• Entrar
  • Cadastrar
Por que você NUNCA deve colocar óleo ao cozinhar macarrão?

Nada de cometer o erro de adicionar óleo ao cozinhar o  macarrão! Veja a razão!

O macarrão não deve ser cozido com óleo. (Créditos: Shutterstock)

O óleo de cozinha é um ingrediente essencial na culinária, mas em alguns casos ele não se faz necessário, como é o caso do modo de preparo do macarrão. Esse prato é perfeito para comer com molhos deliciosos, mas isso pode ser prejudicado com o ato de adicionar o óleo ao cozinhar o macarrão. O motivo por trás disso vai te surpreender! Venha descobrir agora mesmo no TudoGostoso!

Não coloque óleo ao cozinhar o macarrão

Brasileiro adora uma receita com óleo, né? Mas no caso do macarrão caseiro, o óleo só pode ser acrescentado após o alimento passar pelo processo de cozimento. Isso acontece porque os únicos ingredientes necessários para fazer com que o macarrão cozinhe até o ponto certo, é apenas a água quente e o sal. Acrescentar o óleo na água durante o processo de cozimento é um erro porque ele pode fazer com que o macarrão fique escorregadio, fazendo com que o molho não consiga grudar, além de adicionar uma camada de gordura nada agradável para o prato.

Por que cozinhar o macarrão apenas com água e sal?

É até comum falar que a água para o cozimento do macarrão seja igual a água do mar pela quantidade de sal necessário para o preparo. A razão por trás disso é porque o sal evita que o amido do macarrão se desprenda da massa, fazendo com que ele não fique grudento entre si e não tenha aquela aparência nada agradável. Quando não colocam muito sal no macarrão, ele fica com um aspecto pegajoso e difícil de enrolar no garfo.

Erros comuns ao preparar o macarrão

Adicionar óleo ao cozinhar o macarrão é definitivamente um erro grave, mas está longe de ser o único! Você sabia que não pode lavar esse alimento? Não há necessidade de lavá-lo antes pois qualquer micro-organismo prejudicial será eliminado do macarrão durante o cozimento. Caso ele seja lavado com antecedência, não irá cozinhar bem e isso pode deixá-lo mais mole do que o esperado e com um aspecto pastoso. Outro erro comum é o de adicionar pouca água à panela do macarrão. Ao fazer isso, corre o risco de parte da massa ficar dura e grudenta. Certifique-se sempre de que ele esteja completamente coberto com água. Preste atenção para não cometer esses principais erros e tenha um macarrão cremoso.

Veja mais
Depois de miojo mais caro do mundo, Jacquin volta com uma receita de macarrão instantâneo gourmet que cabe no bolso!
Seu macarrão pode estar cheio de bactérias! Veja quais marcas de queijo estão sendo vendidas contaminadas
Macarrão de frigideira cremoso é o prato perfeito para quem precisa de um almoço RÁPIDO e GOSTOSO!

Temas relacionados