
Quais desses erros você comete na hora de cozinhar comida italiana? (Créditos: Shutterstock)
Não é de hoje que os italianos são muito particulares quando o assunto é comida italiana, principalmente macarrão. Para eles, esse alimento é tão sagrado que existem muitas regras no país para o preparo adequado de cada molho e cada massa. Porém, o que as pessoas fazem fora da Itália na hora de preparar macarrão pode deixar os italianos de cabelo em pé! Confira a seguir 5 erros no preparo de comida italiana. A gente aposta que você comete pelo menos um deles!
Regra de comida dos italianos: qual desses erros você sempre comete?
1. Queijo onde não deve
Com certeza você sabe que os italianos adoram queijo nas massas, não é mesmo? Afinal, nada como uma massa carbonara ou um cacio pepe tradicional, com bastante queijo. Apesar desse amor todo, você sabia que os italianos são muito particulares com o queijo nas massas? Isso porque existem algumas regras que nem todo mundo sabe, como é o caso de não colocar queijo em pratos com peixes e frutos do mar. Isso mesmo, os italianos abominam essa combinação!
Por isso, se você quer comer massas como um autêntico italiano, pode tirar o queijo do cardápio quando o assunto for receitas como espaguete a putanesca, por exemplo, que é feito com anchovas e pode ser até usado atum no preparo.
2. Colher para comer massas longa
Você já deve ter visto e ouvido por aí que algumas massas longas como espaguete e talharim podem ser comidas usando a colher de apoio para enrolar no garfo. Apesar de parecer até chique e sofisticado, esse hábito não existe na Itália! Por lá, os italianos enrolam o macarrão apenas no garfo, então pode aposentar sua colher para comer como um verdadeiro italiano!
3. Cortar macarrão
Meu Deus! Nem pensar em cortar macarrão, ou até mesmo quebrar a massa crua na hora de cozinhar. Isso é um verdadeiro crime culinário! Para a Itália, as massas devem ser servidas inteiras e devem ser comidas assim: no caso de massas curtas, espetando o garfo; no caso de massas longas, enrolando no garfo. Não tem por que sair cortando massa por aí!
4. Massa separada do molho
Quem gosta de preparar as refeições da semana com antecedência sabe que um dos melhores truques para o macarrão não virar uma massaroca é guardar a massa pronta separada do molho, e misturá-los apenas na hora de servir. Porém, para os italianos, isso é um verdadeiro absurdo! O macarrão deve ser finalizado no fogo junto com o molho, para que eles se misturem e virem um só. Por isso, o ideal é preparar apenas o necessário para comer na hora.
5. Cada massa tem um molho
Por último mas não menos importante temos a regra de cada massa, um molho. Se você acha que pode sair por aí fazendo o que quiser, está muito enganado! Para os italianos, cada tipo de massa tem tipos de molho que melhor se adequam, como é o caso da carbonara, que deve ser feita com espaguete. Se você quer ofender um italiano, basta servir o molho errado para cada tipo de macarrão!
Veja mais:
Receita de macarrão pomodoro fácil e gostoso: veja como fazer o molho de tomate perfeito para a sua massa!
Quanto tempo macarrão cozinha? Descubra de uma vez por todas e não erre mais no preparo