Se você acompanha os virais de culinária na internet, certamente já deve ter se deparado com o espaguete à assassina (spaghetti all’assassina). O prato nada mais é do que um macarrão cozido diretamente no molho de tomate. A receita foi criada por acidente pelo cozinheiro italiano Enzo Francavilla que, após chegar bêbado em casa, pôs o espaguete para cozinhar diretamente na frigideira em fogo alto sem água e com bastante pimenta. O que era para ser um desastre acabou resultando em uma massa crocante e muito saborosa.
A receita deu tão certo que o chef fez questão de incluir o prato no cardápio do seu restaurante na cidade de Bari, na Itália. Não demorou muito para o espaguete à assassina virar uma febre no país e nas redes sociais como Tik Tok e Instagram. Claro que o TudoGostoso foi tentar descobrir o que tem de tão incrível nesse macarrão com nome inusitado. Depois de experimentar, podemos garantir que o resultado é surpreendente.
Ficou curioso para saber mais sobre o prato? Confira o passo a passo dessa receita matadora.
Receita de espaguete à assassina: veja como preparar o macarrão crocante e picante febre no TikTok
Ingredientes:
- 1 lata de tomates pelados
- A mesma medida em água
- Extrato de tomate
- 1 colher (chá) de sal
- 1 ramo de manjericão
- ½ cebola branca média
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho
- Pimenta calabresa a gosto
- 500 g de espaguete
Modo de preparo:
- O que diferencia o espaguete à assassina de outras massas é o modo de preparo. Ao invés de cozinhar o macarrão em água fervente, ele é preparado diretamente no molho de tomate em uma frigideira larga ou em uma panela de ferro.
- Em um liquidificador, bata os tomates, o extrato, a água e o sal até obter uma mistura homogênea. Transfira o conteúdo para uma panela, acrescente a pimenta e cozinhe tudo por alguns minutos até obter a consistência de um molho de tomate.
- Em uma frigideira larga, refogue o alho e a cebola no azeite. Em seguida, coloque as folhas de manjericão e deixe cozinhar por um tempo.
- Acrescente o espaguete cru e deixe fritar por uns minutos. Depois, junte uma parte do molho de tomate. Não mexa o macarrão. O ideal é que a massa pegue no fundo da panela e fique levemente tostada.
- Quando o caldo estiver secando, vire a massa com muito cuidado e despeje o restante do molho.
- Deixe o macarrão cozinhar no molho até que a massa esteja crocante. O espaguete precisa ficar bem cozinhado, mas não muito macio.
- Depois de pronto, sirva o macarrão com queijo ralado ou croutons.
Espaguete à assassina: entenda origem do nome do macarrão
O espaguete à assassina recebe esse nome por conta do seu sabor muito picante. Segundo Enzo, ao apresentar o prato para os seus clientes, eles se surpreenderam com a ardência e exclamaram “Você tentou nos matar?”. Embora essa picância seja uma das características da refeição, você pode preparar o macarrão com menos pimenta ou até mesmo sem a especiaria. O espaguete à assassina, na verdade, é mais sobre a técnica de cozinhar a massa do que uma receita padrão. Portanto, sinta-se livre para acrescentar ou retirar os temperos e ingredientes de acordo com seus gostos pessoais.
Veja também:
Perfeito para o almoço de domingo: receita de macarrão gratinado para uma refeição prática e saborosa
Como fazer macarrão ao alho e óleo do jeito certo? Chefs de cozinha usam esta técnica