• Entrar
  • Cadastrar
Qual é o melhor horário para beber água? Essa dica é essencial para sua hidratação e saúde

Manter o corpo hidratado é essencial, mas será que você está fazendo isso nos horários mais importantes? Descubra com o TudoGostoso quais são os melhores momentos do dia para beber água. 

Saiba quais momentos do dia em que a hidratação se torna ainda mais importante. (créditos: Shutterstock) 

Beber água ao longo do dia é fundamental. Cerca de 70% do corpo humano é composto por água e o líquido está presente em praticamente todas as funções básicas que acontecem no nosso organismo. Mas você sabia que existem alguns horários em que a hidratação é ainda mais importante? Segundo os especialistas, beber água em certos períodos do dia oferece benefícios adicionais à saúde, como ajudar na desintoxicação do organismo e melhorar as funções digestivas.

Vem entender com o TudoGostoso a importância de escolher os horários certos para se hidratar.

Qual o melhor horário para beber água?

Não existe uma hora certa para beber água. Você pode consumir a bebida a qualquer momento do dia sempre que sentir vontade. Entretanto, os melhores horários para tomar água é pela manhã ao acordar, antes das refeições e à noite. A ingestão de líquidos nesses períodos é aconselhável devido seus impactos positivos no organismo e no metabolismo.

Por exemplo, tomar um copo em jejum depois de acordarajuda a desintoxicar o corpo e repõe a hidratação perdida durante o sono. O hábito também promove a homeostase, acelera o metabolismo e melhora o funcionamento de órgãos dos sistemas gástrico, renal e cardíaco.

Outro período do dia bom para beber água é antes das refeições principais, como almoço e jantar. A prática prepara o trato intestinal para o processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, a água estimula a produção de saliva que facilita a mastigação. Por outro lado, não é indicado beber água ou qualquer bebida enquanto comemos, pois os líquidos interferem na absorção dos nutrientes e na ação dos sucos digestivos e podem causar desconfortos, como gases, azia e indigestão. O ideal é beber água cerca de 30 minutos antes de começar a comer.

Por fim, beber água à noite antes de dormir ajuda o corpo a manter o equilíbrio das suas funções durante o sono, já que há uma natural redução do ritmo metabólico durante o período de repouso. Só tome cuidado para não ingerir líquidos em grandes quantidades para não ficar com vontade de urinar à noite. Uma dica é beber cerca de 30 minutos antes de ir para cama.

Beber água antes e depois de se exercitar alivia a sensação de cansaço

Beber água antes da prática de exercícios físicos permite que o corpo comece a trabalhar com um nível adequado de hidratação. Essa reposição de líquido é importante porque o organismo elimina muita água por meio da transpiração. Além disso, a água mantém a temperatura do corpo sob controle e tem efeito positivo na circulação sanguínea.

Depois do treino, o consumo de água não apenas repõe a hidratação perdida pelo suor, como também previne a fadiga dos músculos, reduzindo as chances de você se sentir fraco e com dores no corpo após se exercitar. A regra também vale para outras atividades que exigem esforço físico, como fazer a limpeza da casa, carregar objetos pesados e caminhar longas distâncias.

Veja também:

Mineral, filtrada, com sais e saborizada: saiba a diferença de cada tipo de água
Como manter o corpo hidratado no verão: 10 alimentos que podem te ajudar

Temas relacionados