• Entrar
  • Cadastrar
Seu macarrão pode estar cheio de bactérias! Veja quais marcas de queijo estão sendo vendidas contaminadas

Entenda com o TudoGostoso quais e porque algumas marcas foram reprovadas em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Seu macarrão pode estar cheio de bactérias! Veja quais marcas de queijo estão sendo vendidas contaminadas

Queijo ralado, gorgonzola e mais: veja quais dos 49 produtos testados não passaram no teste de laboratório. (Créditos: Shutterstock)

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, acabou revelando que algumas marcas de queijos e derivados não estão dentro da legislação. Foram mais de 40 produtos testados que, infelizmente, não se adequaram e podem vir a trazer consequências a quem comprar e consumir. Por isso, confira com o TudoGostoso os detalhes dessa pesquisa e o motivo de você estar sempre muito alerta durante as compras do mercado.

Produtos contaminados com bactéria

Isso mesmo que você leu, de acordo com os testes feitos em laboratório, foi encontrada uma grande quantidade da bactéria Escherichia coli - acima do limite permitido - nos lotes de duas marcas de queijo coalho. A Porto Alegre e SertaNorte foram as marcas que reprovaram e apresentaram os queijos contaminados.

Essa bactéria em questão é encontrada facilmente no corpo humano, mais especificamente no intestino. Entretanto, se consumida em altas concentrações, como nos queijos contaminados, ela pode causar muitas dores abdominais e até mesmo diarreia. Uma das razões dos queijos estarem assim pode ser consequência de erros na hora da armazenagem, como problemas na temperatura, na umidade ou até mesmo na falta de higiene na manipulação dos produtos.

Mais sódio e gorduras saturadas

Além disso, a Proteste testou o sódio e as gorduras saturadas. A maioria quase bateu os 22 g de consumo diário de gorduras que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha. Já o sódio, reprovou 4 tipos de queijos, quando se demonstrou muito maior do que o declarado. Essas divergências foram encontradas nesses queijos examinados, mostrando uma quantidade de sódio maior do que 20% do que estão nos rótulos.

Os queijos coalho da marca Três Marias apresentou 159% a mais de sódio; o queijo ralado Gran Romano, 76,6%; o queijo gorgonzola Cruzilia, 94% e o processado da São Vicente, 36,3%.Além de estarem fora do que é determinado, o consumo de sódio em excesso pode trazer sérios problemas para a nossa saúde, principalmente para quem já tem problemas de hipertensão ou doenças crônicas.

Assim, com todos esses resultados é importante que você sempre fique atento às informações das embalagens, além de consultar um médico e equilibrar os queijos e derivados na sua dieta.

Temas relacionados