Em meio a alta nos preços dos alimentos e o cotidiano corrido, é normal que as pessoas não se alimentem adequadamente, muitas vezes fazendo substituições ineficazes e até pulando refeições. No entanto, o corpo humano é muito inteligente e começa a mandar sinais de que algo não está certo. Pensando nisso, o TudoGostoso reuniu 8 sinais que você não está se alimentando direito. Caso você sofra com alguns desses, procure um médico para realizar um checkup!
Sinais de que você está se alimentando mal
1. Queda de cabelo
Cabelo sem brilho, quebradiço ou caindo em excesso são os primeiros sinais de uma alimentação inadequada. São inúmeros os nutrientes que adquirimos através da alimentação que contribuem para um cabelo saudável. A exemplo temos as proteínas, que auxiliam na produção de queratina e colágeno, nutrientes indispensáveis para o cabelo, pele e unhas. O ômega 3, uma gordura saudável necessária que não produzimos e só adquirimos através da alimentação, também é extremamente importante para a saúde capilar, evitando a oleosidade e fortalecendo os fios. Peixes são ótimas fontes de ômega 3 e proteínas, e é possível adicioná-lo ao cardápio semanal com facilidade.
A queda de cabelo é um dos sinais de uma alimentação ruim
2. Unhas fracas
Se a sua unha está sempre lascando ou quebrando, saiba que isso pode ser um sintoma de má alimentação. Assim como os cabelos, as proteínas que produzem a queratina e o colágeno também são necessários para ter unhas fortes e saudáveis. Além das carnes, existem muitos vegetais que são ricos em proteína como quinoa, trigo sarraceno, lentilha e feijão.
3. Pele seca ou com manchas
Pele ressecada também é um sinal de falta de proteínas, além de outros nutrientes. As vitaminas A, C e E são essenciais para ter uma pele saudável e homogênea, já que elas são fonte de antioxidantes naturais que auxiliam no combate dos radicais livres. Para quem não sabe, os radicais livres prejudicam a produção de colágeno, ocasionando as tão temidas rugas e causando o envelhecimento precoce da pele. Alguns alimentos que podem ajudar a deixar a pele mais bonita são vegetais folhosos como espinafre e couve, que são ricos em vitamina A, além de ovos e carnes em geral, que são ricos em vitamina A, E e proteínas.
4. Fadiga excessiva
A falta de nutrientes como ferro e vitamina B12 são as principais causas da fadiga, já que o primeiro auxilia na formação das hemácias, que são responsáveis pela oxigenação do sangue, e a segunda age na produção de energia para o corpo e ainda trabalha junto com o ferro na oxigenação sanguínea. Os melhores alimentos para quem está com ferro baixo são fígado de frango, gema de ovo, sementes de abóbora e feijão.
É muito importante ressaltar que a falta de ferro no sangue causa anemia. Portanto, fique atento ao seu cansaço, e caso ele esteja fora do normal, procure um médico para realizar um exame de sangue.
5. Azia e dores no estômago
O desconforto estomacal que consiste na sensação de queimação na região do tórax e da garganta pode ser causado por ingestão excessiva de alimentos gordurosos e ultraprocessados, refrigerantes e outras bebidas gasosas, café, excesso de açúcar, condimentos e álcool. Porém, outros hábitos alimentares também podem ser a causa, como comer muito rápido e deitar logo depois de comer. Por isso, além de investir em uma alimentação mais saudável, é preciso mastigar bem a comida e mudar outros hábitos prejudiciais.
Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e ultraprocessados podem causar azia
6. Prisão de ventre
Sofrer de prisão de ventre regularmente pode estar relacionado a uma alimentação pobre em fibras, visto que elas atuam diretamente na formação do bolo fecal. Porém, é importante ressaltar que não basta aumentar o consumo diário de fibras, é necessário equilibrá-la com o consumo de água, para que as fezes não fiquem ressecadas e duras.
7. Mau humor e irritabilidade
Pode parecer bobagem, mas a alimentação afeta diretamente o nosso humor. O responsável por isso é o triptofano, também conhecido como aminoácido da felicidade, que atua na produção de dopamina e serotonina no nosso corpo, e são esses neurotransmissores que garantem a sensação de bem-estar. O corpo humano não produz esse aminoácido sozinho e depende da alimentação para adquiri-lo, assim como o ômega 3. E pode acreditar: é muito fácil adicionar alimentos ricos em triptofano ao cardápio semanal. Alguns deles são peito de frango, ovo cozido, atum enlatado, leite desnatado e chocolate meio amargo.
8. Baixa imunidade
Com certeza esse é um dos sintomas mais conhecidos de falta de nutrientes. As pessoas com imunidade baixa ficam muito mais suscetíveis a doenças contagiosas e infecções, já que o organismo não está produzindo as células de defesa adequadamente. Para aumentar a imunidade, invista em alimentos ricos em vitamina C, como frutas críticas, e zinco, como fígado de boi e frango.
Ficar doente constantemente pode ser indicativo de uma alimentação ruim
Veja mais:
Que tal um jantar saudável? Veja como comer melhor à noite e largar o delivery