É difícil achar uma casa brasileira que não prepare uma boa receita de macarrão de vez em quando. Na maioria das vezes, seguimos a praticidade de preparar o prato usando massa seca, daquela pronta vendida no mercado, caprichando no molho de macarrão. Mas fazer massa fresca caseira uma vez ou outra não apenas é ótimo para melhorar as suas habilidades culinárias como ainda pode comer macarrão com um novo sabor e textura.
Fazer massa caseira não é tão difícil quanto parece e só precisa de 3 ingredientes, muito parecido com o macarrão do mercado. Mas o que muita gente esquece é que tem uma diferença entre a massa fresca e a seca na textura e também na hora de cozinhá-las. Saber desses detalhes vai fazer com que seu macarrão fique do jeito que você imagina, sem surpresas negativas no resultado. Descubra no TudoGostoso a diferença entre as massas e veja dicas de como cozinhar uma massa caseira fresca perfeita.
Qual a diferença entre massa fresca e seca?
O macarrão que mais consumimos no Brasil vem da massa seca. Ela é feita normalmente a partir de três ingredientes básicos: farinha, água e sal, embora algumas versões ainda possam levar ovo ou outros ingredientes para saborizar ou dar cor. Os ingredientes são amassados até terem textura suficiente para moldar na forma que quiser. Em seguida, a massa é levada para secar até não ter mais água sobrando e ficar bem firme. Isso garante que a massa seca seja bem durável, mas precisa cozinhar alguns minutos a mais para recuperar a umidade e ficar macia.
Já a massa fresca é a receita tradicional de qualquer massa, normalmente feita também com três ingredientes, mas tem uma pequena diferença, já que são usados farinha de trigo, ovo e, opcionalmente, sal. A massa é mexida, amassada e esticada até ficar bem elástica e fina. Depois o macarrão é moldado no formato desejado. Ela não seca e fica ligeiramente úmida, o que afeta no armazenamento e no cozimento, já que a durabilidade é menor, mas o cozimento é mais rápido. Também dá para comprar massa fresca pronta em alguns mercados, tipicamente congelada para durar mais.
Como fazer e cozinhar massa fresca caseira?
Para fazer uma massa caseira, a proporção básica é de 100 gramas de farinha de trigo para 1 ovo e 1 pitada de sal. Isso dá uma pequena porção de macarrão como acompanhamento. Aumente a quantidade de ingredientes para fazer o quanto de massa precisar. Como prato principal, cerca de 200 a 300 gramas de farinha é o suficiente para uma pessoa. Misture os ingredientes até formar uma massa bem uniforme e abra com ajuda de mais farinha para não grudar. Corte em tirinhas ou pedaços e faça o formato que desejar.
Agora vem o pulo do gato. Enquanto a massa seca precisa cozinhar na água por cerca de 7 a 10 minutos para virar um macarrão al dente, se você fizer o mesmo com a massa fresca ela vai ficar molenga e vai desmanchar toda. Como a massa fresca e úmida, um ou dois minutos na água fervente já cozinham essa delícia. Depois é só colocar na panela com o molho escolhido para finalizar e fazer um macarrão saindo do básico sem precisar de ideias mirabolantes.
Um lado negativo da massa fresca é que ela dura menos. A massa seca pode ficar meses no armário, mas a massa fresca precisa ser armazenada na geladeira se não for usar na hora, e pode ficar congelada até 3 meses. Mas uma boa massa fresca é feita no mesmo dia, então recomendamos prepará-la no dia que quiser fazer o macarrão. O resultado vai ser uma massa suave que combina principalmente com receitas mais delicadas, como um ravioli ou um fettuccine ao molho alfredo, mas que também pode sair do macarrão e virar uma boa lasanha à bolonhesa.
Veja mais:
Cozinhe o macarrão em 90 segundos com esse truque surpreendente no preparo
Não precisa saber cozinhar para fazer esse macarrão com creme de batata e bacon sensacional, quero comer todos os dias!
Quase ninguém sabe, mas essa é a técnica perfeita para deixar o macarrão soltinho