• Entrar
  • Cadastrar
É verdade que o macarrão muda de sabor de acordo com o formato?

Espaguete, ravioli, penne, fettuccine, rigatoni... são tantas opções de macarrão que fica até difícil escolher qual o mais saboroso. Mas será que o cortes da massa influenciam no seu sabor? Descubra com o TudoGostoso. 

Formato do macarrão não altera o gosto, mas influencia na experiência de saborear a massa. (créditos: Shutterstock)

O macarrão é um alimento versátil que possui uma grande variedade de tipos, cada um com suas próprias características e formatos. O mais tradicional de todos é o espaguete, a massa mais consumida no mundo e que combina com diversos molhos. Outras opções clássicas são o fettuccine, penne, linguine, ravioli e o rotini, popularmente conhecido como parafuso.

Com tantas variedades e possibilidades de consumo, fica até difícil escolher um preferido. Aliás, muitas pessoas se perguntam se o gosto do macarrão muda de acordo com o formato. Pensando nisso, o TudoGostoso foi atrás de saber se cada tipo de macarrão tem um sabor único. A resposta vai te surpreender.

O formato do macarrão altera o seu sabor?

Todo macarrão feito da mesma massa tem o mesmo sabor, mesmo com cortes diferentes. O influencia de verdade o gosto do macarrão são os ingredientes usados em sua preparação. O formato até afeta a experiência de comer o prato, mas de outras maneiras. Por isso, algumas pessoas acreditam que cada tipo tem um gosto único, quando na realidade a diferença é apenas sensorial. Mastigar um rigatoni, por exemplo, é diferente de mastigar um penne.

O ravioli, por exemplo, não tem o mesmo gosto que um espaguete. Contudo, a diferença não tem relação com o formato em si, mas com a presença de recheio e o fato dele ser mais encorpado. Agora, se você preparar os dois tipos com a mesma massa e provar sem acrescentar nenhum molho, vai perceber que eles têm o mesmo gosto.

A textura também interfere na percepção do gosto do macarrão. Aqueles com formato mais fino, tem um sabor delicado, enquanto os grossos proporcionam uma sensação mais robusta na boca. Por isso, um fettuccine e um penne não parecem ter o mesmo gosto, embora sejam preparados com a mesma massa.

Cada formato de macarrão combina com um molho e tempero específico

Não há diferença no sabor entre massas da mesma fábrica. Por outro lado, o molho que você utiliza durante a preparação faz sim toda a diferença. Inclusive, os diferentes formatos de macarrão não são por acaso. Na verdade, cada corte combina com um molho e tempero específico. As massas longas e finas são indicadas para molhos líquidos, enquanto as grossas caem bem com molhos um pouco mais cremosos.

Já as massas curtas e com curvas, como o rotini (parafuso) são ótimos para saborear com molhos mais densos ou feito à base de carne, como o molho à bolonhesa. Por fim, macarrão com formato angular e com cortes, como o penne e pipe rigate, são excelentes para comer acompanhado de molho branco ou a base de queijo.

Veja também:

Descubra 3 segredos para escolher um macarrão como um italiano
Ninguém para de falar dessa receita de macarrão INCRÍVEL com um ingrediente simples! Você precisa fazer AGORA na sua casa!
O segredo de chef para fazer um macarrão ao alho e óleo que nem de restaurante

Temas relacionados