Macarrão ao alho e olho é um prato perfeito para um almoço ou jantar rápido. Apesar de ser uma receita simples e bem prática, muitas pessoas ainda enfrentam um pouco de dificuldade na hora de preparar a massa. Uma das principais reclamações é que o macarrão fica grudento depois de pronto, deixando a refeição menos apetitosa. Mas com essas dicas de chef que vamos te ensinar, é possível acertar o ponto da receita e deixar a massa bem soltinha e saborosa.
Veja a seguir como preparar o macarrão alho e óleo perfeito e digno dos melhores restaurantes.
Saiba qual é o truque dos chefs para o macarrão ao alho e óleo do jeito certo
O primeiro cuidado dos chefs para o macarrão ficar perfeito é cozinhar a massa até ficar al dente, ou seja, nem muito dura nem muito macia. Para chegar a esse ponto, basta seguir as recomendações da embalagem. Normalmente, o tempo sugerido pelo fabricante já é o suficiente para deixar a massa bem cozida.
Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para refogar o alho no óleo. Aqui vai mais uma dica infalível. Use sempre o fogo baixo nesse processo, jamais o fogo alto. O óleo esquenta muito rápido e pode fazer com que o alho queime e fique amargo. Para o prato ficar saboroso, o ingrediente deve estar bem frito, dourado e crocante. Portanto, quando o alho começar a ficar murcho e com aquele cheirinho especial, desligue o fogo imediatamente.
Por fim, quando a massa estiver pronta, coloque uma concha da água do macarrão na frigideira e acrescente a massa. O amido do macarrão faz com que o óleo e a água se liguem, formando um caldo que ajuda a deixar a massa mais soltinha. Esse truque também é o ponto chave para o prato ficar perfeito.
Por fim, é só misturar tudo até os ingredientes incorporarem. Outra dica que faz bastante diferença é usar uma frigideira grande que caiba toda a massa. Assim, você consegue espalhar bem o macarrão para que ele não fique grudento.
Como saber se o macarrão está al dente?
A expressão macarrão al dente (ou ao dente) nada mais é do que dizer que a massa está no ponto, ou seja, ele está macio sem ficar muito mole. Dessa forma, a massa não desmancha na boca e pode ser sentida nos dentes quando mastigada, o que segundo os italianos, melhora a experiência de degustar massas. Para chegar ao ponto ideal, o segredo está na proporção de macarrão para água.
A recomendação para deixar o macarrão ao dente é utilizar 1 litro de água para cada 100g de massa. Essa proporção permite que a massa cozinhe bem sem ficar mole demais. Para saber se o macarrão está no ponto certo, pegue um fio e corte-o ao meio. Se o centro estiver esbranquiçado, deixe cozinhar mais um pouquinho até ficar com uma cor uniforme.
Veja também:
Macarrão: como acertar na quantidade desse delicioso prato
As principais receitas que você precisa saber fazer