A contaminação de água e alimentos por bactérias e outros micro-organismos pode desencadear uma série de problemas de saúde para a população. Por isso, é essencial manter um controle de qualidade em cima desses produtos, sendo responsabilidade de órgãos governamentais. Dessa forma, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos emitiu um alerta para o risco de água contaminada com coliformes, em diferentes marcas espalhadas pelo território.
Água contaminada com coliformes fecais: veja quais são as marcas oferecem riscos
Depois do surto de E. coli na rede de fast-food estadunidense McDonald’s causado por sanduíche contaminado, os órgãos responsáveis pela fiscalização e segurança dos consumidores informaram que encontraram coliformes presentes em garrafas de água da marca Berkeley Club Beverage após testes. A marca realizou o recall de cerca de 150 mil garrafas de água em todos os Estados Unidos.
O FDA deixa claro que os riscos para a saúde humana são considerados mínimos devido às proporções, mas que ainda é o suficiente para retirar o produto de circulação. Melhor prevenir do que remediar.
O recall das garrafas de água da marca Berkeley Club Beverages não é o único em andamento nos Estados Unidos. As marcas Fiji Water e Waiakea Hawaiian Volcanic Water também estão em processo parecido, e todas são provenientes dos EUA. A Fiji Water precisou retirar de circulação quase 2 milhões de garrafas de água que poderiam estar contaminadas com excesso de manganês e outras três bactérias.
O que são os coliformes?
Os coliformes são um grupo de bactérias que vivem no trato gastrointestinal humano, e a água e os alimentos podem ser contaminados por eles de diferentes formas. Coliformes identificados na água e nos alimentos podem indicar contaminação por outros micro-organismos mais sérios, que podem causar doenças graves como colite hemorrágica, febre rara e até toxinas no sangue.
Como se proteger em casa contra a contaminação de água e alimentos por coliformes?
Para se proteger de coliformes fecais é essencial higienizar os alimentos da forma correta, sempre lavar as mãos, principalmente após usar o banheiro. Você também deve evitar o consumo de carnes cruas, ainda mais se você desconhecer a origem do produto.
Veja mais:
Coca-Cola alerta para contaminação de milhões de garrafas de refrigerante que podem prejudicar a saúde dos consumidores!
Contaminação de atum enlatado por alto nível de mercúrio preocupa ONGs, mas qual é a solução para a população?
Anvisa recolhe lotes de marca famosa por risco de contaminação por salmonella, veja quais são e o que fazer se tiver em casa