• Entrar
  • Cadastrar
“Nunca se coloca óleo na água do macarrão”: aqui está o segredo de Paola Carosella para cozinhar a massa sem grudar

Tem gente que colocar óleo na água do macarrão para evitar que ele grude, mas a chef renomada dá bronca e explica a forma correta de fazer

“Nunca se coloca óleo na água do macarrão”: aqui está o segredo de Paola Carosella para cozinhar a massa sem grudar

Paola Carosella explica como não fazer a massa grudar sem precisar adicionar óleo (Créditos: Shutterstock e Reprodução/Paola Carosella)

Fazer uma receita de macarrão pode ser muito simples, especialmente se já tivermos em mãos a massa pronta. Mas isso não quer dizer que é um preparo livre de erros. Na verdade, um hábito comum que muita gente faz é colocar óleo na água do cozimento, mas esse é um erro grave ao preparar macarrão! Quem faz isso afirma que é para a massa não grudar, mas a maioria dos chefs por aí vai contestar esse “truque”, inclusive a ex-jurada do MasterChef Brasil e cozinheira Paola Carosella.

Em um vídeo nas suas redes sociais ela foi categórica e não poupou palavras: “nunca se coloca óleo na água do macarrão. Jamais, na vida”. Mas qual seria o grande problema e como evitar a massa grudada então? O TudoGostoso explica porque nunca deve colocar óleo ao cozinhar macarrão e ainda compartilha as dicas de chef para que a massa nunca mais grude!

Por que não se deve colocar óleo na água do macarrão?

Para começar, é sempre bom reforçar que água e óleo não se misturam. É por causa disso que deve sempre ter cuidado ao fazer fritura em óleo para não cair água, caso contrário pode até ter risco de explosão. No caso quando falamos de uma panela com água quente e um fio de óleo ou azeite o risco é bem menor, mas o problema de não se misturarem continua.

Ao cozinhar macarrão em uma panela com água e um pouco de óleo que seja, essa oleosidade que impede a massa de grudar também fica nela mesmo após escorrer. Isso afeta a textura e aderência da massa, que fica mais “escorregadia” e, com isso, o molho não gruda tão bem. O resultado é um macarrão que parece oleoso e aguado com o molho escorrendo a cada garfada. Mesmo a receita mais refinada e saborosa pode acabar sem graça por esse simples detalhe nessa experiência.

Como fazer para o macarrão não grudar no cozimento?

Mas como fazer então para a massa não grudar enquanto cozinha? O segredo é mais simples do que parece: colocar bastante água! Segundo Paola Carosella, o macarrão gruda quando tem pouca água na panela. Quando a água ferve por completo, formando bastante bolha, ela fica se movimentando o tempo todo. E esse movimento do líquido também “mexe” a massa, evitando que ela fique parada por muito tempo e, com isso, acabe grudando.

Por isso que se cozinha macarrão em bastante água. A proporção ideal é de 1 litro de água para cada 100 gramas de massa crua. Ou seja, se quiser cozinhar uma porção grande, você vai precisar de uma baita panela para preparar tudo. Uma alternativa para quem tem família grande é cozinhar em etapas, um pouco de massa por vez de acordo com a capacidade da sua panela. Pode dar mais trabalho, mas como bastam alguns minutos para fazer macarrão al dente, não é um processo demorado e assim você garante uma massa soltinha e com textura perfeita para o molho.

Veja mais:
Essa é a dica da Paola Carosella para tirar a acidez do tomate: você nunca mais vai errar no preparo!
Não escorra a água de cozimento do macarrão na pia: isso é o que você deve fazer com esse líquido que vale ouro
Verdade vem à tona: esse é o segredo de chef para preparar o macarrão perfeito igual aos restaurantes italianos

Temas relacionados