Beber água na torneira é uma cena que não estamos muito acostumados por aqui no Brasil, apesar de ser algo relativamente seguro. Isso acontece porque, em grande parte do país, as companhias de tratamento municipais tratam a água para deixá-la própria para consumo.
Para nós, brasileiros, os maiores riscos ficam por conta das caixas d’água e dos tubos e encanamentos que trazem a água até a sua casa. Caso estejam sujos ou sem a manutenção adequada, podem fazer com que microrganismos sejam transportados para a água.
Porém, existem países em que não é recomendado de jeito nenhum beber água da torneira, sabia? Vamos falar sobre alguns deles e sobre por que isso acontece!
Onde NÃO beber água da torneira?
Muitos países em desenvolvimento podem não ter sistemas adequados de tratamento de água, aumentando o risco de contaminação. Mas a lista não se restringe apenas a esses países, já que mesmo alguns locais dos países desenvolvidos podem oferecer riscos.
Por exemplo, a água nas ilhas italianas, espanholas e gregas pode ser muito pior do que no continente. E, se você for visitar esses lugares, é bom se informar sobre os riscos de contaminação e preferir água engarrafada.
Porém, o maior risco fica mesmo para os países em desenvolvimento, incluindo na lista regiões como Açores, Bahamas, grandes áreas da América do Sul, Ásia e África, bem como ilhas como Canárias, Cabo Verde, Maldivas, Jamaica e Maurícias.
Em muitos desses locais, pode não haver o tratamento adequado da água que chega à torneira, o que faz com que ela possa estar contaminada e cause transtornos para a sua saúde, como um caso de intoxicação alimentar.
Se estiver em alguma região ou país em desenvolvimento, como essas citadas acima, prefira comprar água mineral engarrafada nos mercados para não arriscar.
Onde não há riscos?
Em países desenvolvidos, os sistemas de tratamento e de tubulação tendem a ter uma manutenção mais adequada, o que diminui bastante o risco de contaminação por vírus, bactérias e outros microrganismos que fazem mal à saúde.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, não há motivo de preocupação ao consumir água direto da torneira em países como Noruega, Suécia, Finlândia, França, Espanha, Holanda, Portugal, Arábia Saudita, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.
Nesses países, e em outros não citados de regiões da Europa, existem padrões e regulamentações estritos para a qualidade da água potável, frequentemente monitorados por agências governamentais. Esses padrões garantem que a água fornecida esteja dentro dos limites seguros para consumo.
Além disso, nesses locais há um nível elevado de conscientização pública e educação sobre a importância da água potável segura, incentivando tanto a população quanto as autoridades a manter padrões altos.
Você sabe o que é contaminação cruzada? Essas dicas são NECESSÁRIAS para a sua vida!
Já ouviu dizer que beber água demais faz mal? Descubra se excesso da bebida faz mal à saúde