restaurante feito para atender duas pessoas. Mesmo com espaço para incluir algumas poucas mesas a mais, eles priorizam o atendimento exclusivo com mais conforto. O restaurante é montado em uma antiga casa na montanha e o salão interno para refeições tem 46 m², com uma mesa para dois no centro e rodeado de decorações antigas bem italianas como esculturas, cortinas pesadas e candelabros. Enquanto espera a comida, dá para sentar nas confortáveis poltronas vermelhas ao lado da lareira.

Além da área interna do pequeno restaurante, o Solo per due tem um jardim florido com palmeiras de várias partes do mundo e resquícios arqueológicos de construções de pedra que são vestígios de uma vila romana da antiguidade. Lá tem ainda uma segunda mesa que o cliente da vez pode escolher ficar, sendo mais indicado para comer aproveitando a vista nos dias de sol do verão.

Como alternativa para a mesa no salão interior, em dias de sol é possível optar por comer na mesa externa com vista para a vila (Créditos: Divulgação/Solo per due)

Como alternativa para a mesa no salão interior, em dias de sol é possível optar por comer na mesa externa com vista para a vila (Créditos: Divulgação/Solo per due)

O que comer no restaurante Solo per due?

O Solo per due não tem cardápio e muito menos um buffet. Como eles atendem com exclusividade, os pratos são combinados com antecedência mínima de sete dias. O próprio cliente que reserva a ida ao restaurante define o que será servido na entrada, no prato principal, na sobremesa e qual será a bebida. Os pedidos mais comuns são receitas clássicas da comida italiana que seguem as regras da culinária local, como ravióli, ostras, carpaccio e tiramisù.

Os pratos podem ser personalizados para ficarem ainda mais românticos, como ravióli ou bombons de chocolate em formato de coração. Também é possível pedir para escrever o nome do casal ou uma mensagem especial - quem sabe até um pedido de casamento - na cobertura da sobremesa.

Quanto custa comer no Solo per due?

O Solo per due não tem fila e a visita deve ser reservada por telefone. E, com uma refeição tão individualizada, não tem jeito, essa comida pesa no bolso. Para reservar a mesa no Solo per due é preciso pagar 500 euros, equivalente a cerca de 2.700 reais na cotação atual. Esse valor inclui almoço ou jantar para até duas pessoas com o menu escolhido e dá direito a escolher a decoração floral, a música de fundo e outros pedidos, como cartões escritos à mão. Não é à toa que os donos do restaurante definem o Solo per due não como um restaurante mas como uma experiência singular para casais em ocasiões especiais.

Bebidas e vinhos italianos geralmente também entram no valor, exceto se optar por champagne e vinhos finos de custo mais elevado. Nesse caso eles devem ser pagos à parte. Certas flores extras também podem gerar custos adicionais. Para tornar a experiência ainda melhor, o Solo per due oferece outros serviços, como fogos de artifício personalizados e transporte de e até Roma. Eles até se dispõem a indicar hospedagens para quem quer ficar a noite. Para conferir o valor de tudo isso é preciso negociar direto com o próprio restaurante durante a reserva.

Veja mais:
O molho à bolonhesa não é mais o mesmo! Itália muda receita original após 40 anos e deixa o preparo mais fácil
Essa receita infartaria um italiano, mas é perfeita para os brasileiros. Vem amassar com o TudoGostoso!
Pratos típicos pelo mundo: saiba mais sobre a comida italiana

Temas relacionados