Qual a quantidade certa e o melhor horário de beber água por dia? É muito comum ouvir as orientações de especialistas sobre a importante de ingerir muita água para um bom funcionamento do organismo. Mas para muita gente, não fica tão claro o que significa o "muito".
Para esclarecer essa dúvida definitivamente, o nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao) respondeu todas as perguntas comuns entre as pessoas que não sabem como beber água de forma "correta".
Pode parecer estranho, mas existe os melhores métodos para a melhor hidratação do seu corpo. Confira as dicas do especialista a seguir!
Quais são os benefícios de beber água em jejum
De acordo com o nutricionista, muita gente pensa que beber água ao acordar é uma simples questão de hidratação, mas vai muito além disso. Beber água em jejum vai hidratar o corpo, mas vai atuar em várias funções, conforme ele lista.
- Estimula a função intestinal;
- Remove toxinas acumuladas durante a noite;
- Otimiza a absorção de nutrientes;
- Ajuda na regulação da ingestão calórica diária.
"Vários estudos já mostram que quando você bebe o suficiente de água, você acaba ingerindo menos calorias durante um dia", explica ele.
E vale lembrar que há uma combinação que cumpre o papel de saciedade de forma ainda mais eficiente.
Quantidade recomendada de água por dia
Como calcular a quantidade de água que você deve ingerir por dia? É simples! Você só precisa multiplicar o seu peso (em quilos) por 35 ml. Ou seja, se você pesa 70 kg, você deve fazer a seguinte conta:
70 (quilos) x 35ml = 2450 ml (ou 2,5 litros) por dia.
Como o valor definido, você só precisa administrar o consumo durante o dia: "Porque tem muita gente que bebe muita água pela manhã, mas esquece o resto do dia todo. Aí não vai adiantar nada."
Saiba como distribuir a ingestão de água ao longo do dia
O nutricionista não concorda muito com as orientações de se tomar de 10 a 12 copos de água por dia. "Isso realmente é inviável, ninguém consegue fazer isso na prática", afirma. Para uma estratégia mais eficaz, ele dá a díca de dividir a quantidade calculada em cinco momentos.
Como exemplo, cita dividir os 2,5 litros por 5, que equivale a 500 ml em cada intervalo. "Você vai beber 500ml de água 5 vezes por dia, mas nunca durante as refeições. O ideia é beber água 30 minutos antes, ou então, só 1 ou 2 horas depois de comer", aconselha.
Exemplo de distribuição diária:
- 500 ml ao acordar;
- 500 ml no meio da manhã;
- 500 ml no meio da tarde;
- 500 ml antes do jantar.
"E o restante você pode conseguir facilmente ingerindo mais frutas e outros alimentos que são ricos em água. Isso aí conta também, poucas pessoas sabem disso", finaliza o especialista.
Veja mais!
Quando não beber água? 5 momentos para evitar, segundo nutricionistas
Água de limão: como fazer e quais são os benefícios da bebida, segundo a ciência