Manter o corpo hidratado é a recomendação número um para levar uma vida mais saudável. A água consegue oferecer mil e um benefícios, como melhorar o funcionamento do intestino, filtrar toxinas e ainda ajudar na absorção de nutrientes de outros alimentos. Mas você sabia que existe diferença entre os tipos de água? Veja a seguir as características de cada uma e saiba como escolher a melhor para você.
Água filtrada
A água filtrada passa por algum filtro para melhorar a qualidade. Geralmente vem de rios, lagos ou represas, sendo submetida a algum tratamento pelas redes de abastecimento locais. O principal benefício da bebida é manter o corpo hidratado, ajudar no funcionamento do intestino e melhorar a absorção de nutrientes.
Água mineral
A água mineral é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de poços em áreas protegidas da poluição. O líquido é composto de minerais naturais como cálcio, magnésio e potássio que fazem bem ao organismo. Diferentemente da água filtrada tratada, essa versão não tem flúor e pode conter mais sódio na composição.
Água adicionada de sais
Ao contrário da versão mineral, na água adicionada de sais esses componentes são adicionados ao líquido depois da extração. Essa água recebe pelo menos 30 mg/L de sais minerais como bicarbonato, carbonato, citrato, cloreto ou sulfato que podem ser de quatro diferentes tipos de minerais: cálcio, magnésio, potássio e sódio.
Água com gás
É uma água potável com dióxido de carbono que pode ser adicionado artificialmente ou ter origem natural. Ela é conhecida por limpar o paladar e favorecer a dilatação do estômago. Não há malefícios em consumir água com gás regularmente, mas a fonte principal de hidratação deve ser a bebida natural.
Água saborizada
A água saborizada ou aromatizada tem a adição de ingredientes como corantes, aromatizantes e suco de frutas. A bebida não deve ser adotada como uma substituição da água natural, mas é uma opção mais saudável em comparação a sucos embalados, já que muitas opções não levam açúcar na composição e possuem pouquíssimas calorias. No Brasil, a água saborizada faz parte da mesma categoria que os refrigerantes.
Como fazer água saborizada em casa?
Você pode trocar a versão pronta de água saborizada do mercado por uma feita em casa usando frutas, ervas e especiarias. Basta misturar todos os ingredientes na água e deixar descansar até o momentao de servir. A água saborizada pode ter diversos sabores como limão e gengibre, morango e laranja.
Veja mais
Entenda sintomas e veja dicas para manter o corpo hidratado diariamente
Veja 13 alimentos ricos em água para melhorar a sua hidratação