• Entrar
  • Cadastrar
Verdade vem à tona: esse é o segredo de chef para preparar o macarrão perfeito igual aos restaurantes italianos

Quer preparar um macarrão igual os italianos? O TudoGostoso trouxe todos os passos que os chefs de cozinha especializados seguem para deixar suas massas perfeitas. 

Veja como preparar o macarrão igual aos italianos. (créditos: Shutterstock)

O macarrão é conhecido por ser um dos pratos mais fáceis de fazer. De fato, seu preparo é rápido, prático e não exige que você tenha tanta habilidade com a cozinha. Inclusive, a massa tem fama de refeição de preguiçoso e acaba sendo uma mão na roda naqueles dias em que não temos tempo de cozinhar algo mais elaborado.

Mas apesar de ser uma receita simples, muitas pessoas ainda têm dificuldade de acertar no ponto do macarrão. Além disso, existem alguns segredos que ajudam a deixar a massa ainda mais saborosa. Pensando nisso, o TudoGostoso separou algumas dicas de chef para preparar o macarrão perfeito igual aos servidos nos restaurantes na Itália. Confira!

Como fazer o macarrão perfeito: dicas de chef para não errar na hora de preparar a massa

Quanto mais água melhor

O primeiro segredo dos chefs para o macarrão ficar bom é não economizar na água do cozimento. Quanto mais água na panela, menores são as chances da massa grudar, principalmente aquelas com formato longo e fino, como o espaguete, talharim e linguine. A proporção correta é de 1 litro de água para cada 100g de massa. Por isso, utilize uma panela bem grande.

Espere a água ferver para colocar a massa na panela

A melhor hora para colocar o macarrão na panela é quando a água estiver fervendo. Sendo assim, nada de colocar a massa com a água fria ou morna. Além de demorar mais para cozinhar, faz com que o macarrão fique grudado. Isso acontece porque a temperatura fria solta o amido da massa, fazendo com que fique tudo grudado. Também é importante esperar a água ferver para acrescentar o sal.

Cozinhe o macarrão na água salgada

Outra dica essencial para o macarrão não grudar é colocar bastante sal na água do cozimento. Não fique com medo da massa ficar salgada, o ingrediente não interfere tanto no sabor. Aliás, uma das principais recomendações dos italianos para o macarrão perfeito é justamente cozinhá-lo em água salgada. Para eles, a medida ideal é de 1 e 1/2 colher de sopa para cada 1/2 kg de macarrão.

Pode mexer a massa sem medo

Não tenha medo de mexer a massa enquanto ela cozinha. A ideia de que isso faz com que o macarrão grude é falsa. Inclusive, mexer os fios durante o cozimento ajuda a deixar eles sequinhos. Você só precisa ter cuidado para não quebrar a massa.

Não coloque óleo na água do cozimento

Colocar óleo na água de cozimento é um dos maiores pecados na hora de preparar o macarrão. Quem fala isso são os próprios italianos. Tem um motivo por trás disso. O ingrediente atrapalha a aderência do molho e ainda deixa a massa oleosa e pesada.

Regue o macarrão com azeite após escorrer

Assim que escorrer o macarrão, regue a massa com um pouco de azeite quando ela ainda estiver quente. Isso evita que os fios se grudem um no outro. A dica vale também para massas como ravioli, penne, farfalle, tortellini, entre outros. Depois, é só mexer que o macarrão ficará perfeito.

Não espere a massa esfriar para acrescentar o molho

Despeje o molho na massa assim que ela sair da água. Quanto mais quente o macarrão estiver, maior será a aderência ao molho - o que também ajuda a deixar o prato mais gostoso. Na dúvida de que molho preparar para a sua massa, fica a dica dos italianos: massas delicadas combinam com molhos delicados, enquanto massas robustas caem bem com molhos mais densos. Siga essa regra e o seu macarrão ficará tão perfeito quanto os servidos nos restaurantes italianos.

Vai preparar a própria massa? Esse ingrediente faz toda a diferença

A maioria das pessoas preparam macarrão com a massa pronta do supermercado. Mas lá na Itália o costume é preparar a própria massa. Uma curiosidade é que eles gostam de usar o ovo caipira na receita. A justificativa é que o ingrediente deixa a massa mais saborosa. Outra dica é usar 1 ovo para cada 100g de farinha. Não se esqueça de sovar bem por, pelo menos, uns 10 minutos. Depois, é só deixar descansar, sempre coberta por um pano, por no mínimo 30 minutos antes de abrir e cortar.

Veja também:

Receitas de ravióli: 40 opções com recheios e molhos incríveis
Quase ninguém sabe, mas essa é a técnica perfeita para deixar o macarrão soltinho

Temas relacionados